A análise SWOT – ou análise FOFA, em português, é um recurso utilizado para fazer análises de cenários para que as empresas sejam capazes de fazer um planejamento estratégico e a gestão eficiente.
Esta ferramenta ganhou notoriedade devido à simplicidade, informalidade e alta eficiência de sua aplicação. Por esse motivo, pode ser utilizada para analisar cenários desde a criação de um blog até a gestão de uma empresa de grande porte.
Mas, afinal, o que significa análise SWOT?
A sigla SWOT vem do inglês. Veja abaixo seu significado:
S – STRENGTHS – FORÇAS (pontos fortes)
W – WEAKNESSES – FRAQUEZAS (pontos fracos)
O – OPPORTUNITIES – OPORTUNIDADES
T – THREATS – AMEAÇAS
Assim, em português, a análise também é conhecida como análise FOFA.
Ao aplicar a ferramenta para avaliar o cenário de seu segmento, você será capaz de determinar os pontos fortes de sua empresa, bem como os pontos que precisam de atenção.
Em um segundo momento, é possível analisar as oportunidades e a ameaças que a empresa pode encarar de acordo com o cenário atual. Simples e eficiente assim!
Aplicando em qualquer área
Antes de aplicar a análise SWOT é preciso compreender o porquê de ela ser tão eficiente. O segredo está na simplicidade de sua metodologia, que abrange aspectos internos e externos fundamentais para determinar as ações que devem ser planejadas para alavancar a empresa em seu segmento.
Os dois primeiros itens da análise, Strengths e Weaknesses (pontos fortes e pontos fracos) levam o gestor a analisar o ambiente interno de sua empresa. Sob este contexto, a ferramenta permite que o gestor reflita sobre:
- Pontos fortes da empresa: tudo aquilo em que a empresa se destaca no seu segmento, ou seja, qualidade no atendimento ao cliente, qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, mão-de-obra altamente especializada, colaboradores capacitados e de alta performance, forte posicionamento da marca, entre outros.
- Pontos que exigem atenção: tudo aquilo que precisa melhorar e que possa deixar a sua empresa em desvantagem diante da concorrência.
A partir dessas duas análises iniciais, o gestor poderá conhecer profundamente o que há de bom e o que pode ser melhorado dentro da empresa, criando e planejando estratégias para isso.
A segunda parte da análise está voltada ao ambiente externo trata das seguintes questões:
- Oportunidades: todas as oportunidades de mercado que podem ser aproveitadas pela sua empresa.
- Ameaças: tudo o que pode ameaçar a sua empresa, desde crises governamentais até concorrentes mais agressivos.
As duas análises finais da análise permitem que o gestor possa conhecer seu mercado profundamente, definir suas metas e planejar estratégias direcionadas para atingi-las.
Passo a passo para aplicar a análise
Veja abaixo um resumo sobre como aplicar a SWOT na sua empresa:
- Faça um planilha para que possa anotar suas ideias e percepções sobre cada item da análise.
- Escreva os pontos fortes de sua empresa.
- Defina os pontos que precisam de atenção.
- Descubra e escreva as suas oportunidades de mercado (atual e novos mercados).
- Conheça as ameaças que podem impactar sua empresa.
- Determine: como pode potencializar as oportunidades e combater as ameaças utilizando seus pontos fortes, e como pode diminuir as ameaças melhorando seus pontos fracos.
O importante na SWOT é aproveitar a oportunidade de conhecer profundamente a sua empresa e saber exatamente os pontos que a favorecem e que podem prejudicá-la. Assim, suas estratégias são definidas mais assertivamente e suas chances de sucesso são maiores.