O Supply Chain é um conjunto de processos e de etapas necessárias para produzir e entregar um produto. Diz respeito a tudo o que é necessário para que ele chegue ao consumidor final, de modo que começa na obtenção da matéria-prima e termina ao ser entregue.
Por isso, trata-se de um termo que engloba diferentes necessidades e responsabilidades. Corresponde a uma cadeia complexa de ações e agentes que estão envolvidos e atuam para que um produto possa ser produzido e chegar até o seu consumidor.
Embora a cadeia seja comum em diferentes empresas, muitas não a enxergam como um processo integrado, o que pode causar prejuízos, bem como encontrar gargalos que impedem o desenvolvimento esperado das atividades.
Continue por aqui, saiba mais sobre o conceito e como o aplicar na prática!
O que é Supply Chain?
A expressão corresponde à “cadeia de suprimentos”, conceito comum no ramo de indústrias. Ela corresponde ao conjunto de etapas e processos envolvidos na produção e distribuição de um produto. Assim, inicia na obtenção de matérias-primas e termina na entrega do produto final ao consumidor.
Uma cadeia de suprimentos envolve todos os estágios de transformação e movimentação dos materiais, informações e recursos que são empregados na criação e na distribuição de um produto.
Ela é fundamental dentro das empresas. A eficácia da cadeia de suprimentos é indispensável para o sucesso da corporação, na medida em que impacta diretamente na capacidade dela de satisfazer as demandas dos clientes.
Não apenas isso, mas na capacidade de controlar e prover os custos necessários durante a produção e a distribuição dos produtos. Ainda, de manter uma vantagem competitiva no mercado.
Quais são os objetivos do Supply Chain?
A organização de uma cadeia de suprimentos tem diversos objetivos e todos eles têm grande relevância para empresas das mais diferentes naturezas. Conheça os principais deles.
Eficiência
O Supply Chain pretende maximizar a eficiência de todas as etapas do processo de produção e distribuição. Isso se ilustra na redução dos tempos de espera e otimização dos recursos disponíveis, sejam humanos, tecnológicos ou materiais.
Diminuição de custos de produção
A organização de uma cadeia de suprimentos também visa a redução dos custos em todas as etapas.
Isso pode acontecer de diferentes formas, desde a otimização de recursos até as negociações com fornecedores e adoção de práticas mais eficientes.
Qualidade
O Supply Chain busca garantir que os produtos e serviços entregues aos clientes atendam ou excedam suas expectativas.
Por isso, envolve a qualidade das matérias-primas, do processo de produção e da logística.
Flexibilidade
A cadeia de suprimentos deve ser capaz de se adequar às mudanças, sejam elas de demandas do mercado, preferência dos consumidores ou mesmo em razão de matérias-primas, condições, rotas, etc.
Velocidade
Por meio de uma cadeia de suprimentos bem definida é possível visualizar gargalos que levam à perda de tempo e aumentam o prazo de produção e entrega do produto final. Por isso, é possível reduzi-lo com eficiência.
Satisfação do cliente
O Supply Chain também pretende fazer com que produtos sejam entregues no prazo certo, na quantidade correta e com a qualidade esperada, de modo a conquistar a fidelidade do consumidor.
Quais são os agentes envolvidos na cadeia de suprimentos?
O Supply Chain envolve diversos setores e agentes. Isso é natural, na medida em que ele engloba a gestão de compras, o armazenamento, a produção e a distribuição de produtos, bem como a relação com parceiros externos, como fornecedores.
Dessa maneira, essa cadeia é composta por diversos elementos, que incluem:
- Fornecedores de matérias-primas, componentes ou serviços necessários para a produção;
- Fabricantes que transformam a matéria-prima em produto;
- Distribuidores que se responsabilizam pelo transporte dos produtos acabados. Isso envolve o armazenamento e entrega;
- Varejistas que vendem os produtos diretamente aos consumidores finais;
- Logística para o gerenciamento dos fluxos de materiais, informações e recursos ao longo de toda a cadeia;
- Tecnologia da informação, que oferece sistemas e tecnologias que são utilizados para rastrear e gerenciar informações ao longo da cadeia de suprimentos. Isso inclui, por exemplo, software de gestão de estoque, sistemas de rastreamento de mercadorias, etc.
Como implementar o Supply Chain na sua empresa?
Implementar uma cadeia de suprimentos eficaz em uma empresa requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem estratégica.
Aqui estão algumas etapas-chave que podem ajudar na implementação bem-sucedida da cadeia de suprimentos:
Avalie e mapeie a cadeia de suprimentos atual
O primeiro passo é avaliar e entender como os materiais, informações e recursos fluem, hoje, na sua cadeia de suprimentos. Aqui, veja o que funciona e o que tem problemas e quais são os possíveis pontos de melhoria.
Por exemplo, veja quais são as tecnologias empregadas e se não existem soluções mais modernas, com informações em tempo real, que possam melhorar o processo.
Igualmente, analise todas as fases e veja se algumas não se repetem ou perdem tempo excessivo com atividades que poderiam ser automatizadas ou que são dispensáveis.
Defina objetivos e estratégias
A organização de um Supply Chain deve ter objetivos claros.
Por exemplo, é possível desenvolvê-lo para reduzir os custos, aumentar a eficiência ou melhorar o atendimento ao cliente. A partir deles, pense em estratégias que são úteis para alcançá-los.
Selecione fornecedores e parceiros
A cadeia de suprimentos depende de fornecedores e parceiros de negócios que atendam às necessidades da sua empresa. Isso inclui questões como qualidade, confiabilidade e custo.
Invista em tecnologia e sistemas de informação
A cadeia de suprimentos pode alcançar outro patamar ao contar com tecnologia adequada. Quando ela tem à disposição ferramentas de informações em tempo real baseadas em AI e machine learning, estamos diante de um Supply Chain 4.0.
Existem diferentes sistemas que são adequados para gerenciar e otimizar as operações da cadeia de suprimentos. Por exemplo, software de gestão de estoque e sistemas de planejamento de recursos empresariais.
Gerencie o relacionamento com fornecedores
É importante estabelecer práticas de gestão de relacionamento com fornecedores. Isso é útil para garantir uma comunicação eficaz e resolver problemas rapidamente.
Monitore o desempenho
O uso do Supply Chain exige a utilização de métricas e de indicadores de desempenho para entender se as estratégias estão dando os frutos desejados e para identificar erros e espaços de melhoria.
Para saber mais sobre conteúdos como este, acompanhe o nosso blog!