O Azure é uma ferramenta que pertence à Microsoft e cujo uso cresce a cada ano. Perfeita tanto para empresas, quanto para profissionais autônomos ou estudantes, é abrangente.
Ela conta com uma série de recursos que podem ter acesso de forma gratuita (experimental) ou paga. Aliás, é o cliente que escolhe o plano mais compatível com suas necessidades.
Não por acaso, a Azure demonstra um crescimento constante e cada vez mais corporações a utilizam para suas tarefas.
Conheça mais sobre ela!
O que é Azure?
O Azure é uma ferramenta baseada em nuvem e que foi desenvolvida pela Microsoft. Ela pode ser utilizada para desenvolvimento de sites, aplicativos e projetos.
Dentro dela, afinal, existem recursos que ajudam na distribuição de tarefas, assim como no compartilhamento de dados.
Ela evita que haja a necessidade de investimentos em servidores físicos. Além disso, possui uma série de funcionalidades em um só lugar.
É como se fosse possível digitalizar todo o trabalho de suas equipes de modo que eles ficassem disponíveis online.
A plataforma é compatível com diferentes tipos de plataformas de criação e linguagens. Com isso, também tende a auxiliar no aumento da produtividade.
Isso também ocorre pelo fato de que a ferramenta possui recursos de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina. Com isso, é uma ótima aliada das empresas e equipes.
Quais são as funcionalidades do Azure?
São várias as funcionalidades existentes dentro do Azure Microsoft, que ajuda no desenvolvimento de sites, aplicativos e de outros projetos. Conheça algumas delas:
- Banco de dados SQL: resguarda informações essenciais para o desenvolvimento de tarefas. Disponível para acesso remoto;
- Análise de dados IA e aprendizado de máquina: que permitem a automatização de tarefas e o aumento do desempenho dos projetos;
- Máquinas virtuais em nuvem: ambientes de testes e acesso a uma rede de computadores virtuais;
- Gerenciamento de rede e de acessos;
- Ferramentas para o desenvolvimento de plataformas de streaming e muito mais!
Vantagens em usar o Azure
O Azure Microsoft possui uma série de benefícios para os seus usuários. Afinal, ele é compatível com vários plugins ao mesmo tempo em que possui várias ferramentas internas.
Uma das vantagens, por exemplo, é que é possível fazer uma conta gratuita Azure. Com isso, você pode experimentar a ferramenta antes de assinar um plano.
Além disso, saiba que os planos são personalizáveis. Ou seja, existem diversos tipos deles e cada um dá acesso a recursos e ferramentas diferentes.
Deste modo, você pode assinar exatamente o que você precisa e gastar somente com aquilo que realmente é relevante para a sua empresa e suas atividades.
E tem mais! Ao usar o Azure, não há a necessidade de manter um servidor físico. A ferramenta se baseia inteiramente em sistemas de nuvem.
Isso, por si só, torna os dados e ferramentas utilizados mais seguros. Igualmente, limita os valores de investimentos iniciais, pois o servidor em nuvem é muito mais barato.
Tudo isso sem contar com a qualidade Microsoft que se estende ao Azure. Portanto, trata-se de uma ferramenta bastante completa.
Além disso, saiba que é possível usá-la não apenas para compartilhar trabalhos e tarefas, mas também para gerir a produtividade delas. Para saber como fazer, confira o tópico abaixo.
Como medir a produtividade no Azure?
Para medir a produtividade dentro da plataforma da Microsoft você pode contar com a ferramenta da Oitchau, especialista em gestão de tempo.
O timesheet Oitchau é um plugin que é compatível com o Microsoft Azure, assim como o é com outros aplicativos de tarefas, como o Asana, Todoist e Trello.
Bastante versátil, trata-se de uma ferramenta que faz a gestão do tempo das atividades. Com isso, é possível acompanhá-las, assim como ao desenvolvimento delas.
Com o timesheet Oitchau os colaboradores podem indicar quando dão início a uma atividade e, também, quando a encerram.
Ao fazê-lo, permitem à ferramenta contabilizar exatamente quantas horas, minutos ou segundos foram gastos para o cumprimento dessas tarefas.
Aliás, caso haja a necessidade de interromper uma atividade para passar à execução de outra, não há problema.
Basta que haja a indicação de que a atividade será interrompida. O tempo gasto até ali é contabilizado e, depois, soma-se ao tempo restante do tempo despendido.
Caso haja uma atividade em meio a esse tempo, o Oitchau também é capaz de contabilizá-la. Por isso, ela se adapta perfeitamente ao fluxo de trabalho.
Fácil de utilizar e bastante intuitiva, ela reúne uma série de informações importantes para a gestão de projetos e desenvolvimento de atividades.
Além disso, saiba que assim como o Azure, a ferramenta da Oitchau não necessita de servidor físico. Ela também se baseia em sistema de nuvem.
Portanto, trata-se de um ótimo investimento para a sua empresa. Afinal, torna-se possível usar o timesheet Oitchau com uma série de apps.
Por que medir o tempo das atividades dentro do Azure?
Gerenciar o tempo das atividades é muito importante dentro de qualquer empresa. Afinal, com isso é possível ter noções de produtividade e de destreza em tarefas.
Por exemplo, considere que ao medir o tempo é possível saber quais são os colaboradores que são mais hábeis com certas atividades.
Da mesma forma, também é possível notar queda ou aumento na produtividade e investigar as causas para isso.
Portanto, trata-se de uma forma de reunir informações para uma boa gestão de pessoas e de projetos. Igualmente, para tornar as tarefas mais fluídas e com maior qualidade.
Considere, por exemplo, que ao saber quem é mais hábil com uma atividade se torna possível priorizar que este tipo de tarefa cabe ao colaborador mais ágil.
Do mesmo modo, ao saber o tempo que cada atividade leva, o gestor tem a chance de distribuir da melhor forma as tarefas.
Isso, então, impede que um colaborador fique responsável pelas tarefas mais árduas. Ou, então, que outros fiquem com demasiado tempo livre.
Portanto, gerir o tempo de atividades no Azure Microsoft com auxílio do timesheet Oitchau é uma forma de melhorar a execução de projetos e a gestão de pessoas.