O planejamento estratégico é um conceito rico e que oferece uma série de benefícios às empresas, especialmente porque é essencial para que elas alcancem suas metas.
Saiba como ele funciona, sua importância e como colocá-lo em prática. Assim, garanta um futuro de sucesso para a empresa.
O que é planejamento estratégico?
Planejamento estratégico nada mais é do que um plano, um esquema ou processo sistêmico que permita à empresa (ou a um profissional) chegar aos seus objetivos.
Todos possuem sonhos e metas. Todavia, alcançá-los não é algo simples e que pode ser feito em um estalar de dedos.
Eles requerem organização e reflexão. Com isso, torna-se possível determinar claramente os prazos necessários para atingi-los.
O planejamento, portanto, envolve o cenário em que a empresa se encontra, bem como do mercado e da economia.
Igualmente, a ciência do que exatamente se espera do futuro e a estipulação de ações que possam levar a organização até ele.
Desse modo, ele é um conceito complexo que envolve uma série de outros conceitos. Por exemplo, o planejamento estratégico requer que a empresa saiba quais são seus objetivos em curto e a longo prazo.
Da mesma maneira, ele também pede a análise de recursos disponíveis – sejam eles humanos, financeiros ou estruturais – e a identificação de riscos ou falhas que podem impedir o alcance do que se deseja conquistar.
Planejamento estratégico x Objetivo estratégico
O planejamento estratégico está intrinsecamente relacionado com o objetivo estratégico. O primeiro se refere aos passos necessários para alcançar o segundo.
Ou seja, o planejamento nada mais é do que um caminho que poderá levar a organização até o patamar desejado, o qual é representado pelo objetivo estratégico.
Note, aliás, que sem conhecimento do objetivo o planejamento não tem capacidade de ser eficaz. Somente é possível determinar os passos e cuidados para chegar a algum lugar se sabemos, antes, onde desejamos saber.
Por isso, esses conceitos andam lado a lado e são codependentes.
O planejamento precisa ser precedido pela determinação de quais são as metas da empresa.
A partir disso, então, é possível entender o restante do cenário e como chegar até elas.
Dentre os principais objetivos estratégicos de empresas estão, por exemplo, a possibilidade de expansão, a chegada em novos mercados, a inovação e novos lançamentos de produtos ou de serviços.
Note que tudo isso é um fim em si mesmo.
Por isso, enquanto o objetivo mostra onde está a faixa de chegada nesta corrida, o planejamento demonstra como será possível realizá-la e vencê-la para que os envolvidos subam no pódio.
Por que fazer um planejamento estratégico?
Existem diversos motivos pelos quais fazer um planejamento bem estruturado é essencial. Primeiramente, porque somente assim a empresa faz escolhas conscientes de seus objetivos e como alcançá-los.
Neste sentido, considere que existem várias formas de se chegar até um lugar. Alguns dos caminhos são mais tortuosos e custosos, de modo que demandam mais gastos financeiros e de tempo.
Por outro lado, existem estratégias que podem diminuir a distância entre o ponto de partida e o de chegada.
Igualmente, que podem diminuir os recursos necessários ou, então, dar um uso melhor para eles, de modo que possam ser reaproveitados ou economizados.
Isso, por si só, demonstra a importância de realizar um bom planejamento estratégico dentro de uma empresa. Todavia, é claro que os benefícios dele não se resumem a isso. Eles também incluem:
- Agilidade na tomada de decisões;
- Diminuição de gastos e eliminação de desperdício de recursos;
- Priorização de tarefas mais urgentes ou que permitirão, no futuro, que outras sejam realizadas para o alcance dos objetivos;
- Possibilidade de trabalho sincronizado entre diferentes equipes que sabem para onde a empresa caminha e onde desejam chegar;
- Maior engajamento dos colaboradores, uma vez que eles entendem suas metas;
- Maior participação dos colaboradores para a elaboração de estratégias que levem a empresa aos objetivos traçados;
- Melhoria nos investimentos, que deixam de ser automáticos e começam a ser racionais, voltados às metas empresariais;
- Aumento da produtividade, etc.
Quais tipos de empresas podem se beneficiar com planejamento estratégico?
Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas podem se beneficiar com o planejamento de estratégias para o alcance de objetivos.
Na verdade, todos os tipos de instituições podem sair ganhando ao utilizá-lo no seu dia a dia.
Isso inclui grandes, médias e pequenas empresas, organizações não lucrativas e departamentos públicos.
Aliás, o planejamento sequer é exclusivo de pessoas jurídicas.
Pessoas físicas, como profissionais e estudantes, e grupos de pessoas, como no caso de grupos de estudos, também podem colher várias vantagens da aplicação desse conceito.
Como fazer um planejamento estratégico eficaz? Passo a passo
Já está mais do que claro que o planejamento é essencial para o alcance dos objetivos de uma organização. Mas, então, como fazê-lo? É isso que você encontra nos itens abaixo. Confira e coloque essas dicas e passos em prática!
Missão e valores da empresa
O planejamento estratégico requer, antes de tudo, que os gestores tenham ciência quanto aos valores e às missões da empresa. Os objetivos e as formas de alcançá-los dependerão disso.
Metas e objetivos
Em seguida, é importante que haja o estabelecimento de quais são os objetivos que se deseja alcançar.
Análise do ambiente interno e externo
O ambiente interno da empresa deve entrar em análise para que se entenda os pontos fortes e os fracos que ela possui, a fim de manter os primeiros e fortalecer os segundos.
Igualmente, o ambiente externo entra na conta, pois consumidores, o mercado e a economia, dentre outras coisas, impactam a empresa diretamente.
Desenvolvimento e implementação de estratégias
Agora chegou o momento de traçar os planos para o alcance dos objetivos estratégicos. Isso deve ocorrer de forma racional e com base em dados concretos sobre recursos, possibilidades, etc.
Além disso, a empresa deve gerar um plano de implementação das estratégias. Com isso, é possível treinar os colaboradores e colocá-los a par do que acontece e do que a empresa deseja conquistar.
Avaliação
O planejamento estratégico não se encerra em si mesmo. Uma vez que ele é desenvolvido para alcançar objetivos, é importante que a empresa analise, de tempos em tempos, se ele está obtendo sucesso.
Ou seja, ele requer avaliação recorrente. Com isso, torna-se possível entender se as previsões sobre o mercado e outros cenários estavam corretas, bem como se a alocação de recursos e esforços está gerando efeitos positivos.
Desse modo, pode-se adaptar o planejamento de modo que ele se adeque com o que está acontecendo e para que realmente possa direcionar a empresa rumo às suas metas.