A metodologia Kaizen é um método que promete revolucionar o modus operandi de uma empresa, aumentar a produtividade e a rentabilidade de cada empresa.
Essa técnica ganhou fama nos últimos anos ao ser apontada como uma das responsáveis pelo sucesso de gigantes como Toyota, Bosch e Zara.
Ou seja, apenas com esse exemplo já é possível concluir, desde já, que uma das vantagens do método é que ele se enquadra em empresas de ramos diversos.
Considerada uma filosofia de atuação, o Kaizen controla a qualidade, o tempo e os padrões de trabalho e, com isso, promete grandes e eficazes resultados à sua empresa.
Gostou? Então conheça, a seguir, maiores detalhes sobre o método Kaizen e como ele pode revolucionar o modo de trabalho de uma empresa.
Kaizen: significado e principais dúvidas
Confira abaixo o que é a metodologia Kaizen e as respostas para as principais dúvidas sobre ela.
O que é a metodologia Kaizen?
Kaizen nada mais é do que as mudanças e adaptações acompanhadas de melhorias práticas. Já a metodologia para a sua aplicação resultada em um plano de ação para quem empresas contem com uma melhor gerência e comunicação entre todos da equipe.
Kaizen é uma palavra de origem japonesa que, por sua vez, é constituída por dois ideogramas. Enquanto “Kai” representa mudança, o “Zen” corresponde à virtude ou à bondade.
Essa filosofia, que hoje é aplicada em larga escala no mercado de trabalho e nas relações internas de empresas, surgiu no Japão após o final da Segunda Guerra Mundial, na década de 1950.
O seu conceito, portanto, possui origem industrial, eis que seu desenvolvimento ocorreu durante a reconstrução do país oriental e a busca pela recuperação do desenvolvimento econômico e tecnológico japonês.
Dessa forma, para reerguer o país devastado, o governo japonês, ao final do conflito mundial, iniciou diversos projetos relacionados às áreas de gestão e administração.
O objetivo desses projetos era a reestruturação dos processos industriais a fim de que eles tornassem as empresas e indústrias japonesas novamente competitivas perante o mercado global.
Esses projetos, que focavam na qualidade dos procedimentos e mercadorias a fim de que os olhos dos consumidores mundiais fossem novamente voltados aos produtos japoneses, deram origem a metodologia Kaizen.
Portanto, esse método, que hoje é utilizado no mundo todo por empresas de ramos diversos, foca na melhoria contínua.
Ele foi desenvolvido com base em questões socioculturais, orientais de comprometimento com a redução de custos de produção, redução do desperdício e aumento de produtividade.
O método Kaizen, dessa forma, busca pequenas e efetivas mudanças que a curto e longo prazo poderão refletir em melhorias em uma empresa.
Quais são as etapas do Kaizen?
As etapas do Kaizen geralmente incluem os seguintes passos:
- Identificação de problemas: a equipe deve identificar os problemas ou as áreas de melhoria.
- Análise de causa raiz: é preciso entender as causas do problema para que possa ser tratado de maneira eficaz.
- Desenvolvimento de soluções: após identificar as causas, desenvolva soluções e alternativas para corrigir o problema.
- Implementação da solução: implemente a solução escolhida e monitore o seu desempenho.
- Acompanhamento e avaliação: verifique se a solução implementada está resolvendo o problema e faça ajustes se necessário.
- Comunicação e treinamento: compartilhe as lições aprendidas com outras equipes e treine os funcionários sobre as melhorias implementadas.
- Continuação do ciclo: repita o processo para identificar e corrigir novos problemas, sempre buscando melhorias contínuas.
É importante lembrar que o Kaizen é um processo contínuo e aberto, onde todos os membros da equipe são envolvidos e encorajados a sugerir ideias de melhoria. A implementação deve ser baseada em dados e medidas para garantir o sucesso.
Quais são os princípios da metodologia Kaizen?
A metodologia Kaizen 5s segue 5 princípios aplicados em cada uma das etapas acima apresentadas, sendo eles:
- Utilização;
- Organização;
- Limpeza;
- Padronização;
- e Disciplina.
O nome “metodologia Kaizen 5s” se dá por conta da tradução desses 5 palavras para a língua japonesa, onde cada uma delas começa com s.
Como a metodologia Kaizen funciona?
