A gestão de carreira envolve uma série de estratégias que podem mudar a maneira como os colaboradores lidam com suas atividades.
Por meio dela, é possível conquistar mais foco e produtividade, bem como reter talentos.
Tudo isso acontece porque essa gestão auxilia os trabalhadores a compreenderem onde querem chegar e como alcançar seus objetivos.
Ao mesmo tempo, permite à empresa desenvolver um ambiente produtivo e que permita aos colaboradores seu desenvolvimento.
O que é gestão de carreira?
A gestão de carreira corresponde a um processo de planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de uma trajetória profissional.
Ainda que ela possa ser colocada em prática pelo próprio trabalhador, também deve ser promovida pelo RH.
A partir desta gestão é possível identificar onde o trabalhador deseja chegar e o que ele deve fazer para isso.
Por exemplo, desenvolver habilidades, alcançar metas, aprofundar-se em seus conhecimentos, etc.
Na gestão, o colaborador não apenas entende quais são os seus objetivos, mas também compreende quais são os passos para alcançá-los.
Isso o auxilia a tomar decisões estratégicas e a reconhecer necessidades e oportunidades.
Neste sentido, a gestão é importante também porque permite aos colaboradores valorizar a jornada até o objetivo final.
A partir dela, é possível entender atividades, oportunidades e cursos como degraus necessários para chegar até o topo.
Gestão de carreira x Plano de carreira
O plano de carreira corresponde a uma das fases da gestão de carreira. O primeiro se refere a objetivos de curto e médio prazo para alcançar um patamar profissional.
Por exemplo, para conseguir uma promoção ou mudar de área.
Por outro lado, a gestão de carreira é contínua e acompanha diversos planos, os quais se sucedem.
Ela visa entender quais são as estratégias necessárias, em cada período, de acordo com os objetivos ali presentes.
Por exemplo, considere um trabalhador que trabalha como analista e pretende se tornar gestor.
Para isso, há um plano. Contudo, a gestão não se encerra nele, pois esse objetivo será sucedido por outros.
Além disso, a gestão, diferentemente do plano, é mais flexível. Ela trabalha com mudanças do mercado e com alterações nas próprias perspectivas dos colaboradores.
Por isso, adapta-se frequentemente e não se encerra ao final de cada plano ou capítulo dele.
Qual é o papel do RH na gestão de carreira?
O RH desempenha um papel crucial na gestão estratégica de carreira. Afinal, ele é o departamento que está por trás da gestão de pessoas e da organização de cargos dentro da empresa.
Confira como o RH atua sobre a gestão de carreiras e talentos:
- Desenvolvimento de talentos;
- Planejamento de sucessão de cargos;
- Programas de desenvolvimento e capacitação;
- Avaliações de desempenho;
- Mobilidade interna;
- Seleção, recrutamento e retenção de talentos.
Quais são as vantagens da gestão de carreira?
Tanto os profissionais quanto a empresa encontram uma série de vantagens na promoção da gestão estratégica de carreira. Conheça os principais.
Mudanças de perspectivas
Uma das vantagens que a empresa encontra ao adotar a gestão de carreiras e talentos corresponde às mudanças de perspectivas dos seus colaboradores.
Isso acontece especialmente em dois pontos. O primeiro deles se refere à valorização das experiências e ao reconhecimento de oportunidades.
O segundo, por outro lado, corresponde ao abandono de hábitos e comportamentos que não somam ao crescimento.
Ao final, isso é importante para o trabalhador, que consegue ressignificar sua carreira ao mesmo tempo, em que compreende como chegar até seus objetivos. Igualmente, para a empresa, que conta com um profissional mais focado e engajado.
Realização profissional
A gestão de carreiras visa auxiliar os colaboradores a avançarem em suas carreiras. Com isso, é útil ao permitir-lhes chegar em seus objetivos, o que também traz reflexos financeiros.
Desse modo, o RH pode, por meio da gestão de carreiras e talentos, trabalhar em prol da realização profissional dos seus funcionários. Ela, por si só, diminui o absenteísmo, a rotatividade e melhora o clima organizacional.
Retenção de talentos
A gestão de carreira é uma excelente estratégia para reter talentos para a sua empresa.
Isso acontece por diversas coisas, que incluem a felicidade em relação às atividades, à contrapartida financeira e ao sentimento de valorização que os colaboradores têm.
Além disso, a gestão é importante especialmente porque demonstra ao colaborador que ele pode, sim, crescer dentro da organização.
Ou seja, que seus esforços não são em vão e que existe um caminho que ele pode trilhar para avançar em sua carreira.
A retenção de talentos ganha importância pela possibilidade de contar com bons profissionais. Também, pelo fato de que ajuda a empresa a economizar, pois dispensa gastos constantes decorrentes de processos de seleção e das rescisões.
Equilíbrio entre vida social e profissional
Uma gestão de carreiras eficaz é capaz de trazer mais equilíbrio para os trabalhadores no que diz respeito à relação entre suas vidas profissionais e sociais.
Afinal, a gestão visa garantir a realização do trabalhador, ao mesmo tempo em que lhe permite equilibrar setores diferentes da vida e obter segurança nas finanças.
A soma disso reflete em mais foco, produtividade e na melhoria do clima organizacional.
Desafios da gestão de carreira
A gestão de carreiras nas organizações também enfrenta alguns desafios. Eles precisam estar no radar do RH para que não impeçam a eficácia dos seus esforços. São eles:
- Mudanças constantes no mercado decorrentes de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas;
- Competição interna;
- Alinhamento de objetivos corporativos e pessoais;
- Necessidade de investimento em tecnologias e cursos;
- Resistências às mudanças, etc.
Como fazer a gestão de carreira nas organizações?
Apesar dos desafios, o RH é plenamente capaz de atuar na gestão de talentos e carreiras. Para isso, deve:
- Desenvolver um plano de carreiras e talentos;
- Investir em mentoria para apoiar o crescimento dos colaboradores;
- Determinar requisitos para a ocupação de cargos e, consequentemente, para promoções;
- Alinhar, junto aos colaboradores, os objetivos de cada um deles e como é possível desenvolvê-los;
- Oferecer cursos e treinamentos;
- Apoiar a educação e o desenvolvimento contínuo;
- Realizar avaliações constantes, com políticas de feedback;
- Manter uma boa comunicação com os colaboradores e gestores.
Com isso, torna-se possível alinhar os objetivos da empresa e dos colaboradores, ao mesmo tempo, em que a corporação pode garantir o acesso às inúmeras vantagens da gestão de carreira.