O pagamento de comissão é comum à alguns tipos de posições, principalmente nas áreas de vendas e marketing. As empresas costumam oferecê-lo como complemento ao salário-base.
Além disso, os empregadores costumam usar comissões como um incentivo para aumentar a produtividade do trabalhador. Esse comissionamento pode ser pago juntamente com a remuneração mensal do profissional, ou, em períodos separados — de forma semestral ou mensalmente.
Trata-se de uma soma em dinheiro que é paga ao profissional após a conclusão de uma tarefa. Esta atividade geralmente envolve a negociação ou venda de uma certa quantidade lucrativa para a empresa, podendo ser de bens ou serviços. Essas comissões podem ser aplicadas sobre uma porcentagem das vendas/negociações ou como quantia fixa com base no volume de vendas/negociações.
Neste sentido, não é segredo algum que oferecer maneiras de os colaboradores ganharem mais do que seus salários pode ser uma ótima maneira de impulsioná-los e mantê-los motivados. Sob a promessa de ganhos extras, os profissionais podem buscar novas formas de inovar em suas tarefas diárias, o que com certeza trará benefícios para a empresa.
No entanto, implantar a prática de comissionamento requer planejamento: é preciso estabelecer regras para que o benefício se torne algo vantajoso para ambas as partes e cumpra o seu papel incentivador.
Tendo isso em mente, neste artigo, ensinaremos como fazer o cálculo de comissões corretamente e mais alguns aspectos sobre o tema. Confira!
Quais são os diferentes tipos de comissão?
Existem várias maneiras de implantar o pagamento de comissão em sua empresa. Antes de tudo, o primeiro passo é conhecer quais são os tipos mais comuns de comissionamento, para determinar qual poderá se adequar melhor a sua cultura organizacional.
Veja abaixo os três tipos principais de comissionamento:
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Comissionamento por venda (percentual fixo)
Neste tipo de comissionamento, o colaborador ganha um percentual fixo sobre o valor total das vendas que concluiu durante um determinado período (geralmente dentro de um mês).
Este tipo de modelo é, sem dúvidas, o mais adotado nas empresas: primeiro, porque é relativamente fácil de ser implantado e, também, porque a empresa consegue acompanhar o desempenho do colaborador com mais facilidade.
Porém, é preciso ficar de olho. Com o passar do tempo, os colaboradores tendem a se acomodar. Por esse motivo, essa forma de comissionamento precisa ser reinventada constantemente!
Uma forma de manter a equipe motivada é oferecer um percentual extra ou um prêmio, como uma viagem, ao vendedor que fechar o maior número de vendas no mês. A criatividade pode ser a aliada dos gestores.
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Comissionamento por lucratividade
Este tipo de comissionamento é semelhante ao anterior, com a diferença que o valor do benefício extra não está relacionado ao valor da venda, mas sim, ao valor da margem de lucro que a empresa atingiu.
A vantagem deste tipo de comissionamento é que os gestores conseguem projetar o quanto poderão repassar aos colaboradores com a tranquilidade de não afetar a saúde financeira da empresa.
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Comissão por faturamento
Aqui o gestor paga comissão aos colaboradores de acordo com o faturamento do mês anterior, independentemente se as vendas foram realizadas à vista ou por meio de parcelamento.
Este modelo de comissionamento possui uma variação: no caso de compras parceladas, o benefício extra é pago somente quando a empresa receber os respectivos valores. Neste caso, os gestores conseguem controlar melhor o fluxo de caixa da empresa, evitando contratempos financeiros.
Controlar o recebimento da comissão é a chave do sucesso
O ponto principal ao decidir por implantar um plano de comissionamento na empresa é controlar as vendas e os recebimentos com muita atenção para evitar que a medida não se torne um problema para a empresa.
Um maneira de evitar erros e cálculos errados é utilizar softwares de vendas disponíveis no mercado que facilitam a rotina de acompanhamento de vendas, garantindo máxima precisão na consolidação dos números do período.
Outro erro de muitos gestores é implantar o comissionamento sem se atentar ao limite do que pode ser repassado ao colaborador sem prejudicar a saúde financeira da empresa.
Portanto, é preciso ser criterioso ao conceder as comissões: não apenas o valor das vendas, mas a qualidade dos negócios fechados e a quantidade por período deverão ser levados em conta.
Como implantar um sistema de comissionamento na empresa?
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Desenvolva sua estrutura de comissionamento
Alguns planos de comissão pagam uma porcentagem sobre cada transação importante feita pelo colaborador que fechou o negócio. Outros pagam uma taxa fixa estabelecida para cada negociação de um produto ou serviço.
Responda às seguintes questões:
Quanto a empresa pode abrir mão para oferecer como pagamento aos seus colaboradores? Esse valor pode variar se o profissional conseguir ter sucesso em vender produtos adicionais?
Após decidir que tipo comissionamento funcionará melhor para o seu negócio, crie uma política por escrito para que os termos do benefício extra sejam claros para todos os empregados.
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Defina uma programação de pagamento
Por exemplo, o funcionário X vende um veículo no dia 4 de abril. Neste caso, o seu comissionamento deve ser pago até, no máximo, até o dia 31 de maio do mesmo ano.
Algumas empresas optam por segurar esses pagamentos até o último momento possível, enquanto outras preferem apostar em pagamentos frequentes e rápidos, como uma ferramenta motivacional para os funcionários.
Defina um cronograma de pagamento que você acha que pode cumprir de forma confortável. Depois disso, inclua-o nas políticas, em um documento escrito, para evitar qualquer confusão futura com os colaboradores sobre o que é pago e quando.
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Adote um sistema de registros apenas para comissões
Pode ser um calendário na parede ou um software, como já mencionamos acima. Seja qual for o método usado, é importante usá-lo de forma consistente para evitar erros de pagamento. Configure o sistema para que as entradas sejam feitas imediatamente após uma venda concluída. A entrada deve incluir a data da venda, uma descrição do que foi vendido, o nome do colaborador e o valor da venda total.
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Calcule o valor total da comissão
No final de cada período de pagamento, utilize o sistema adotado para contabilizar quantas vendas foram feitas por cada colaborador e quanto ele tem o direito a receber.