O processo de avaliação de desempenho tem o poder de melhorar qualquer ambiente de trabalho, desde que ela seja feita da forma correta.
Considerada uma das ferramentas mais importantes na gestão de pessoas, ela pode analisar o desempenho de cada um dos colaboradores, dentre um grupo de funcionários.
Como a avaliação de desempenho pode melhorar o clima da empresa?
Na avaliação de desempenho, é realizado a avaliação individualmente em relação ao desempenho, através de métricas previamente definidas e alinhadas com o time.
Através desse processo, a empresa consegue identificar e analisar o comportamento dos colaboradores, de forma individual, durante um período de tempo.
É possível constatar, a partir do resultado de uma avaliação, se a postura de cada um dos colaboradores e de forma segmentada em grupos está adequada ao que se espera, se existe algum destaque.
Caso o resultado da avaliação não seja positivo, é importante que a empresa entenda quais foram os passos tomados para que o colaborador tomasse aquela atitude, e se for um comportamento percebido de forma coletiva, quais foram os motivos que levaram aquele grupo de profissionais a tomar aquela atitude.
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é um elemento que visa agregar valores à equipe de recursos humanos, pois os líderes fazem reuniões com suas equipes para compartilhar quais foram os resultados alcançados, mesmo que não tenham sido mensuráveis, com cada um dos colaboradores.
Ela contribui para:
- Que o colaborador consiga entender quais seus pontos de melhoria e seus pontos fortes;
- Estreitar os laços entre as equipes e os gestores, pois com a correria do dia-a-dia, nem sempre é possível um contato mais direto;
- Para empresa, redução de custos e índices positivos, com boas perspectivas.
É possível obter insights muito valiosos com uma avaliação de desempenho bem executada, principalmente para a empresa, que consegue evoluir no mercado, pois entenderá as necessidades dos seus colaboradores.
Onde é possível ter um crescimento mútuo, com a crescimento e evolução das equipes, a empresa cresce no mesmo ritmo.
Um colaborador quando é verdadeiramente valorizado, é possível perceber sua evolução, pois ele tende a ser dar o seu melhor, em qualquer uma das suas atividades e principalmente tem o prazer de atuar em equipe, promovendo um crescimento coletivo.
Por que colocar a avaliação de desempenho em prática?
Antes de vermos como fazer a avaliação em prática, veja porque fazê-lo. São vários os motivos que levam as empresas a realizarem avaliação com seus colaboradores.
Veja quais são os principais:
- Saiba quais são os pontos fortes da sua empresa e onde há lacunas. Com isso, torna-se possível direcionar melhor os treinamentos e as capacitações internas;
- Tenha dados para fins de comparação quanto ao desenvolvimento dos seus colaboradores dentro da empresa;
- Consiga direcionar as promoções por meritocracia de uma maneira justa e baseada em dados concisos;
- Permita ao seu colaborador saber onde ele falha e onde acerta, de modo a oportunizar a ele a melhora e, ainda, engajá-lo pelo reconhecimento aos seus pontos positivos;
- Ajude seus colaboradores a entenderem o que realmente se espera deles e os próprios objetivos da empresa;
- Conheça as expectativas dos colaboradores de forma a desenvolver as políticas de gestão de maneira que realmente tenham impacto sobre ele;
- Saiba como direcionar recursos e esforços de melhor forma, com as melhorias voltadas realmente para onde elas se fazem necessárias;
- Acerte em maior grau ao montar equipes e distribuir responsabilidades na execução de projetos. Dessa forma, você escolhe os colaboradores de acordo com as habilidades que se destacam em cada um.
O que será identificado na avaliação de desempenho?
Por fim, antes de vermos como colocar a avaliação de desempenho em prática, é necessário saber exatamente o que você conseguirá colher desse processo. Isto é, ao que a avaliação se volta.
Ela deve ser capaz de trazer indicativos de todos os pontos que listamos acima. Por isso, volta-se à abordagem e conclusão dos seguintes pontos:
- À identificação dos pontos fracos do colaborador. Portanto, faz-se necessário mapear as competências e saber dos resultados. Dados como cumprimento de prazos, assiduidade, relacionamento interpessoal, entre outros, como veremos abaixo;
- Ao colhimento de dados concisos que auxiliem o RH na criação de políticas de gestão de pessoas, assim como em um histórico dos colaboradores. Isso permite, também, saber da efetividade das políticas que estão sendo colocadas atualmente em prática;
- Para melhoria da comunicação interna, eis que o colaborador e o gestor são colocados em uma situação em que precisam compartilhar informações e se expressar quanto a como se sentem na empresa (ou como a empresa se sente em relação a ele).
