ilustração do setor administrativo

Setor administrativo: quais são suas principais responsabilidades e rotinas?

O setor administrativo de uma empresa, independentemente do porte dela, é um dos mais importantes e abrangentes.

Afinal, ele é responsável por uma série de atividades que são cruciais para a sobrevivência e crescimento da organização.

Apesar disso, é comum que surjam dúvidas sobre ele.

Elas se referem às funções, aos cargos que abarcam e à organização do setor. Isso é natural diante da sua complexidade e do posicionamento central que ele ocupa.

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Para conhecer mais sobre o setor e sua importância, continue a sua leitura. Abaixo você encontra as principais dúvidas sobre ele e as respectivas respostas.

Assim, fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre o tema!

O que é setor administrativo?

As empresas geralmente se dividem em dois grandes blocos: o administrativo e o operacional.

O primeiro é responsável por pensar e desenvolver metas e estratégias para alcançá-las, enquanto o segundo é aquele que realmente as coloca em prática.

Portanto, o setor administrativo corresponde ao setor estratégico da empresa. Ele engloba cargos e responsabilidades que direcionarão o trabalho do setor operacional.

Dessa forma, ele é decisivo tanto em relação às metas quanto às formas de chegar até elas.

O que faz o setor administrativo?

As funções do setor administrativo são bastante diversas, pois a tarefa de determinar metas e estratégias para alcançá-las não é algo simples.

Isso depende da consideração de uma série de questões, tais como:

  • Posicionamento da empresa;
  • Disponibilidade financeira;
  • Revisão de métodos já aplicados anteriormente;
  • Análise da composição das equipes e de suas necessidades;
  • Seleção e recrutamento de colaboradores aptos para desenvolver as atividades que levarão até os objetivos da empresa;
  • Desenvolvimento interno de políticas para engajar colaboradores, etc.

Aliás, essa pluralidade de funções e responsabilidades se deve especialmente porque o setor administrativo de uma empresa é composto por várias equipes.

A soma do trabalho delas reúne dados imprescindíveis para o posicionamento tático empresarial. Abaixo, confira algumas funções deste setor com base nas responsabilidades acima.

Controle financeiro

O controle financeiro está no cerne da sobrevivência e da saúde de uma empresa. Sem ele não é possível ter lucro ou qualquer tipo de especulação sobre possíveis ganhos e perdas.

O setor administrativo é responsável por fazê-lo por meio de equipes de contabilidade e de finanças. 

Eles são responsáveis pelo cumprimento de obrigações, controle de contas, gestão de caixa e por relatórios que ajudem no acompanhamento da situação financeira empresarial.

Também, na análise de projetos e da viabilidade deles do ponto de vista financeiro.

Controle de qualidade

O controle de qualidade também está dentre as funções do setor administrativo. Ele consiste no desenvolvimento de padrões e parâmetros de qualidade.

Esse trabalho é essencial para a relevância da marca no mercado.

Administração de serviços/produtos

Para que a empresa possa sobreviver e manter sua relevância ou aumentá-la, conforme for o caso, ela precisa acompanhar seu portfólio de produtos/serviços. 

A empresa deve entender se ele ainda abarca as demandas do público, o que está defasado e deve sair e o que falta neste catálogo. A isso se dá o nome de administração de serviços ou de produtos.

Gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos é uma das mais importantes tarefas do setor administrativo.

Afinal, sem trabalhadores não há o desenvolvimento de atividades; do mesmo modo, a qualidade do serviço que prestam impacta diretamente na qualidade do produto final.

Essa gestão, então, inclui desde os processos e estratégias de atração de talentos e de seleção até políticas internas que mantêm os colaboradores engajados e felizes.

Setores administrativos são compostos por diferentes equipes

As diversas atividades do setor administrativo incluem várias equipes, o que é essencial para a maior organização dele, que é amplo.

Assim, há uma divisão quanto à natureza das atividades, de modo que cada tipo cabe a uma equipe diferente.

Confira as principais:

  • Recursos Humanos;
  • Contabilidade;
  • Financeiro;
  • Logística, etc.

Não por acaso, muitas vezes esse super bloco é chamado de setor financeiro e administrativo.

Quais são os cargos no setor administrativo?

São diversos os cargos que compõe o setor administrativo, o que é bastante natural, vide a pluralidade de outros setores que ele abarca. Veja alguns deles:

  • Auxiliar Administrativo;
  • Analista de Estoque;
  • Assistente de Compras;
  • Auxiliar Almoxarifado;
  • Comprador;
  • Consultor de RH;
  • Recepcionista;
  • Secretária Executiva;
  • Supervisor de Limpeza, etc.

Além disso, aqui estão os diversos cargos com poder de decisão e de gestão, tais como:

  • CEO;
  • Diretores (administrativo, de compras, de riscos, geral, presidente, etc.);
  • Gerentes (administrativo, de compras, de serviços, de suprimentos, de expedição, financeiro, etc.);
  • Coordenadores (de administração, de contato, etc.).

Desse modo, trata-se de um setor complexo e cuja saúde é crucial para a sobrevivência e o crescimento da empresa.

Como organizar o setor administrativo de uma empresa?

Um setor tão importante quanto esse pode se beneficiar de algumas estratégias de organização. Conheça algumas delas.

Invista em tecnologia

Primeiramente, investir em tecnologia é uma ótima estratégia para organizar o setor administrativo.

Com isso, é possível automatizar tarefas burocráticas, modernizar o setor e conquistar mais produtividade e foco no que realmente importa.

Hoje existem diversos softwares que enriquecem o setor administrativo.

Por exemplo, de gestão de projetos, geração de holerites e controle de ponto. Todos eles são ótimos investimentos, pois se responsabilizam por funções repetitivas.

Rotinas de trabalho

Organizar rotinas de trabalho ajuda a manter o foco.

Estabelecer quais são as atividades prioritárias no dia a dia da empresa, quais são os seus responsáveis e os prazos para realizá-las é de grande importância para a organização do setor.

Para isso, uma boa ideia é utilizar um timesheet como o da Oitchau. Ele é uma ferramenta que estabelece quanto tempo cada colaborador leva para realizar uma atividade. 

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Com ela é possível entender o que é mais demorado e o que é mais rápido, quais são os trabalhadores mais ágeis em cada competência, quais requerem capacitação, dentre outras coisas.

Desse modo, ela reúne dados para a criação de uma rotina de trabalho.

Treinamentos e capacitação

O setor administrativo é responsável por funções cruciais dentro das empresas. Por isso, deve ser alvo de campanhas de capacitação e de treinamento.

Ajudá-los a se qualificar e a manter-se atualizados sobre as novidades do setor reflete positivamente na própria empresa.

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