Na gestão de projetos existem diversos indicadores para medir e calcular metas, identificar possíveis falhas e mostrar o retorno de investimento. Um deles é sobre medir a capacidade produtiva dos colaboradores.
Assim ficará evidente qual o índice de desempenho da equipe, se ocorre desvio de tarefas ou o acúmulo delas. Desta maneira é mais fácil criar alinhamentos com a equipe e obter resultados de qualidade dentro do prazo.
Mas como calcular a produtividade de uma equipe, com base na sua capacitação geral?
É sobre isso que iremos falar, continuar a sua leitura para saber como efetuar este cálculo.
O que é capacidade produtiva?
Capacidade produtiva é o limite máximo que uma empresa consegue de produção, diante dos recursos e investimentos fornecidos, com base no cronograma e entregas dos colaboradores que são feitas dentro de um prazo determinado.
Pode analisar o fluxo operacional, faturamento e o lucro, pois quando a empresa insere seus investimentos em um projeto, está acreditando nas estratégias e no seu time, com foco total nos resultados.
Para isso precisa ter um retorno que se alinhe com esse investimento, gerando mais lucro e faturamento, por isso é importante manter alinhado todos os indicadores e a capacidade produtiva, para que a equipe não seja desmotivada e a qualidade das entregas não declinar.
Como calcular a capacidade produtiva ?
A maneira que uma empresa vai medir a sua capacidade reprodutiva vai de acordo com o seu segmento, como os de::
- Lojas de roupas vão de acordo com a quantidade de vendas;
- Deliverys pelos números de pedidos;
- Dentistas pelos agendamentos lotados;
- Palestrantes pelas solicitações de participação.
Mas todos envolvem questões relacionadas a sua produtividade, entrega e a capacidade de suprir todas as demandas que foram destinadas, e que precisam alcançar as metas estabelecidas, para o constante crescimento persistir.
Capacidade produtiva = quantidade de entregas ou produtos x horas trabalhadas
Por exemplo: uma loja de roupas vende em média 50 peça por dia, a equipe atua em 9 horas diárias a conta ficaria:
CP = 50 X 9
Capacidade de Produção = 450
Sendo assim, a capacidade produtiva da equipe por semana é de 450 vendas, então deve ser analisado quais ações podem ser feitas para que essa quantidade seja mantida ou aumentada.
Como saber se o cálculo está funcionando?
Caso diminua, esta não é a real capacidade do time, e caso aumente o time pode entregar mais do que a empresa o propõe. E assim o cálculo deve ser refeito, o ideal é que seja reavaliado semanalmente, para ter uma métrica mais apurada e realista.
Posterior pode avaliar qual foi a capacidade diária e mensal também, para que sejam alinhadas a um novo planejamento, sempre respeitando a capacidade do time, para que se mantenham motivados e dispostos a entregar mais.
Pois se propor um valor exorbitante e fora da realidade, a equipe tem grandes chances de não cumpri-lo e isso acaba em frustração e decai as entregas. Agora se seguir um ciclo semanal, os valores passam a ser refletidos naturalmente.
Como a metodologia ágil pode ajudar na capacidade produtiva?
Para manter uma organização alinhada aos resultados reais da equipe, a metodologia ágil pois nela é possível manter organizado em plataforma quais serão as ações realizadas de acordo com a capacidade que o time precisa cumprir.
E através das métricas estipuladas é possível definir se na próxima semana a meta de entregas será aumentada, mantida ou reduzida, seguindo o scrum, kanban e lean.
Ao aplicar o scrum, são programas pequenos ciclos de atividades com todas as ações que deverão ser feitas, e para manter o alinhamento é importante ter diariamente um bate-papo rápido de até 15 minutos para tirar dúvidas ou realinhar as tarefas.
O Kanban é um quadro que mostra quais tarefas serão iniciadas, quais estão em progresso e as que foram finalizadas.
Já o Lean, faz as melhorias necessárias no processo, seja de reduzir tarefas, excluí-las para priorizar apenas as que agregam valor à empresa, ao cliente e que possuem uma boa efetividade.
Qual a importância da capacidade produtiva?
A capacidade produtiva contribui para a gestão saber o que falta no estoque, os custos de produção, como está o fluxo de caixa, quais produtos ou serviços tem mais saída, quais colaboradores conseguem cumprir a meta e quais estão longe da métrica.
Além de poder economizar o dinheiro, otimizar o tempo da equipe e promover mais autonomia dos colaboradores, gerando mais satisfação dos clientes e por consequência obter mais lucro.
Ao aplicar na rotina corporativa, estará mantendo sob controle o desenvolvimento dos colaboradores e garantindo que possíveis falhas sejam arrumadas mais rapidamente.
Gostou das dicas? Acompanhe o Blog da Oitchau
Leia também: Indicadores de projeto TI: quais monitorar?