Queridinho de startups e de equipes que desejam mais agilidade em suas comunicações e ordenações de tarefas, o Clickup é um programa que junta em um só software diversas possibilidades, mas você sabe como fazer a gestão de tempo no Clickup?
Acompanhar o tempo dedicado a cada tarefa é fundamental para gerir um projeto com maior qualidade. Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo para que você saiba como medir o tempo de tarefas no Clickup, conhecendo também um pouco mais do programa. Boa leitura!
Como medir o tempo de tarefas no Clickup?
Partindo direto para o que interessa, para fazer o Clickup Time Tracking você precisará de um aplicativo que seja compatível com o programa.
Como o Clickup é uma ferramenta customizável, ele permite que você instale outros aplicativos dentro dele, os chamados plugins, assim você poderá incorporar mais funcionalidades ao seu uso, entre elas o rastreador de tempo.
Entre essas integrações, está a da Oitchau, um aplicativo de Time Tracking que permite o cálculo do tempo gasto em cada tarefa por seus colaboradores sem a necessidade de que eles saiam do Clickup para calcular o tempo em uma página externa.
O plugin da Oitchau também permite a visualização de relatórios de produtividade logo depois que o gestor aprovar a tarefa e a execução de múltiplas ações sem que o tempo de progresso de cada uma seja perdida.
Por tanto, se um profissional da sua equipe tem diferentes tasks para executar, ele pode intercalar entre elas e calcular o tempo de cada uma individualmente, sem precisar anotar manualmente e depois somar os tempos quando finalizar uma ação.
O que é o Clickup?
O Clickup é um programa de gestão de projetos e equipes que permite a integração de diversas plataformas em seu sistema, como Outlook, Slack, Dropbox, Figma e como você já viu, o sistema de Time Tracking da Oitchau.
A própria plataforma apresenta também diversas funções nativas que podem ser adaptadas para diferentes tamanhos de equipes e a atribuição de tarefas, o gerenciamento de projetos para diferentes e clientes e até mesmo a elaboração e a visualização de mapas mentais.
Além disso, sua interface é customizável, permitindo que o colaborador ou a empresa fixe na sua tela inicial aquilo que é de maior usabilidade para ela, sem precisar gastar tempo procurando as ferramentas dentro do programa.
A importância da gestão de tempo
Realizar o Clickup gestão de tempo é de extrema importância para equipes que estão buscando aperfeiçoar o seu trabalho, e para líderes que querem aprimorar os seus processos de gestão.
Também conhecido como Timesheet, o Time Tracking calcula o tempo gasto em cada atividade.
Confira um exemplo para que você entenda melhor como funciona esse processo de rastreamento de tempo.
Imagine que uma empresa trabalha com a metodologia ágil Scrum, por tanto, sua equipe é dividida em diferentes times que vão ter um objetivo macro para o desenvolvimento do projeto, sendo que cada componente dela terá um objetivo individual.
Ou seja, as tarefas que cada um tem que desempenhar para que a parte do projeto de responsabilidade da sua equipe seja entregue.
Como o Scrum é para ser ágil, mensurar o tempo gasto em cada atividade é a primeira etapa para verificar a velocidade que as ações estão sendo feitas.
Agora, vamos supor que um dos profissionais integrantes do time TI têm 5 ações a serem feitas dentro de um projeto, 4 delas ele desempenhou bem, porém, na quinta o tempo de execução passou a subir, indicando que algo está gerando mais demanda, e atrasando o processo.
A partir desse momento, é papel do gestor intervir para não arrastar o projeto e garantir que os prazos sejam cumpridos, para isso, ele deve fazer o seu papel e fornecer material suficiente para que o profissional possa terminar sua ação.
Material esse que pode ser humano, designando outro colaborador para auxiliar o seu colega, ou de elementos físicos e digitais que deem mais possibilidades para o profissional, como um software ou equipamento mais potentes.
Este exemplo acima traz apenas um dos usos que tornam a gestão de tempo tão importante, o controle de produtividade e do andamento dos projetos, confira quais outros elementos reforçam o caráter positivo desse processo:
- Controle do valor devido a cada profissional que participou do projeto, a partir do cálculo de suas horas trabalhadas;
- Tempo médio que um projeto demorou para ser realizado, facilitando o planejamento para projetos futuros que sejam similares;
- Demonstrações de tempo gasto no projeto para os clientes, impactando também na precificação;
- Análise da produtividade dos colaboradores a partir do Time Tracking.
Por que utilizar Clickup Time Tracking?
Se você ainda não se convenceu da importância de utilizar o Clickup Time Tracking, confira como ele beneficia os diferentes setores da empresa:
- Para os colaboradores: maior rapidez e praticidade na marcação de suas tarefas;
- Para as lideranças: maior visibilidade do tempo investido e os locais que foram realizadas as ações do seu time;
- Para o financeiro: maior controle dos investimentos feitos durante um projeto, traçando um paralelo com o tempo gasto;
- Para a alta liderança: visão holística e integral da relação de custos de projetos por toda organização.
Integre os seus programas de gestão a ferramenta de Time Tracking da Oitchau
Além do Clickup Time Tracking, você também pode integrar a ferramenta de gestão de tempo no Clickup da Oitchau a outros programas, como o Jira, o Trello e o Asana.
E se você deseja uma experiência mais completa, unindo a gestão de tempo a processos que fazem parte do setor de Recursos Humanos, como o controle de ponto, não deixe de conhecer o sistema de controle de ponto e Timesheets da Oitchau.
Contamos com as mais avançadas ferramentas para auxiliar os processos do RH, como o controle de ponto por reconhecimento facial e biometria 0 evitando fraudes, a possibilidade da utilização da ferramenta através de um aplicativo e o rastreio do local onde o profissional está trabalhando, facilitando a atuação de equipes híbridas.