Segundo a metodologia Kaizen, portanto, pequenas mudanças diárias relacionadas à produtividade, à segurança e à cultura no local de trabalho podem resultar em grandes melhorias empresariais ao longo do tempo.
Além disso, é necessário ressaltar que para que esse método oriental proveniente do Japão realmente alcance resultados.
No entanto, todos os colaboradores e funcionários, sejam aqueles de alto escalão ou mesmo os mais simples e com menores salários, devem participar do processo de sua aplicação.
Com isso, a metodologia japonesa promete diversas vantagens, dentre as quais podemos citar a melhoria na qualidade da prestação de serviços, a redução de custos, o aumento da satisfação do cliente
E, consequentemente, sua fidelização, a segurança dos métodos de trabalho e, também, financeira, a redução de desperdício e o aumento de produtividade.
Também, esse método é responsável por melhorar, de modo geral, a cultura da empresa e refletir na retenção de funcionários (diminuir rotatividade de vagas).
Aliás, o Kaizen pode auxiliar na melhora da comunicação e cooperação entre os colaboradores, na autoestima e satisfação do empregado em relação à empresa.
E, ainda, pode garantir maior investimento pela própria empresa nos funcionários e no desenvolvimento deles.
Onde o método pode ser aplicado?
Conforme já apontado acima, apesar de efetivo, a metodologia Kaizen requer paciência enquanto sua aplicação se dá a longo prazo, porém seus resultados são efetivos.
Indica-se, ao se decidir pela aplicação de metodologias laborais relacionadas ao Kaizen, que se busque, antes de mais nada, a qualidade do produto oferecido.
Após, devem-se buscar formas de minimizar o custo total da operação, priorizar projetos de fácil aplicação e investir em melhoras do sistema de produção e serviços.
Além disso, deve-se ter em mente que treinamentos aos colaboradores são necessários periodicamente a fim de que eles sejam atualizados e possam prestar serviços cada vez melhores e mais qualificados.
Algumas formas de aplicação do Kaizen exigem a instituição do papel da liderança dentro da empresa com objetivo de auxiliar na melhora da prestação de serviços dos colaboradores.
Também, a instituição de uma cultura em prol da redução de desperdícios é outro aspecto que compõe a filosofia laboral.
Certifique-se, aliás, de destruir eventuais barreiras existentes entre departamentos e busque formas de fazer com que as áreas diferentes colaborem entre si em prol de um objetivo comum.
Além disso, incentive a educação ou aperfeiçoamento do profissional, pois isso irá refletir nos seus processos, até mesmo porque o empregado pode trazer novidades ou novas técnicas que melhorem os serviços até então prestados por ele.
Como usar a metodologia Kaizen para melhorar processos?
A metodologia Kaizen pode ser utilizada para melhorar processos a partir de 3 passos:
-
Identificar áreas de melhoria: observe e meça os processos atuais para encontrar pontos que possam ser otimizados. Peça aos colaboradores para fornecer feedback sobre quais áreas eles acham que precisam de melhorias.
-
Planejar como melhorar: uma vez que você identificou as áreas de melhoria, planeje como essas melhorias serão implementadas. Isso pode incluir mudanças no processo, treinamento de equipe, adição de ferramentas ou equipamentos, etc.
-
Implementar as melhorias: execute as mudanças planejadas e monitore continuamente os resultados. Certifique-se de que todos os envolvidos estejam cientes das mudanças e de como elas afetarão seus trabalhos diários.
É importante lembrar que o Kaizen é um processo contínuo, então certifique-se de continuar monitorando e melhorando os processos.
Como implementar a metodologia Kaizen?
A aplicação do Kaizen, assim, deve desde o início buscar a substituição de ideias fixas ou pensamentos arcaicos por ideias novas e revolucionárias. Assim, incentive os empregados e a você mesmo a pensar “fora da caixinha”.
Além disso, as práticas devem ser questionadas, a fim de que se entenda quais são realmente necessárias e quais demandam em desperdício de material, pessoal ou tempo.
Uma vez que o Kaizen não é apenas um método laboral, mas também uma filosofia de vida, ele não pode ser encarado simplesmente como um projeto a ser concluído, pois sua aplicação é constante e progressiva.
Assim, não espere encontrar o momento em que o método poderá ser deixado de lado, pois sua aplicação deverá ocorrer constantemente.
