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CHRO: o que é e qual a sua importância na empresa?

O CHRO assume um importante papel dentro das empresas. Ele é um cargo com inúmeras responsabilidades. Elas estão relacionadas especialmente à gestão de pessoas, à atração e à retenção de talentos

Por isso, ele é essencial para o sucesso de uma corporação. Seu trabalho também se relaciona com as atividades de outros gerentes, de modo que, juntos, possam direcionar decisões e estratégias conjuntamente.

Entenda como o CHRO atua, quem ele é e quais são as suas responsabilidades e habilidades. Igualmente, conheça ferramentas modernas que podem facilitar e melhorar as atividades deste profissional.

O que é CHRO?

CHRO é a sigla que representa “Chief Human Resources Officer”. Em bom português, nada mais é do que o Diretor de Recursos Humanos (RH). Ele ocupa um papel de gestão voltado às pessoas que compõem a empresa.

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Ele está à frente do departamento de RH. Por isso, sua responsabilidade de gestão se estende para outros setores, pois cabe a ele entender como está o desempenho de outras equipes e dos seus próprios gestores.

Suas atividades também têm influência direta sobre outros setores. Afinal, a ele cabe desenvolver estratégias de RH para atração e retenção de talentos.

Elas, então, aplicam-se em toda a empresa, e não apenas no setor de Recursos Humanos.

Qual é o papel do CHRO na empresa?

Não existe apenas um papel do Diretor de Recursos Humanos. Na verdade, ele exerce uma série de atividades simultaneamente. Elas são típicas do RH e fazem parte das estratégias de gestão de pessoas.

Gestão de talentos

Ao CHRO cabe a gestão de talentos de uma empresa. Por isso, ele deve desenvolver e colocar em prática estratégias de atração de profissionais. Igualmente, de retenção deles. Desse modo, seu dia a dia também envolve:

  • Programas de capacitação;
  • Gestão de benefícios;
  • Políticas internas;
  • Produtividade, etc.

Cultura organizacional

O CHRO também desempenha um papel importante no que se refere à definição e à promoção da cultura organizacional de uma empresa

Uma vez que ele está envolvido com a gestão de pessoas, também deve se preocupar com a criação de um ambiente de trabalho saudável, inclusivo, diverso e produtivo.

Desenvolvimento organizacional

Outro papel que cabe ao CHRO é liderar as iniciativas de desenvolvimento da organização. Ele deve ajudar a empresa a evoluir, adaptando-se às mudanças no mercado.

Isso inclui o conhecimento quanto às novas tecnologias e a aplicação delas dentro da corporação.

Relações trabalhistas

Uma vez que o CHRO é responsável pela gestão de pessoas, ele também deve gerenciar as relações trabalhistas. Isso significa que ele deve se certificar de que as políticas e práticas internas estejam em conformidade com as leis.

Portanto, ele também tem o dever de trabalhar de modo alinhado ao setor jurídico da empresa. Ainda, deve se certificar de acompanhar discussões e mudanças legais, pois elas impactam no seu trabalho.

Engajamento dos funcionários

O CHRO não apenas atrai e busca reter talentos. Ele também precisa criar estratégias que possam aumentar o engajamento dos colaboradores e garantir produtividade e qualidade nos resultados das atividades.

Ao fazê-lo, contudo, também deve ter em mente a felicidade dos colaboradores e o clima organizacional. Por isso, trata-se de uma tarefa complexa e que possui diferentes camadas.

Estratégias de remuneração e benefícios

A estratégia de remuneração e de benefícios faz parte da gestão de pessoas.

Dessa maneira, também está entre as responsabilidades que recaem sobre o CHRO, que precisa pensá-la para efetivamente garantir a atração e a retenção destes talentos.

Promoção da diversidade

O CHRO também deve se atentar à diversidade dentro da empresa. Para isso, precisa desenvolver estratégias que permitam equipes diversas em relação às experiências, visões de mundo, sexualidade, gênero, raça, etc.

Quais são as habilidades que um CHRO deve ter?

As atividades que cabem ao Diretor de Recursos Humanos são bastante diversificadas. Isso exige que ele apresente habilidades variadas que lhe permitam exercê-las.

O CHRO deve ter senso de liderança e a capacidade de comunicação não violenta. Além disso, deve ficar de olho nas novidades do mercado, especialmente nas mudanças tecnológicas que podem facilitar seu trabalho e de quem é gerido por ele.

Como a Oitchau pode ajudar o CHRO nas suas atividades?

A gestão de pessoas tem à disposição uma série de ferramentas que podem auxiliar não apenas nesta atividade, mas também nas tarefas dos demais colaboradores.

Cabe ao CHRO, então, conhecer essas ferramentas. Ele deve acompanhar as novidades tecnológicas. Com isso, torna-se capaz de reconhecer quais são as que podem ser úteis para melhorar a produtividade, o engajamento e a qualidade das atividades.

Controle de ponto digital Oitchau

Dentre essas ferramentas está o controle de ponto Oitchau. Digital, ele é moderno e facilita o processo de gestão de horas. Primeiramente, porque o agiliza, uma vez que a marcação pode ser feita em até 3 segundos.

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Em segundo lugar, porque o sistema realiza em tempo real e de forma automática o processamento das informações. Ou seja, ele considera a hora anotada e, em seguida, atualiza o número total de horas trabalhadas, as horas extras e os valores delas.

Outro ponto interessante é que o sistema Oitchau também é capaz de gerar automaticamente os cartões ponto. As informações destes, por sua vez, podem ser compartilhadas rapidamente para os softwares de geração de holerites.

Desse modo, o controle Oitchau facilita a gestão de pessoas ao mesmo tempo em que oferece informações completas e corretas para o CHRO. Com ele é possível diminuir a burocracia do setor.

Mas não é só isso! A Oitchau também conta com um timesheet. Ele também pode facilitar o trabalho do líder de recursos humanos.

Timesheet Oitchau

O timesheet Oitchau serve para entender como os gestores e colaboradores utilizam o tempo da jornada.

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Ou seja, enquanto o controle determina o tempo total de trabalho, o timesheet determina como ele foi distribuído entre diferentes tarefas.

Com ele, o CHRO pode identificar falhas de conhecimento, bem como destaques em relação à produtividade.

Também, as informações do timesheet são úteis para que haja a correta orientação dos colaboradores quanto à gestão de tempo.

Ainda, a ferramenta se mostra útil para a determinação de honorários de projetos, bem como para a distribuição das tarefas. 

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