Growth Hacking é um termo que denomina um conjunto de estratégias focadas exclusivamente no crescimento acelerado de um negócio. Geralmente, o método é utilizado em relação a startups em estágio inicial, que precisam crescer em pouco tempo e com orçamentos enxutos.
Em linhas gerais, o objetivo das estratégias de hacking é geralmente adquirir o maior número possível de usuários ou clientes, gastando o mínimo possível.
Vamos apresentar abaixo mais informações sobre o conceito. Acompanhe!
Definição de Growth Hacking
Em inglês traduzido ao pé da letra, o conceito significa crescimento (growth) e brechas (hacking). Ou seja, Growth Hacking é a prática de identificar possíveis “brechas” (oportunidades) que vão viabilizar uma empresa a crescer exponencialmente.
Em linhas simples, ao invés de buscar esse crescimento de forma convencional, a metodologia consiste em optar por um meio diferente — caminhos mais disruptivos, criativos e baseados em experiências.
Além de se tratar desse conjunto de técnicas de marketing e gestão, o Growth é uma maneira de pensar, uma mentalidade, um foco. Aliás, é por meio destas técnicas que se torna possível crescer bastante, de um modo rápido e sustentável.
Outro ponto interessante é que o conceito também já está atrelado à aceleração de startups, como citamos brevemente no início do artigo, uma vez que este tipo de empresa procura um crescimento pouco custoso e em um curto período.
As startups já nascem com a mentalidade de Growth Hacking, e por isso acabam não tendo que se reajustarem a esta nova forma de olhar para os negócios — elas não possuem departamentos de marketing tradicionais isolados das outras áreas, por exemplo: já implementam uma área totalmente focada em crescimento, com uma equipe multidisciplinar. Muitas vezes nessas equipes são incluídos os profissionais de marketing, de vendas, de pós vendas e de sistemas de informação.
O conceito, no entanto, também está sendo expandido nas grandes empresas, atraídas pelo interesse em crescer por um custo baixo. Contudo, estas empresas precisam de se adaptar a esta nova realidade, já que foram estruturadas tendo em vista os métodos do marketing convencional.
O conceito substitui o marketing digital?
Não. No entanto, de fato, na prática, estão longe de serem entidades separadas — o Growth Hacking e o marketing digital estão intrinsecamente vinculados. A mentalidade compartilhada por trás de ambos é uma ênfase na experimentação, criatividade e mensuração de dados para se alcançar resultados muitas vezes ousados.
Os hackers e o marketing compartilham os mesmos princípios fundamentais e podem até compartilhar as mesmas métricas — maior envolvimento, maior conversão, maior retenção. A principal diferença entre os dois é o escopo de seus objetivos.
Um profissional de marketing pode usar a taxa de engajamento para analisar uma meta geral de conscientização da marca. Por outro lado, o hacking pode estabelecer uma meta de dobrar o compartilhamento e interação com a empresa nas redes sociais, por exemplo.
Na prática, as atividades de marketing digital podem ter um foco amplo que abrange qualquer parte do funil de vendas, enquanto a área de Growth depende da definição de metas alcançáveis e altamente definidas, para se alcançar um resultado específico e singular de crescimento.
Como implementar o Growth Hacking na sua empresa
Antes de aplicar o conceito aos negócios, é preciso seguir alguns passos básicos, o primeiro passo é conhecer o funil do Growth Hacking.
E sim, a área também possui um funil, no entanto, precisamos ressaltar, ele é diferente do famoso funil de vendas de Inbound Marketing: trata-se do funil do pirata — o mesmo recebeu esse nome porque suas iniciais em inglês formam a palavra AARRR, expressão comumente usada entre os piratas.
- Aquisição (Acquisition): práticas para atrair e conquistar o público;
- Ativação (Activation): foca em proporcionar uma boa primeira experiência ao consumidor;
- Retenção (Retention): fase na qual os clientes já estão satisfeitos e continuam usando o produto/serviço da empresa;
- Receita (Revenue): momento no qual os consumidores passam a utilizar os serviços pagos da empresa, sem ser a versão teste ou gratuita;
- Indicações (Referral): quando eles indicam a empresa para os amigos, para que eles também virem potenciais consumidores.
O funil do pirata não tem uma demarcação clara de estágios. Alguns deles, inclusive, caminham juntos. No caso do Growth Hacking, o importante é identificar em quais etapas do funil estão os principais problemas e, assim, melhorá-los.
Além disso, por trás de qualquer atividade eficaz na área de Growth, seja em uma startup ou em uma grande empresa, há um processo rigoroso e estruturado, baseado em interação e escalabilidade.
- Aperfeiçoe seu produto: analise as necessidades e preferências do seu mercado-alvo e use esses dados para aprimorar seu produto. Os hackers em crescimento chamam isso de “ajuste do mercado do produto”. É importante garantir que sua oferta seja a mais forte possível antes de usá-la como um catalisador de crescimento.
- Defina metas mensuráveis: o sucesso do conceito consiste em definir metas precisas e acionáveis que irão alimentar a meta geral de crescimento. Isso limitará a tentação de ampliar seu foco e maximizar o tempo que a empresa pode gastar em testar e refinar a sua abordagem.
- Teste a abordagem: o Growth Hacking é sustentado pela criatividade e pela experimentação. O teste é essencial para avaliar o que funcionará e o que não funcionará para a empresa. Mantenha seus testes simples e registre os dados para poder implementar as melhores combinações para melhorar a sua régua de crescimento.
- Analise o desempenho: análises são essenciais para manter o controle das metas. Ao planejar seu progresso, esses dados também podem ser usados para ajustar e adaptar outras áreas do processo, de acordo com o seu produto e objetivo.
- Otimize: se isso envolve implementar uma abordagem totalmente nova ou refinar um esforço anterior, existe um valor no conceito de “aprender fazendo”. O sucesso, como a maioria das coisas, virá com um pouco de paciência e prática.
As organizações não devem se prender apenas em saber se o resultado foi atingido ou não. É necessário procurar entender por que deu certo; por que não deu certo, o que poderia ser alterado e assim por diante. Todas essas percepções devem ser registradas, para que elas também possam ser implementadas nas outras experiências.
Estratégias de Growth
Se enquadram em três áreas principais:
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de produto;
- Publicidade.
Dependendo das táticas usadas, o marketing de conteúdo pode ser uma maneira de baixo custo para divulgar o seu produto.
Podemos citar atividades típicas de marketing que podem alavancar o crescimento e presença da empresa. São algumas delas:
- Criar um blog para produzir conteúdo rico;
- Participar de blogues referências no modelo de negócio da empresa;
- Criar e compartilhar conteúdo nas redes sociais;
- Escrever e-books e whitepapers;
- Participar de podcasts;
- Promover webinars;
- Realizar concursos culturais;
- Contratar influenciadores digitais para divulgar a marca;
- Promover e participar de workshops, fóruns e grupos relevantes;
- Utilizar o e-mail marketing para criar uma conexão mais forte com os seus usuários;
- Melhorar a visibilidade do conteúdo seguindo as estratégias de SEO;
- Ser citado e reconhecido como referência na comunidade empresarial e em sites relevantes.