Como fazer uma avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é importante para que a empresa consiga entender quais são os pontos mais importantes que ela precisa “atacar” naquele momento e quais são os pontos que estão caminhando bem.
A melhor forma é ouvir o que as equipes têm a dizer, em forma de avaliação, pode não parecer, mas a avaliação traz resultados interessantes que nem sempre são percebidos pelos gestores.
Para que os resultados sejam significativos, é importante que a avaliação seja bem feita. Para isso, não deixe de conhecer os tipos de avaliação. Igualmente, dicas de como colocá-la em prática, que é o que veremos abaixo.
Defina de forma clara seus objetivos
Não existe discussão quando falamos em planejamento corporativo, principalmente quando falamos em definição de um objetivo em comum. É a partir dele, que o setor de recursos humanos, que as métricas serão identificadas para que seja possível avaliar os resultados que serão obtidos em análises que serão realizadas.
Além disso, se não houver objetivos, a empresa e as áreas responsáveis não terá como identificar qual o melhor modelo de avaliação que precisa ser aplicada. O planejamento, portanto, é o seu ponto-chave de uma avaliação bem executada.
Escolha o melhor método de avaliação de desempenho
A partir do momento em que os objetivos estão definidos, chegou o momento de avaliação dos fatores, que terão um papel fundamental para orientar, a tomada de decisão do melhor modelo de avaliação que será realizada.
Não se preocupe, caso não conheça todos os tipos de avaliação de desempenho, colocamos abaixo:
- Autoavaliação;
- Avaliação direta – 90 graus;
- Avaliação conjunta – 180 graus;
- Avaliação total – 360 graus;
- Avaliação por indicadores;
- Avaliação por comportamento;
- Avaliação por objetivos e metas;
- Avaliação com base em custos;
- Avaliação por distribuição forçada;
- Avaliação baseada em incidentes críticos;
- Avaliação da liderança.
Estruture as perguntas que serão feitas no questionário de avaliação de desempenho
A avaliação é realizada em um formato semelhante a um mapa, que visa orientar os colaboradores bem como os gestores em como deve ser feito. Por isso, é importante que as perguntas sejam elaboradas de forma que responda os principais questionamentos da empresa.
É possível adaptar formulários que estão prontos ou, caso prefira, pode ser personalizado baseado em modelos que já existem e que estão funcionando bem em outras empresas.
Defina os parâmetros de avaliação
Baseado nos objetivos que deseja alcançar com a avaliação, é importante escolher o método que melhor se adequa ao resultado esperado. Existe o método de pontuação em escala de 1 a 5, ou escala do insatisfeito a muito satisfeito, entre outros.
Parece que não é interessante, no entanto, no momento em que o RH for avaliar os resultados, o modelo escolhido permite uma visualização bem definida dos objetivos que foram determinados pela empresa.
Comunicação com os gestores e colaboradores
Mediante as premissas que foram previamente estabelecidas, apresente a ideia de avaliação para todos da empresa, incluindo os colaboradores. Isso pode ocorrer de formas variadas, como: comunicados, e-mails, conferências, reuniões entre outros. No momento dessa avaliação, é importante citar e detalhar alguns pontos:
- Manter uma clareza, transparência e objetividade na transmissão da mensagem;
- Informar quais serão os objetivos;
- Destacar quais são os benefícios.
Aplicação da avaliação de desempenho na prática
Chegou o momento da aplicação da avaliação de desempenho. A primeira aplicação pode ser um teste interessante para posicionamento dos resultados, mesmo que eles precisem ser monitorados. Afinal, a avaliação precisa ser feita de forma regular, para que se possa mensurar os ganhos com ações realizadas baseadas nos resultados anteriores.
Análise dos resultados
Acabou a aplicação do período da avaliação de desempenho, agora o RH tem um grande trabalho pela frente, consolidar todas as informações e analisar os dados. Mediante os resultados obtidos, gerar um relatório definitivo baseado nos dados que foram coletados.
E a partir desse momento, inicie um retorno de feedbacks individuais, para que cada colaborador saiba do seu resultado e tenha privacidade no momento do feedback.
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