Responsabilidade social empresarial é um tema cada vez mais recorrente, ainda mais em empresas que vêm diferenciais ao adotar uma cultura organizacional dinâmica e diversificada.
Está em alta valorizar as pessoas pelos seus talentos, apoiar equipes mais diversas e desenvolver relações confiáveis e integras com todos os seus públicos.
Colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e investidores preferem empresas que tenha congruência entre a sua atuação no mercado e valores sólidos, voltados ao ecossistema do qual faz parte a empresa.
Seguir um código de ética e ter responsabilidade social dá ao negócio maios credibilidade. Veja a seguir como ter uma empresa sustentável e comprometida ao mesmo tempo!
O que é responsabilidade social empresarial?
A responsabilidade social empresarial tem a ver com as ações que são desenvolvidas por empresas para efetivar construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e para a preservação do meio ambiente. É um compromisso com a sociedade da qual a empresa também faz parte.
Logo, é importante dizer que a responsabilidade social empresarial deve ser um projeto contínuo na organização. Deve envolver todos os setores e estar muito bem alinhado com o negócio.
São várias ações e várias frentes de trabalho que visam, por exemplo, a qualidade de vida, o bem-estar social, a sustentabilidade ambiental e do negócio, o apoio à diversidade, entre outras ideias.
Mas os atos devem ser reais e não apenas propaganda em prol de lucratividade e visibilidade. Quando a empresa abraça estas causas, a visibilidade deve ser a da intenção para engajar outras pessoas e entidades também a abraçá-las. O interesse deve ser coletivo e não próprio.
Por exemplo, considere uma empresa que se instala em uma nova região. Ao fazê-lo ela deve considerar como ela impactará o local e como ela pode ajudar no desenvolvimento.
Dentro desse exemplo é possível que a sua empresa invista em projetos de fomento cultural, com direcionamento de recursos para esse fim. Ou, então, que crie uma creche onde os colaboradores e demais moradores da região possam obter educação gratuita para os seus filhos.
Três pilares da responsabilidade social empresarial
Pode-se dizer que a responsabilidade social empresarial tem três pilares: desenvolvimento e apoio social, econômico e ambiental. As ações devem ter também os valores da empresa e estarem alinhados com a cultura organizacional.
Toda empresa visa lucratividade para se manter sustentável. Mas há ainda outro sentido de existir: servir a sociedade da qual pertence e respeitar o meio ambiente de onde tira os seus recursos.
Não se trata de ser assistencialista, mas de ter um projeto de responsabilidade, de retorno social e de desenvolvimento contínuo.
Para tal, além de um plano de responsabilidade social estratégico – cujas ações deverão se tornar reais e coerentes com o seu negócio – a responsabilidade social empresarial deve envolver todos os seus stakeholders, seguindo as disposições legais.
Tipos de ações de responsabilidade social empresarial
Também não se pode ter em mentes apenas as vantagens tributárias e fiscais, como a redução de impostos, por exemplo. Há ganhos muito mais abrangentes que isso.
Diversas podem ser as ações de responsabilidade social empresarial. Veja algumas delas:
- Assistência educacional e capacitação;
- Programas de primeiro emprego e colocação no mercado de trabalho;
- Promoção da preservação permanente;
- Programas de acesso à moradia;
- Ações que visão a saúde e o bem-estar.
É importante esclarecer que não apenas dos seus colaboradores, mas também suas famílias e a comunidade, são alvos da responsabilidade social.
Portanto, todos os públicos da empresa devem ser atingidos – tanto interno quanto externo. As ações devem engajar, motivar e envolver toda a sociedade.
Quais são os primeiros passos?
Talvez o primeiro passo deva ser repensar o papel da empresa juntamente à sociedade caso a empresa ainda não tenha adotado um programa de responsabilidade social empresarial.
Perceber com as suas ações geram impacto na vida das pessoas é fundamental – sejam eles positivos ou negativos. Estes impactos devem ser refletidos, considerando os níveis local e global, a partir dos três pilares mencionados.
A partir daí, pode-se listar uma série de mudanças e atitudes que se busca ter conforme a viabilidade do negócio e os valores da empresa. Uma dica é partir de problemas sociais aos quais a empresa está relacionada.
Uma empresa sustentável é aquela que consegue manter a sua estrutura lucrativa e produtiva através das suas ações, sem causar impacto negativos para si mesma e para o meio em que existe.
Mas é também aquela que consegue responder aos anseios da sociedade. Muitas vezes as mudanças organizacionais são profundas e demoradas para ser mais responsável socialmente.
