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Colaboradores remotos: como engajá-los?

Trabalhar com colaboradores remotos se tornou uma tendência que promete se tornar a realidade daqui para frente. Eles prestam serviços à empresa sem que para isso estejam na sede empresarial, sendo eles referentes à adoção do home Office.

Enquanto algumas empresas se adaptaram rapidamente à nova realidade acelerada pela pandemia de Covid-19 que exigiu o distanciamento social, outras possuem dificuldades em manter a mesma qualidade de serviço e produtividade.

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É por isso que engajar os colaboradores é essencial. Pensando nisso, separamos para você algumas importantes dicas sobre como manter o engajamento e não sofrer prejuízos nas atividades empresariais. Isso gera ganhos para a empresa e para os próprios colaboradores.

Por que engajar?

O engajamento é essencial para todos os tipos de colaboradores e isso se reflete da mesma maneira sobre os que prestam serviços remotos, à distância, por meio da adoção do sistema home Office.

Quando um colaborador está engajado ele passa a se ver como parte da empresa. Sua produtividade tem ganhos positivos e o próprio clima organizacional é melhorado.

Confira todas as vantagens em manter colaboradores remotos engajados:

  • Melhoria no clima organizacional: das equipes e da empresa como um todo. Os colaboradores engajados tendem a prestar seus serviços com mais responsabilidade, o que ajuda o grupo em si;
  • Apresentação de novas ideias: quanto um colaborador está engajado ele passa a ver a empresa como algo essencial à sua vida. Passa a pensar em novas estratégias e formas de melhorar o serviço que já é prestado e a empresa só tem a ganhar com isso. Quanto mais ideias, maior a possibilidade de melhoria dos serviços e de encontrar novos rumos para as atividades, aumentar a base de clientes e outros;
  • Maior produtividade: o engajamento reflete na produtividade que tende a ser maior sem que a qualidade dos serviços decaia;
  • Menor rotatividade: a rotatividade de colaboradores numa empresa diminui de sobremaneira quando há engajamento. A rotatividade corresponde à entrada e saída de colaboradores em certo período de tempo e ela gera muitos custos à empresa. Outro ponto é que ela limita a qualidade das próprias atividades.

Essa são apenas algumas das vantagens que uma empresa obtém ao apostar no engajamento dos colaboradores. Para ver como é possível fazê-lo mesmo que à distância continue lendo e confira as dicas abaixo.

Engajando colaboradores remotos: Veja algumas ideias

Separamos algumas ideias que realmente alcançam sucesso nas ações para engajar colaboradores. Cada uma delas é importante e deve ser considerada pela empresa.

01.  Conceda um kit home Office

Para que os colaboradores em serviço remoto permaneçam prestando serviços com qualidade é necessário que desde logo eles tenham à disposição ferramentas de trabalho que os auxiliem nisso.

Deve-se considerar as diferentes realidades entre os colaboradores. Isso influencia em mudanças em relação aos materiais que se tem em casa (como computador que suporte os programas utilizados), internet de qualidade, espaço e conforto para trabalhar.

Pode até ser que alguns deles disponibilizem de um escritório próprio em seus lares. É preciso considerar que isso não será a regra e sim a exceção.

Isso demonstra que ao estipular o home Office é importante que a empresa considere todos esses pormenores que influenciam na prestação de atividades. Dentre as ferramentas que devem ser consideradas estão:

  • Cadeira ergonômica;
  • Kit escritório (papeis, impressoras portáteis caso necessário, canetas, blocos de anotações);
  • Computador;
  • Auxílio para manutenção das contas de luz e internet, que auxiliam a cobrir as maiores despesas relacionados à primeira e mesmo a contratação de um serviço de melhor qualidade em relação à segunda.

02. Mantenha o controle de jornada

Outro ponto crucial para engajar colaboradores remotos é manter o controle de jornada sobre eles. A lei estipula que não há necessidade de controle de ponto no home Office e isso deve ser visto com cuidado.

Muitas empresas alteraram a condição dos colaboradores que prestavam trabalho presencial para o home Office. A suspensão do controle de jornada nesse cenário pode indicar uma alteração lesiva contratual.

Deve ser considerado que a lei dispensaria o controle desses empregados. Ela não proíbe que isso seja feito.

Adotar um sistema digital de ponto como o da Oitchau é perfeito para os colaboradores remotos. Ele permite que haja a marcação à distância pelo uso de aplicativo ou sistema no computador do colaborador.

Com o controle dessa jornada não são apenas as horas extras que são mantidas e a garantia de que a jornada diária será cumprida. A empresa ao mesmo tempo consegue demonstrar para o colaborador que ele ainda está sendo observado.

Isso pode ser visto de diversas formas e a maioria delas é positiva. Um dos pontos relevantes é que o poder diretivo é colocado em prática. Outro corresponde à segurança que o colaborador tem e que demonstra que ele é importante pra a empresa.

Não se pode deixar de falar de outro ponto relevante que corresponde à garantia de que ele está cumprindo horários de almoço e as limitações de jornada e que terá direito ao recebimento de horas extras.

03. Estipule metas

Estipular metas é importante para manter o engajamento e a produção dos colaboradores remotos. A produtividade aumenta na medida em que o colaborador busca alcançá-las em troca de vantagens que podem ser financeiras ou em formato de presentes.

É crucial que a empresa analise quais os tipos de metas eram colocadas em prática até então e se elas podem ser continuadas no home Office. Nesses casos é possível fazer adaptação que permita que os colaboradores tenham chances de alcançá-las mesmo com a alteração do formato de prestação de serviços.

04. Adote políticas de feedback

O último ponto relevante que separamos sobre a possibilidade de manter o engajamento dos colaboradores remotos é adotar ou dar continuidade às políticas de feedback.

Atualmente são diversas as ferramentas disponibilizadas para manutenção de contato à distância em tempo real. Não deixe de estabelecer uma periodicidade para esses feedbacks.

Eles podem ser acompanhados de dados de avaliações pelos gestores e dos colaboradores em relação à própria empresa. Outros documentos que auxiliam são a análise dos cartões ponto e do alcance de metas.

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A empresa pode realizar vídeochamadas individuais e promover o diálogo com o colaborador. É importante que haja a avaliação do gestor em relação ao colaborador e deste em relação à empresa. Essa dualidade é imprescindível.

A partir disso o colaborador entende em quais pontos está acertando, em quais pode melhorar e como tornar seus serviços mais atrativos à empresa. Já a organização empresarial pode entender como é vista pelos colaboradores e melhorar sua estrutura em relação a eles.

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