indicadores de desempenho

Conheça quais são os melhores indicadores de desempenho no RH

Em todos os setores da empresa e em até mesmo os diferentes segmentos produtivos, há meios de medir o desempenho dos profissionais ou das ações, como é o caso do uso de indicadores de desempenho.

Com o RH não é diferente. Mesmo que muitos ainda pensem que os Recursos Humanos têm função burocrática, este setor atualmente está em uma posição importante na empresa e ajuda a tomar decisões quanto ao negócio. Logo, este setor tem os seus indicadores, que devem ser reconhecidos pelos gestores, já que também faz parte do processo produtivo.

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Afinal de contas, tudo no ambiente corporativo possui as suas métricas. No caso do RH, os indicadores de desempenho servem para acompanhar a evolução do setor e o impacto no crescimento da empresa, considerando fatores como diferenciação, resultado sobre o investimento, competitividade, produtividade e outros que indiquem a sustentabilidade desta área dentro da empresa.

Como usar os indicadores de desempenho de RH?

É preciso analisar todas as atividades do setor RH para poder lançar critérios e métricas que favoreçam o entendimento de sua situação. São estes indicadores que conseguem mapear o contexto atual, indicando as oportunidades, desafios e contingências, pontos fortes e fracos, alinhamento de objetivos e metas, indicar gargalos, enxugar processos, etc.

Como o RH agora é um setor que impacta nas condições gerais do negócio e na tomada de decisão dos gestores, para que a empresa cresça é essencial avaliar o seu crescimento. Desta forma, o RH deve desenvolver bem seus indicadores , utilizando-os de forma estratégica para otimizar as suas ações e recursos.  

Com estes indicadores, é possível monitorar e avaliar a empresa, os seus colaboradores, os processos, e criar metodologias mais assertivas para a produtividade e lucratividade.

Principais indicadores de desempenho de RH

Mas, afinal, que indicadores de RH são estes? São divididos em estratégicos, de qualidade, de capacidade e de produtividade. São vários e podemos citar alguns dos principais.

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  • Índice de Rotatividade (Turnover): Indica a relação da quantidade de colaboradores que são contratados e demitidos em um determinado período. O indicador de rotatividade tem a ver com a atratividade da empresa em relação à concorrência. Indica ainda a qualidade dos processos de seleção e recrutamento.
  • Índice de retenção de talentos: Trata-se das ações relacionadas ao desempenho de estratégias direcionadas aos colaboradores. Indica o número de talentos perdidos e o número de talentos que permanecem na empresa.
  • Clima organizacional: É possível com este indicado compreender a percepção dos colaboradores sobre o bem-estar deles, valores, satisfação e engajamento. Pode-se utilizar pesquisas junto aos colaboradores e lideranças, avaliando as oportunidades de crescimento oferecidas pela empresa, realização da rotina, política salarial, entre outros fatores.
  • Produtividade: Refere-se ao tempo, a qualidade e os custos. Vale ressaltar que para mensurar a produtividade, há outros índices específicos, como satisfação do cliente (no caso, do colaborador ou do candidato), redução de despesas, prazos de atendimento, etc.
  • Taxa de promoção: É um indicador calculado pelo plano de desenvolvimento individual (PDI), que indica as metas que cada colaborador tem para realizar. Pode indicar os motivos que impediram um colaborador a uma promoção e melhorias a serem implementadas.
  • Absenteísmo: Indica as taxas de ausência dos colaboradores, o nível de assiduidade e os motivos dessas faltas ou atrasos. Assim, se há um alto índice de faltas ou afastamentos por consultas médicas, talvez seja necessário investir em práticas de prevenção de doenças, como ergonomia e ginástica labora, por exemplo.
  • Relação HR e FTE: O FTE (Full Time Equivalent) é utilizado para comparar os níveis de envolvimento de todos os colaboradores Human Resources (HR), indicando a produtividade individual de acordo com as horas úteis trabalhadas. Pode avaliar os resultados do funcionário de meio período ou de período integral, permitindo calcular a necessidade de novas contratações, medir os resultados do processo de integração, reduzir de custos no RH, entre outras vantagens.
  • ROI em Treinamentos (Retorno sobre o Investimento em Treinamentos): Indica a comparação entre os valores gastos em capacitação e os resultados obtidos com os treinamentos. Pode demostrar se as ações de treinamento são eficazes na redução de problemas, retrabalhos, produtividade, acidentes, etc. Este indicador apresenta a relação entre as despesas e os prejuízos financeiros.
  • Tempo médio de empresa: Refere-se à taxa de rotatividade, à atratividade e à capacidade de retenção. Pode ser usado em conjunto com o perfil dos profissionais, como idade, sexo, nível de escolaridade, etc.
  • Custos de rotatividade: Revela as despesas com pagamento das rescisões contratuais, incluindo multas e tributos, contratação e treinamento de novos profissionais, entre outros.
  • Relação entre horas extras e horas trabalhadas: Refere-se à produtividade e é a diferença entre a quantidade de horas extras, que são pagas ou administradas em banco de horas, e as horas totais trabalhadas. Pode fazer uso das informações do controle de ponto. Pode determinar ações quanto às condições de trabalho, eficiência do cronograma de projetos, novas contratações, entre outras demandas.
  • Avaliação de aprendizagem: Indica o grau de eficiência dos programas de treinamento.
  • Índice de reclamações trabalhistas: Refere-se às expectativas quanto às obrigações trabalhistas, as reclamações do funcionário sobre as condições de trabalho, aos pagamentos de taxas, impostos e salários e até custos judiciais.
  • Cumprimento do Plano Orçamentário: Indica a relação com as despesas de RH conforme o que foi previsto para o ano.

Erros na aplicação

É preciso estar atento a certos erros comuns na aplicação de indicadores de desempenho para RH. Entre eles estão a falta de alinhamento com a realidade do negócio, desequilíbrio na escolha e na quantidade de indicadores, falta de conhecimento sobre métricas e sobre desenvolvimento, imparcialidade ou imprecisão na análise de resultados, falta de adoção de ferramentas digitais para a coleta de dados e mensuração dos resultados, etc.

Veja também: Como automatizar processos de RH? Aprenda!

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