Engana-se quem acha que a carta de apresentação comercial é importante apenas para pessoas físicas que queiram adentrar no mercado de trabalho ou, ainda, mudar de ramo ou emprego, pois empresários e empresas também devem considerar o desenvolvimento de uma carta de apresentação comercial.
Embora possa parecer estranho, o “pulo do gato” na apresentação de uma carta de apresentação comercial para sua empresa está exatamente aí. Por parecer uma atitude inusitada, é isso que pode chamar a atenção de seus clientes.
Portanto, essa pode ser uma jogada de marketing muito importante para a empresa que pretende se diferenciar perante à concorrência, fidelizar os clientes já existentes e conquistar ainda mais terreno trazendo nova clientela.
Por outro lado, a carta de apresentação pode ir além de uma jogada de marketing, mas ser realizada em razão de exigência de outras companhias em relação aos seus fornecedores.
Para que esse documento atinja o objetivo desejado, seja qual for ele, no entanto, deve-se pensar em detalhes importantes.
Assim, não só o conteúdo da carta de apresentação é importante, mas também o formato de envio e eventuais diferenciais como brindes ou invólucro da carta, caso seja física, devem ser levados em consideração.
Confira, abaixo, algumas dicas importantes para desenvolver uma carta de apresentação comercial para a sua empresa!
Alternativas para envio de carta de apresentação comercial
Há diversas formas de se divulgar uma carta de apresentação comercial.
Em primeiro lugar, é possível enviá-la por e-mail, tanto no corpo dele quanto em anexo. Ainda, é importante adicional links que levem o remetente da carta eletrônica ao seu site ou blog, bem como ao Linkedin e a outros lugares que constem informações importantes sobre as operações de sua empresa.
Por outro lado, é possível realizar uma apresentação em formato de Power point ou PDF, com gráficos e ilustrações diferenciadas, que pode seguir em anexo ao e-mail ou constar no seu site.
Entretanto, essa apresentação deve representar sua marca, demonstrar seus princípios e até mesmo senso de humor da empresa, de forma que deve ser bem desenvolvida.
Também, é possível fazer uma carta de apresentação empresarial criativa por meio do desenvolvimento de um curto vídeo, que pode ser em animação ou não, dependendo do seu público alvo.
Por fim, outra forma que vem sido cada vez mais usada para a divulgação desse tipo de carta de apresentação é o desenvolvimento de um site especialmente para isso.
Dessa forma, essa página não é dedicada aos serviços e contratações de sua empresa, necessariamente, mas especializada na divulgação dela. Nessa página é possível adicional vários dos elementos anteriores, como vídeos, animações, Power points, depoimentos de clientes e funcionários, gráficos, entre outros.
Como desenvolver o conteúdo de uma carta de apresentação comercial?
Separamos algumas dicas para auxiliar no desenvolvimento do seu material de divulgação com base na carta de apresentação comercial e os elencamos abaixo.
Informe as soluções, vantagens e diferenciais de forma breve
É importante começar falando das soluções disponibilizadas pela sua empresa, ressaltando suas vantagens e diferenciais perante a concorrência e, em seguida, caracterizar mais a fundo os serviços prestados.
Ressalte, porém de forma rápida, informações relacionadas à burocracia e administração, como tempo de existência da empresa, onde ela está presente e quantos funcionários lhe prestam serviços.
Entretanto, cuidado, pois essas informações devem ser breves e resguardar os lugares de destaque às informações relacionadas aos serviços e às vantagens deles. Isso porque para muitas pessoas essas informações administrativas não possuem relevância.
Utilize recursos visuais e valorize seus produtos/serviços
Além disso, em terceiro plano está a necessidade de se utilizar de subtítulos. No caso de vídeos curtos, isso pode ser apresentado como subcapítulos, por exemplo. Esses subtítulos auxiliarão no entendimento do conteúdo pelo público, bem como podem levar ele diretamente até o ponto que lhes interessa, seja qual for, que estará destacado como subtítulo.
É importante, ainda, valorizar seus produtos e serviços demonstrando, por meio de depoimentos de clientes ou, ainda, de citação de alguns deles (caso lhe seja permitido). Isso porque dessa forma é possível provar a relevância da empresa perante o mercado.
Procure fatos relevantes da história de sua empresa e do modus operandi dela que podem chamar a atenção do público, como o número de transações já realizados, a média de atendimentos (quando alta), etc., e destaque-os na carta de apresentação empresarial.
Pontos de atenção na sua carta de apresentação comercial
Evite, também, se estender com a disponibilização do perfil e formação dos sócios, pois isso muitas vezes seque tem relevância para o consumidor que está mais interessado no resultado final do que a empresa pode oferecer, e não em quem teve a iniciativa de criar isso ou compõe a diretoria.
Aliás, para manter a atenção do público desejado invista em parágrafos simples e deixe a linguagem extremamente formal de lado. É claro que a depender do setor de atuação de sua empresa o tom formal será necessário, mas procure usar um vocabulário acessível e que passe longe da prepotência.
Caso possa, por outro lado, ampliar o formato de linguagem em razão do ramo menos formal, aposte até mesmo em bordões modernos (como aqueles retirados de memes da internet) e linguagem mais descolada.
Por fim, não esqueça de fechar o texto adequadamente, pois, afinal, o envio dessa carta de apresentação empresarial tinha um objetivo, correto? Então, relembre esse objetivo no próprio texto, convidando o público a marcar visitas especializadas, a entrar em contato, realizar um orçamento, dentre tantas outras possibilidades.
Entendimento final sobre a montagem da carta de apresentação comercial
Tudo isso é importante na medida em que a linguagem e a carta de apresentação empresarial poderão traçar um perfil da sua empresa perante o mercado e o consumidor. Dessa forma, todos os detalhes do documento são relevantes e podem ilustrar sua imagem.
A carta de apresentação, nesses moldes, pode alavancar sua empresa e destacá-la perante a concorrência. Portanto, lembre-se de se empenhar em seu desenvolvimento e divulgação, tendo sempre em mente que é esse conteúdo que falará em nome da sua empresa e que lhe divulgará, de forma que ele deve ser muito bem desenvolvido.
Com todas essas dicas, você está pronto para desenvolver uma carta de apresentação empresarial à sua empresa e garantir, portanto, destaque e sucesso.
Veja também: Sistema ERP como forma de fluidez na gestão empresarial
Gostou das dicas sobre as dicas para montar uma carta de apresentação comercial? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!