E isso se torna claro a partir do momento em que os resultados começam a aparecer, pois como filosofia laboral e de vida a metodologia japonesa tende a mudar permanentemente relações e espaços.
Dessa forma, considere buscar a aplicação do Kaizen em sua empresa e, assim, recorrer à filosofia japonesa para crescimento e consolidação da empresa perante o mercado, o público e os trabalhadores.
Quais são os benefícios da implementação do Kaizen na empresa?
São várias as vantagens que se garantem quando uma empresa passa a aplicar internamente a metodologia Kaizen. Dentre as principais delas nós temos:
- Redução de desperdícios;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição de erros de execução;
- Melhoria na qualidade de entrega;
- Menores custos;
- Economia financeira;
- Melhoria nas práticas de segurança;
- Consolidação da imagem da empresa perante o público;
- Maior satisfação do cliente com a entrega final.
E não são apenas os processos internos que sofrem melhorias e benefícios. Segundo Bruna Morales Moreira, especialista em melhoria contínua com a metodologia Kaizen, esta traz vantagens inúmeras. Veja:
“O Kaizen não é só sobre melhorar processos, mas é sobre melhorar engajamento, melhorar a comunicação entre times, melhorar o trabalho em time e as consequências são os resultados e a melhoria em indicadores. O Kaizen mexe com a rotina das pessoas, por isso, é fundamental o envolvimento das pessoas, do time todo; é importante o engajamento, de modo que todos vejam o quanto essas mudanças são importantes”.
Já o engenheiro de produção Carlos Mesquita Ciconelli destaca outros pontos que são muito relevantes às empresas e que mostram como o Kaizen pode ajudar de sobremaneira na melhoria dos processos, economia e relações internas:
“Aplicar a metodologia Kaizen significa verificar no processo uma oportunidade de melhoria e buscar soluções para ela e implantar os resultados. A metodologia Kaizen pode ser aplicada em qualquer processo produtivo no qual exista um padrão nas atividades. Pode ser aplicada em vários setores empresariais como por exemplo: automobilístico, produção de alimentos e bebidas, vestuário, entre outros.
O Kaizen também pode ser aplicado no setor administrativo onde se procura a otimização do mesmo, eliminação do sistema burocrático, tempo de espera, prazo de entrega. Também pode-se utilizar a metodologia no desenvolvimento de novos produtos, no planejamento e estruturação dos processos, estudando-se detalhadamente cada etapa do projeto”.
Por onde começar a implementar o Kaizen?
A especialista na metodologia, Bruna Morales Moreira, dá dicas de como praticar essa metodologia dentro da empresa e como começar, aos poucos, a usá-la. Segundo ela, o melhor é começar por melhorias visíveis.
Isso torna a visualização dos benefícios mais fácil e permite que aos poucos se coloque a metodologia Kaizen em prática de forma mais profunda e plural.
“No começo (…) focava em melhorias mais visíveis – esse é o começo pra todos, pois são as modificações mais fáceis de se fazer. Comecei então pelo 5S, gestão visual, padronização de ferramentas e materiais, organização de áreas; isso tudo é melhoria, porque vai facilitar o trabalho, vai trazer produtividade e redução de tempo, no mínimo. Então, normalmente a gente começa por aí, depois evoluímos para a melhoria de processos – cuidar da reclamação de clientes, um processo de atendimento a clientes, orçamento de peças e produtos, enfim, alguns processos da área administrativa”.
Procure colocar essas dicas em prática para garantir na sua empresa melhorias diversas que atingem tanto os colaboradores e os engajam quanto os clientes, que tendem a se atrair ainda mais pelos seus serviços e produtos.
Continue se aprimorando
A metodologia Kaizen é uma abordagem poderosa para melhorar os processos empresariais, aumentando a produtividade e rentabilidade.
Com raízes na filosofia japonesa ela foi popularizada por empresas como Toyota, Bosch e Zara e se baseia em 3 passos principais: identificar áreas de melhoria, planejar como melhorar essas áreas e implementar essas melhorias.
O objetivo principal do método é a melhoria contínua, buscando pequenas mudanças que a longo prazo refletem em grandes resultados. Sendo uma filosofia de atuação, que controla a qualidade, o tempo e os padrões de trabalho.
Continue se aprimorando com relação a gestão da sua equipe e da produtividade, confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.