A gestão de benefícios é essencial para a empresa, na medida em que impacta na relação dela com os colaboradores, na atração e na retenção de talentos.
Para que ela realmente seja eficaz, precisa ter atenção a alguns pontos. Saiba quais são eles, como fazê-la e suas vantagens.
O que é gestão de benefícios?
A gestão de benefícios nada mais é do que o gerenciamento das vantagens que a empresa oferece para seus colaboradores além do salário.
Ela engloba a criação de benefícios. Também, a implementação deles, sua distribuição, seu pagamento e manutenção.
Embora essa gestão de benefícios caiba ao RH, ela depende de um trabalho conjunto que envolve, dentre outras equipes, a financeira.
Quais são os benefícios que a empresa pode oferecer aos colaboradores?
Existem dois tipos de benefícios: os obrigatórios e os facultativos. Os primeiros decorrem de lei, enquanto os segundos são fruto de políticas internas.
É importante ressaltar que uma vez que os benefícios estejam previstos nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) ou em regras internas, eles se tornam de aplicação obrigatória.
Quais são os benefícios obrigatórios?
São benefícios trabalhistas que estão previstos em lei:
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Décimo terceiro salário;
- Vale-transporte;
- Férias remuneradas com adicional de ⅓;
- Salário-família;
- Licença maternidade e paternidade.
Quais são os benefícios facultativos?
Por outro lado, são benefícios facultativos:
- Vale refeição;
- Vale-alimentação;
- Plano de saúde;
- Plano odontológico;
- Vale-cultura;
- Bolsa de estudo;
- Vale academia, etc.
Qual é a importância da gestão de benefícios?
A gestão de benefícios de uma empresa é de grande importância para a corporação. Ela pode garantir uma série de vantagens.
Atração de talentos
Em primeiro lugar, uma boa gestão de benefícios é capaz de atrair talentos para a empresa.
Os profissionais buscam locais que possam lhes oferecer contrapartidas, de modo que os benefícios são um grande fator de atração.
Por isso, uma empresa com uma política de benefícios bem estruturada tende a se destacar na disputa pelos melhores profissionais do mercado.
Retenção de talentos
A gestão de benefícios não apenas auxilia na atração de talentos, mas também na retenção deles.
Os profissionais sempre estão, naturalmente, buscando as melhores condições possíveis. Por isso, uma empresa sem bons benefícios tende a perder talentos.
Engajamento dos colaboradores
Bons benefícios engajam os colaboradores, que tendem a vestir a camisa da empresa de maneira natural.
Com benefícios que impactam suas vidas positivamente, os colaboradores se sentem valorizados.
Aumento da produtividade
Trabalhadores engajados são mais produtivos e focados. Eles se sentem bem no lugar em que estão e, por isso, têm sua concentração focada 100% nas suas atividades.
Melhora do clima organizacional
O clima organizacional da empresa melhora significativamente quando ela realiza uma gestão de benefícios. Isso ocorre por um sentimento de felicidade em relação ao trabalho.
Relação entre empresa e colaboradores
Uma boa gestão de benefícios faz com que a relação entre empresa e colaboradores melhore gradualmente.
Os colaboradores se sentem ouvidos e valorizados. Com isso, conflitos com os gestores tendem a diminuir.
Como realizar a gestão de benefícios da empresa?
Para que os benefícios da empresa realmente possam oferecer as vantagens acima, sua gestão requer alguns cuidados. Veja quais são.
Conheça o perfil dos colaboradores
Primeiramente, é essencial que a empresa considere o perfil dos seus colaboradores ao estipular políticas de benefícios.
Por exemplo, de nada adianta oferecer planos de academia caso seus funcionários não tenham interesse por este tipo de atividade física.
Do mesmo modo, o vale-cultura pode ser inútil caso se trate de uma empresa em cidade pequena, onde não existem teatros, cinemas e casas de eventos.
Por isso, considere o perfil dos funcionários e estes contextos. Além disso, a empresa também pode pensar na sua cultura e nos seus valores durante a decisão dos benefícios.
Um bom exemplo disso é a possibilidade de uma empresa voltada à área da educação oferecer bolsas de estudo.
Igualmente, uma empresa que tem como valor a vida saudável oferecer Gym Pass, parcerias com empresas de alimentos naturais, dentre outras coisas.
Escute seus colaboradores
Os benefícios se voltarão aos colaboradores. Por isso, é importante que sejam do interesse deles. Isto é, que realmente os toquem e sejam úteis para eles.
Neste caso, considere fazer uma pesquisa interna. É possível criar enquetes com possíveis benefícios para que os funcionários indiquem os de sua preferência.
Considere os benefícios obrigatórios e facultativos
A gestão de benefícios requer a consideração daqueles obrigatórios – como FGTS e vale-transporte – e dos facultativos.
Os primeiros, como o nome já diz, devem ser disponibilizados obrigatoriamente. Os demais, então, serão aqueles que a empresa criará para seus funcionários.
Vá além dos benefícios comuns
Uma boa forma de fazer a gestão de benefícios é buscar fugir daqueles comumente oferecidos.
O plano de saúde, por exemplo, tornou-se comum. Isso não significa que não seja importante e que a empresa não deve oferecê-lo, mas sim que ela deve ir além.
O oferecimento de benefícios diferentes permite à empresa se destacar diante da concorrência na luta pela atração de talentos.
Flexibilidade, home office, day-off de aniversário, auxílio-creche, vale combustível e benefícios de bem-estar físico e psicológico estão entre eles.
Analise o custo-benefício de cada um dos benefícios
Os benefícios custam dinheiro, isso é inegável. Eles são um investimento que pode trazer vantagens, como já visto.
Por isso, antes de elencá-los a empresa deve considerar o número de colaboradores e o custo que cada benefício terá.
Além disso, deve considerar que alguns benefícios podem trazer contrapartidas benéficas à empresa, como isenções fiscais.
Este é o caso das empresas que oferecem auxílio-alimentação e estão inscritas no PAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador.
Ainda, na gestão de benefícios a empresa pode buscar parcerias com outras empresas, como é o caso de academias, faculdades e cursos.
Estipule regras de acesso aos benefícios
Por fim, após fazer todas as considerações acima, lembre-se de estipular as regras que regerão os benefícios.
Por exemplo, se é possível ter acesso a todos ou se o colaborador deve escolher os de sua preferência. Igualmente, os requisitos para alcançar cada vantagem.
Divulgue todas essas regras para os colaboradores de modo que eles fiquem cientes das políticas de benefícios.