A meta de um RH funcional nas empresas é adotar boas práticas de gestão de pessoas, aliadas a processos internos mais inteligentes. Entretanto, o caminho para uma possível modernização precisa estar atrelado aos objetivos estratégicos da organização como um todo, para que possa produzir resultados mensuráveis e de qualidade.
Aquela figura mais burocrática da área de Recursos Humanos está deixando de ter força no nos dias de hoje. As mudanças estão acontecendo de forma mais dinâmica, consequentemente, a função do setor também se tornou muito mais ampla.
O departamento passou a ter, por exemplo, a responsabilidade de incentivar o relacionamento e a comunicação entre todos os setores de uma empresa, para que eles possam ter um maior aproveitamento. Além de também realizar o registro de todos os ganhos de produtividade das áreas, a fim de oferecer estudos e relatórios que deem origem a novas tendências internas. Ou ainda, identificar e fornecer respostas para problemas que não são facilmente enxergados pelas lideranças dos demais setores.
Tendo isso em mente, neste artigo, indicaremos ações que aumentam a fluidez dos processos de gestão de pessoas. Acompanhe!
Quais são os benefícios do RH funcional?
As vantagens são inúmeras:
- Diminuição de erros internos;
- Aumento da produtividade da área;
- Melhores taxas de satisfação dos clientes internos e externos;
- Gerenciamento mais eficiente dos recursos;
- Maior satisfação no trabalho;
- Despertar da atitude proativa entre os profissionais de RH.
Assim como na maioria das áreas, é esperado que as organizações invistam no RH funcional para expandirem seus horizontes com soluções eficientes e inteligentes.
Sobre este ponto ainda é possível citar que, um perfeito gerenciamento de recursos humanos deve representar a conexão entre o capital intelectual e as estratégias, objetivos e metas de uma organização. Além disso, outros ganhos ao se adotar boas práticas de RH são:
- Maior abertura e estímulo à inovação dentro da empresa, o que aumenta, consequentemente, sua vantagem competitiva;
- Desenvolvimento natural de uma cultura organizacional alinhada às metas;
- Melhoria no desempenho dos negócios.
É preciso ter em mente que o departamento desempenha um dos papeis mais vitais na empresa, pois tem um peso muito grande nas rotinas do negócio e em suas diferentes atividades.
Ou seja, as organizações que investem no RH funcional estão aptas para potencializarem seu desenvolvimento de forma geral. Ao passo que, os resultados desse movimento também podem ser utilizados para trabalhar em técnicas de RH que lidam com possíveis fraquezas da empresa como um todo.
Como minha empresa pode ter um RH funcional?
O sucesso de uma área de Recursos Humanos mais funcional, no entanto, vai depender de quanto ela está alinhada aos indicadores da empresa. Para isso, antes de tudo, o departamento deve ter um entendimento completo das suas metas, objetivos e missão. Somente a partir desse pontapé inicial, o setor pode seguir o caminho para estruturar um gerenciamento eficaz.
Confira abaixo mais dicas de como a organização pode investir neste recurso
1. Definir o perfil de estratégia do RH
É essencial que as empresas tenham um planejamento estratégico para o RH, Independentemente do seu porte. Esse plano deve ser baseado em pesquisas para entender quem é e o que precisa os seus clientes internos e externos.
A ação engloba todos os setores da empresa. Além disso, também deve ser feito o alinhamento estratégico, garantindo que todas as áreas sigam as mesmas diretrizes da nova cultura organizacional.
2. Ferramentas que facilitam a gestão dos colaboradores
Entre os métodos indispensáveis para tornar o setor de RH funcional, destacamos a adoção de ferramentas como o aplicativo Oitchau, que reúne diversas funcionalidades muito úteis para a área e para a organização, de modo geral.
O registro ponto online para controlar a jornada de trabalho dos profissionais, a montagem de escalas de trabalho, a emissão do espelho de ponto, a programação de férias e recessos e o cálculo do banco de horas são exemplos de recursos que a plataforma oferece para a empresa. Todas essas funções estão de acordo com o determina a legislação trabalhista brasileira e suas diversas exigências.
O objetivo do Oitchau é que os gestores de RH e seus colaboradores estejam conectados através de um sistema moderno e inovador, que veio para mudar a forma como esse tipo de relacionamento se dá no cotidiano.
3. Criação de um banco de talentos
Uma das principais atribuições dos setores de RH nas empresas é fazer os processos seletivos para contratar bons profissionais, especialmente que tenham um bom fit cultural, o que evita problemas de curto e médio prazo, como o turnover, por exemplo.
Para que a escolha dos profissionais selecionados para entrevistas e testes seja sempre otimizada e as melhores pessoas sejam escolhidas, ter um bom banco de talentos é fundamental.
O indicado é que todos os currículos enviados para a empresa, por canais, como o site ou as redes sociais da organização, sejam armazenados e guardados em um sistema, para que possam ser feitas buscas de acordo com o perfil desejado para a contratação.
Também é possível utilizar filtros nesses bancos, para que sejam encontradas apenas as pessoas que realmente se encaixem no perfil necessário para uma vaga, como as que cursaram uma determinada faculdade ou curso de pós-graduação.
4. Pesquisa de clima também pode ajudar a desenvolver um RH funcional
Ferramenta de extrema importância para a empresa, a pesquisa de clima organizacional é um medidor que mensura o grau de satisfação dos colaboradores em relação a diversos tópicos que podem ser levantados, por meio de métricas firmes e consistentes.
É possível fazer perguntas sobre a infraestrutura do local de trabalho, as políticas de cargos e salários, as qualidades e defeitos das lideranças, entre outros temas, de modo que se possa mensurar o que está bom e o que precisa ser melhorado na organização como um todo, sobretudo, no setor de RH.
Para que as pesquisas sejam respondidas com mais sinceridade, o ideal é que elas sejam feitas de forma anônima, ou seja, sem que os colaboradores precisem se identificar ao preencher o questionário. Isso evita que eles se sintam intimidados por fazerem críticas à companhia, por exemplo.