A gestão de horas de um time de logística é de grande importância para as empresas. Afinal, o tempo de jornada e a forma como ele é utilizado têm relação direta com o engajamento, produtividade e eficácia das operações.
Ao mesmo tempo, saber como gerir o tempo de trabalho de modo a torná-lo mais produtivo é essencial para diferentes equipes, inclusive para a de logística, cujas responsabilidades são complexas e variadas.
Por que a gestão de horas é importante para os times de logística?
Primeiramente, porque o controle de horas é uma obrigação legal para qualquer empresa que tenha em seus quadros 20 ou mais colaboradores. Somente a partir dela é possível pagar corretamente as horas de trabalho.
Em segundo lugar, porque a logística envolve o planejamento, implementação e controle de todos os processos referentes ao transporte, armazenagem, distribuição, manuseio de materiais e gestão da cadeia de suprimentos.
Ou seja, o setor tem uma grande responsabilidade na eficiência da empresa e da sua prestação de serviços ou produtos. A importância das tarefas faz com que a gestão de horas de um time de logística seja imprescindível para o sucesso da organização.
Somente a partir da gestão de horas é possível entender problemas na produtividade e na assiduidade dos colaboradores. Igualmente, por meio dela se tem acesso a informações importantes que revelam sobre o engajamento das equipes.
Tudo isso leva a um terceiro motivo que explica a importância de gerir as horas da equipe de logística. Ela dá aos gestores dados que podem ser utilizados para desenvolver políticas internas de trabalho, tanto para engajar quanto para superar gargalos e problemas.
Como fazer o controle de horas de um time de logística?
O controle de ponto dos colaboradores da equipe de logística pode ser feito por um cartão ponto. O modelo mais moderno e eficaz deste tipo de sistema é o digital.
Um sistema digital de ponto é capaz de realizar a captação das marcações e o processamento das informações. Com isso, organiza-as imediatamente e atualiza os dados obtidos.
Desse modo, ele permite que se saiba a qualquer momento quantas horas foram trabalhadas até então em um mês, o número de horas extras, atrasos, faltas, etc.
Além disso, o sistema digital de ponto se destaca por manter as informações de jornada na nuvem. Isso é importante porque oferece segurança e proteção contra manipulações. Ao mesmo tempo, porque gera transparência.
A transparência decorre da possibilidade de que os colaboradores e gestores confiram as informações de ponto a qualquer momento.
Ainda, este tipo de sistema de controle e gestão de horas para o time de logística gera o cartão ponto automaticamente. Para tanto, realiza os cálculos de horas, organiza-as no documento de controle e compartilha informações com softwares de holerite.
Portanto, trata-se de uma solução para desburocratizar o trabalho do RH. Ao contar com um sistema digital de ponto, ele pode se voltar ao que realmente é necessário e requer o trabalho humano: a gestão de pessoas e de políticas internas.
Por fim, saiba que o cartão ponto digital também é a solução perfeita para empresas que adotaram os regimes home office ou híbrido. Igualmente, para quem tem equipes em trabalho externo.
Isso acontece porque o sistema como o da Oitchau pode ser acessado por meio de quiosques físicos ou de aplicativo para celular.
Como fazer a gestão de horas de um time de logística?
A gestão de horas de um time requer uma série de cuidados e passos. Conheça os principais deles e saiba como gerenciar o tempo de trabalho.
Use um controle de ponto digital
Em primeiro lugar, a gestão de horas de um time de logística e de outros setores depende do uso de um sistema de controle do tempo de trabalho.
A melhor alternativa para isso corresponde ao sistema de ponto digital Oitchau. Ele é moderno, conta com tecnologia de ponta, como Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, além de ser compatível com o trabalho presencial ou remoto.
O sistema atualiza informações em tempo real, faz os cálculos automaticamente e gera documentos. Por isso, é um ótimo aliado contra a burocracia excessiva nas atividades de gestão de pessoas.
Use um timesheet
Além de usar um sistema digital de ponto, considere adotar um timesheet para fazer a gestão das horas de um time de logística.
Enquanto o cartão de ponto indica o número de horas trabalhadas em um dia, semana e mês, o timesheet aponta como essas horas foram utilizadas. Por isso, suas informações são imprescindíveis para que a gestão de horas seja possível.
O timesheet Oitchau é compatível com uma série de softwares de gerenciamento de projetos. Ele é fácil de usar, preciso e gera relatórios completos que são de suma importância para a gestão de tempo.
A partir dele é possível entender quais são as atividades mais demoradas. Igualmente, se houve aumento ou queda do tempo necessário para realizar certas tarefas. Ainda, ele traz informações que ajudam na análise da distribuição de tarefas e até mesmo das metas.
Cruze informações e obtenha relatórios
Use as informações a seu favor. Os sistemas de ponto digital e de timesheet geram relatórios com dados cruciais para a gestão de horas do time de logística.
Você pode usá-los junto com informações obtidas a partir dos feedbacks, da análise do alcance de metas e da avaliação interna que os colaboradores fazem da empresa.
Informações são imprescindíveis para o desenvolvimento de estratégias e decisões. Por isso, use-as e cruze-as para ter um entendimento profundo do negócio e escolher as melhores opções disponíveis.
Capacite os colaboradores
A gestão de tempo não se limita à análise das jornadas e da ocupação delas pelo RH e gestores. Ela também se refere ao conhecimento, pelas equipes, de como usar os períodos de trabalho da melhor maneira.
Por isso, capacite seus colaboradores para que eles aprendam a lidar com o tempo, priorizar tarefas urgentes, organizar a agenda e lidar com imprevistos. Isso impactará diretamente na produtividade e na qualidade dos resultados.