Precisando aumentar a produtividade e a qualidade dos seus projetos? Pois o Basecamp pode ajudar você a alcançar este objetivo!
Esta é uma ferramenta bastante completa e que pode ser a sua principal aliada na execução e no gerenciamento de projetos.
Repleta de recursos, seu funcionamento é simples e o uso é intuitivo. Com tudo isso, torna-se uma ótima adição no desenvolvimento de projetos.
Aliás, isso também é verdade para equipes que trabalhem em horários diferentes e/ou de modo remoto.
Quer saber mais? Então continue lendo e veja tudo sobre o Basecamp. Acompanhe-nos e veja como essa ferramenta é uma excelente adição no dia a dia da sua empresa.
O que é Basecamp?
Esta é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, colaboração e comunicação entre diferentes colaboradores de uma equipe. Aliás, ela é uma das pioneiras nesta área, pois surgiu ainda em 2004.
Na plataforma é possível a execução de uma série de ações por diferentes usuários, de maneira conjunta. Igualmente, a ferramenta permite a divisão de projetos em subprojetos.
Objetivos do Basecamp
Os principais objetivos da plataforma envolvem o aumento da produtividade, a melhoria da gestão de projetos, a promoção de trabalhos conjuntos e a limitação das distâncias.
Afinal, com ele o gestor passa a saber, a todo momento, a quantas anda a execução de um projeto. Igualmente, a plataforma permite a execução conjunta de atividades por pessoas que não precisam estar no mesmo lugar.
Por exemplo, é possível fazer a edição de texto conjunta, assim como comentários dentro de atividades que outro colaborador esteja fazendo. Assim, a interação e a produtividade ganham.
Além disso, por permitir o acesso por diferentes usuários ao mesmo tempo, o Basecamp agiliza a execução dos projetos. As pessoas não dependem mais de telefonemas ou do envio de arquivos para os demais envolvidos nas atividades.
Com a plataforma, diferentes usuários podem acessar um único arquivo ao mesmo tempo. Também, podem atuar sobre uma única tarefa, de modo que o trabalho conjunto ocorre à distância, sem que os colaboradores precisem dividir o mesmo espaço.
Tipos de projetos para usar no software
São vários os tipos de projetos que podem ser gerenciados com o uso do Basecamp. Desse modo, ele se volta a projetos pequenos ou, então, de médio ou grande porte.
Preciso pagar para usar o Basecamp?
Depende, pois o software possui versão gratuita. Nela é possível gerenciar até 3 projetos que tenham acesso por até 20 usuários. Ainda, há limitação de espaço para arquivos em 1 GB.
Por outro lado, para mais acessos, espaços ou projetos, há necessidade de pagar pelo software. Sua versão paga permite o armazenamento de até 500 GB, suporte prioritário e clientes e projetos ilimitados.
Vantagens do Basecamp
O Basecamp é uma ferramenta que oferece uma série de vantagens. Assim como outros softwares de projetos, ele conta com uma série de recursos.
Com eles, os usuários podem editar atividades, anexar arquivos, comunicar-se entre si e realmente trabalhar de modo conjunto, independentemente de onde estejam.
Ainda, é possível acompanhar o desenvolvimento do projeto. Isso pode ser feito tanto pelos membros das equipes quanto pelos gestores ou clientes que são o destino final do produto.
Veja algumas das principais vantagens em usar o Basecamp:
- Mais interação entre as equipes;
- Rápida resolução de problemas;
- Trabalho conjunto mesmo que em horários ou locais diferentes;
- Encontre todas as informações do projeto em um só lugar;
- Compartilhamento de dados e de documentos;
- Comunicação em tempo real;
- Organização das atividades de acordo com a prioridade e urgência;
- Melhoria da qualidade das atividades;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição dos erros nos projetos;
- Melhoria na distribuição de tarefas.
Diferenciais do sistema
Para alcançar todas as vantagens acima, é claro que o Basecamp conta com uma série de recursos interessantes. Saiba quais são os principais deles:
- Bate-papo em grupo;
- Painel de mensagens para anúncios
- Conversão das mensagens de emails em lista de tarefas;
- Agenda para fluxo de trabalho;
- Rastreamento de tempo;
- Permite renomeação de ferramentas ou desativação delas;
- Painel com visão geral de atividades (para gestores);
- Menu de tarefas (para colaboradores da equipe);
- Check-ins;
- Perguntas automatizadas, etc.
Quem pode usar o software?
Ele é indicado para diferentes tipos de organizações empresariais, independentemente do tamanho delas. Também, para empreendedores, autônomos, freelancers, etc.
Como o Basecamp pode aumentar a produtividade?
Agora que você já sabe o que é esse software, como ele funciona e seus objetivos, não deixe de conferir como ele pode ser um aliado da sua produtividade!
Organização de tarefas
O Basecamp permite a distribuição e o acompanhamento de tarefas. Portanto, ele também promove a organização delas, evitando a perda de prazos e elencando prioridades. Deste modo, é possível trazer mais qualidade e agilidade aos projetos.
Uma vez que o sistema permite o acesso de diferentes colaboradores simultaneamente, ele também dá a eles informações sobre a proximidade de suas tarefas, alertas com observações sobre as atividades, etc.
Comunicação de qualidade
Os diferentes colaboradores e equipes podem utilizar o Basecamp para se comunicar entre si. Isso pode ocorrer em chat individual ou coletivo. Também, pelo registro de lembretes, notas e observações.
Isso dá mais liberdade aos colaboradores, que podem resolver pendências ou tirar dúvidas rapidamente. Além disso, permite a comunicação entre colaboradores que atuem em horários diferentes, seja pela escala ou pelo fuso horário.
Portanto, use o Basecamp para ter informações completas sobre as atividades e para facilitar a comunicação entre membros das equipes e, com isso, aproximá-los.
Gestão do tempo de atividades
Por fim, também auxilia na produtividade por permitir a gestão do tempo no Basecamp das atividades. Para isso, você pode usar uma extensão tal como o timesheet Oitchau.
Com ele, você pode estipular o tempo exato que cada atividade levou para ser executada. A partir disso, faz uma melhor distribuição de tarefas de acordo com a produtividade de cada colaborador ao executá-la.
Ainda, isso traz informações completas sobre o tempo que cada projeto necessitou para ser executado, o que facilita a cobrança de valores dos seus clientes.