As extensões do Chrome são bastante diversificadas e interessantes.
Plurais, elas podem se voltar para diferentes objetivos, inclusive para a produtividade, seja ela profissional ou estudantil.
Essas ferramentas auxiliam na gestão de tarefas e de tempo, bem como na organização de informações e na obtenção de dados relevantes para a produção.
Conheça 5 delas e veja como elas podem ajudar suas equipes!
O que são extensões do Chrome?
Primeiramente, cabe esclarecer o que são, exatamente, as extensões do Chrome. Pois bem, elas funcionam como pequenos softwares adicionados ao seu navegador da internet.
Neste caso, elas funcionam como SaaS, o Software as a Service, pois o funcionamento depende apenas da conexão com a internet. Algumas delas são pagas, enquanto outras são gratuitas.
As extensões podem pertencer tanto ao Chrome Web Store, do Google, quanto a terceiros. Elas são bastante variadas e têm uma série de funções. Conheça algumas das principais funcionalidades que podem apresentar:
- Bloqueio de anúncios;
- Temas e personalização do seu navegador;
- Gerenciamento de segurança e de senhas;
- Tradução de conteúdos em tempo real;
- Privacidade, com bloqueio de rastreadores;
- Redes sociais, para fins de compartilhamento de publicações ou conteúdos diversos;
- Produtividade, com a concessão de recursos adicionais em um só lugar.
5 extensões do Chrome para a produtividade ficar em alta
Existem milhares de extensões disponíveis para você usar com seu navegador da web. Como vimos, elas podem ter uma série de funções e existem aquelas que se voltam exclusivamente à produtividade.
Eles são úteis para empresas, gestores, equipes de trabalho e colaboradores. Reúnem ferramentas diversas em um só lugar, de modo que poupam o tempo ao mesmo tempo, em que enriquecem a execução das atividades.
Confira, abaixo, 5 extensões excelentes para instalar agora mesmo no seu Google Chrome. Saiba como elas podem ajudá-lo!
1. Timesheet Oitchau
Timesheet é o nome que se dá às ferramentas responsáveis por contabilizar o tempo que um colaborador ou uma equipe levam para concluir uma atividade. Com isso, ele faz a gestão das horas de trabalho.
Apesar disso, não se confunde com o controle de ponto. Este é um software que contabiliza o tempo da jornada do colaborador. Isto é, o número total de horas que ele trabalhou em um dia, semana ou mês.
Por outro lado, o timesheet se responsabiliza por determinar como essa jornada foi utilizada.
Ele é capaz de revelar quantas horas e minutos foram gastos em cada atividade. Para que realmente seja útil, deve oferecer precisão e relatórios.
Um timesheet que cumpre com esses requisitos é justamente o do Oitchau.
Moderno e fácil de utilizar, ele é uma extensão que pode ser utilizada tanto no Chrome quanto com ferramentas de gerenciamento e distribuição de tarefas, tais como o Trello.
O timesheet online oferece uma série de benefícios que impactam positivamente na produtividade das equipes de uma empresa.
Com a extensão para Chrome, você tem acesso a relatórios completos. Eles evidenciam diversas questões, como:
- Queda ou aumento do tempo necessário para execução de uma atividade;
- Aumento ou queda na produtividade;
- Necessidade de investimentos para modernização e automatização de tarefas burocráticas;
- Dificuldades na organização de tarefas;
- Problemas no engajamento;
- Sobrecarregamento de equipes e colaboradores, etc.
Com isso, reúne dados importantes para que a empresa possa desenvolver políticas e estratégias internas.
Dentre elas estão as de capacitação, engajamento, organização de projetos e até mesmo novas contratações.
2. Evernote Web Clipper
Outra extensão para o Chrome que ajuda a aumentar a produtividade é o Evernote Web Clipper. Ele não funciona apenas no navegador pertencente ao Google, mas também em outros como Mozilla Firefox e Safari.
Com ele é possível salvar destaques de páginas de web. Isso inclui artigos, imagens, PDFs, anotações, etc.
Além disso, ao salvá-los é possível fazer seus próprios comentários sobre cada um dos recortes.
Além disso, é possível compartilhá-lo com outras ferramentas, tais como o Gmail. A extensão também ganha pontos por ter sincronização em diferentes dispositivos.
Com isso, é possível salvar pesquisas com mais eficiência e encontrá-las rapidamente.
3. Trello
Uma das ferramentas mais conhecidas quando o assunto é gerenciamento de tarefas, o Trello se baseia em quadros e cartões de uso bastante intuitivo e fácil.
Neles é possível determinar o fluxo de tarefas, prioridades e as responsabilidades pelas atividades.
Além disso, o Trello é eficiente para que qualquer pessoa que o veja entenda em que fase se encontra um projeto ou uma tarefa que faça parte dele.
Os colaboradores podem indicar o início de atividades, eventuais suspensões delas e adicionar comentários e documentos.
Outro ponto interessante do Trello é que ele se apresenta em diferentes formatos.
Não apenas uma extensão do Chrome, ele também tem um aplicativo correspondente e permite o acesso pela página da web.
Por fim, saiba que ele é compatível com o timesheet do Oitchau.
Com a soma destas ferramentas o gestor conta com informações ricas que são úteis para a gestão de atividades e para o desenvolvimento de políticas internas do RH.
4. Forest
Esta é uma extensão para o Chrome que ajuda a acabar com as distrações que atrapalham a produtividade das suas equipes.
Para usar o Forest, primeiramente você deve listar quais são os sites que deseja bloquear durante o desenvolvimento de atividades profissionais.
Por exemplo, redes sociais, sites de notícias ou outros conteúdos que geralmente causam distrações e minam a produtividade.
Depois, então, basta estipular o tempo de bloqueio. Neste caso, não há necessidade de manter o bloqueio por todo o expediente, pois intervalos são importantes.
Os colaboradores devem ser incentivados a usá-lo conforme o tempo de certas atividades.
Com recursos de gamificação, a extensão simula uma árvore crescendo no tempo de bloqueio das atividades. Quem não suspender o bloqueio no tempo ganha recompensas.
5. Todoist
Outra extensão para Chrome que é útil para a produtividade é o Todoist.
Compatível com o timesheet Oitchau, ele tem objetivos semelhantes ao Trello: volta-se à organização de tarefas, responsabilidades e fluxo de atividades.
É possível fazer o controle de horas com o Todoist. Nele é possível elencar quais tarefas são prioridades, quais podem ser postergadas, criar anotações para a execução futura de atividades, criar listas e muito mais.