O segundo passo, desta forma, seria identificar valores e estratégias para implementar uma cultura organizacional mais diversa e sustentável, inclusiva e coerente, para que suas ações partam de dentro da organização para fora.
As empresas mais respeitadas e bem-sucedidas são as que adotam padrões éticos elevados, atuam com transparência, responsabilidade social e de forma sustentável. E isso tem que ocorrer de forma realista e com sentido.
Empresa ser socialmente responsável e seus impactos
A ideia não é salvar o mundo, mas fazer parte dele na medida do seu alcance. Outro aspecto a considerar no projeto de responsabilidade social de sua empresa é o espirito de cooperatividade.
Se no mercado a competitividade é uma exigência, no meio social deve-se pensar de forma cooperativa e organizada.
É importante que entre os seus diferenciais esteja a diferenciação de benefícios mútuos – sejam sociais, financeiros, ambientais, etc. Os produtos e serviços devem ser idealizados neste sentido, para assim, gerar mais valor à empresa e contribuir com melhorias sociais.
Em uma sociedade sempre em crise, cheia de conflitos, problemas financeiros, desrespeito ao meio ambiente e com graves problemas sociais dificilmente uma empresa prospera como poderia de fato prosperar.
A empresa deve considerar que está inserida em um meio cheio de questões a serem dinamizadas e superadas. Mas vale ressaltar que é em contextos de conflitos e crises que podem surgir ótimas soluções: a empresa pode analisar e aproveitar seus esforços de forma mais adequada adotando uma visão mais estratégica ao lidar com a responsabilidade social.
Compliance
Como dito, a responsabilidade social empresarial é um projeto contínuo. Logo, uma sugestão é adotar um programa de compliance efetivo e não um programa com foco apenas na imagem da empresa junto ao mercado.
Para tal, é importante adotar uma postura de comprometimento que envolvam todos os players do negócio, inclusive as lideranças e gestores. Atitudes como:
- mapear valores da empresa,
- ter a missão e a visão do negócio bem definidos,
- ter um código de ética compreendido e praticado por todos e políticas bem definidas voltadas à responsabilidade social empresarial,
- canais de comunicação e um centro de custo específico,
- controles e mensuração dos resultados das ações de responsabilidade social,
- uma cultura organizacional diversa e horizontalizada.
São apenas alguns pontos a serem considerados para este propósito.
Quais são as mudanças na gestão que a empresa precisa para adotar responsabilidade social?
Para que haja a adoção de uma postura de responsabilidade social a empresa deve cuidar de alguns pontos importantes. Isto é, pensar em formas de ao mesmo tempo impactar positivamente a empresa e de não refletir negativamente sobre ela.
Considere, por exemplo, uma empresa que é muito poluente ao ambiente, mas que fomente projetos sociais e culturais na região. A responsabilidade social não pede uma compensação de algo ruim por outra coisa boa.
O ideal é que a empresa seja capaz de atuar de forma que ao impactar em algo, isso sempre seja positivo. Portanto, para adotar essa postura é preciso refletir sobre como a sua empresa se apresenta e age perante a sociedade.
Ao fazê-lo, também veja como a empresa se apresenta aos colaboradores. Afinal, de nada adianta uma empresa que age para a sociedade, mas que não protege e assegura direitos aos seus trabalhadores.
Como implementar o processo de responsabilidade social nas empresas?
Para isso, pense em ações sociais, culturais, educacionais, etc. Veja algumas ideias de ações para agir de forma responsável socialmente:
- Repense seu impacto ambiental e busque alternativas sustentáveis para a sua produção. Além disso, veja como ajudar na recuperação da natureza local;
- Participe e promova leilões solidários;
- Faça voluntariado empresarial;
- Realize doações por meio da Lei de Incentivo Fiscal;
- Patrocine ou ajude na organização de projetos culturais e esportivos;
- Volte parte dos recursos da empresa para fins sociais ou educacionais na região. Por exemplo, com a construção de uma quadra esportiva. Ou, então, com doações a creches locais ou auxílio nos eventos delas, etc.
Qual é a importância na adoção da responsabilidade social empresarial?
Não faltam motivos para agir com responsabilidade social empresarial. Afinal, com isso a empresa cumpre com o seu papel social, garantido pela Constituição Federal. Além disso, age em prol da sociedade ao seu redor.
Isso ajuda na sua imagem perante o público e os profissionais. Ainda, diminui a rotatividade, atrai os melhores talentos do mercado e faz com que haja a melhoria do clima organizacional.