Você já pensou em ter um site e-commerce?
Atualmente, empreendimentos virtuais são cada vez mais comuns e isso acontece por uma série de fatores: não é preciso dispor de um grande capital para abrir um e-commerce; seus produtos ficam disponíveis aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, entre outros.
O fato é, entretanto, que para que uma loja virtual tenha sucesso, é preciso planejamento, foco e ação, assim como acontece em empreendimentos físicos.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas importantes que poderão ajudá-lo a criar um site que atrai muitas vendas e que se destaca da concorrência. Veja a seguir.
Site e-commerce de sucesso: não abra mão do planejamento
Como mencionamos anteriormente, a facilidade de abrir um site e-commerce não exclui a necessidade de planejamento. Por esse motivo, a primeira dica é montar um plano de negócio completo e detalhado para a sua loja virtual.
Seu plano de negócios deve ser iniciado pelo próprio site da loja virtual, que deverá ser otimizado para que se destaque nos motores de busca (vide a próxima dica).
Defina prazos, metas em curto, médio e longo prazos, e determine todos os passos que precisará realizar para alcançar cada uma delas.
Obviamente, você poderá fazer ajustes ao longo do caminho, mas o planejamento é importante para que tenha foco e saiba exatamente o que tem que ser feito para alcançar o sucesso com seu empreendimento digital.
Vale ressaltar que é preciso ter pé no chão. Isso significa que, para começar corretamente, é preciso definir metas realistas, maneirando na ambição. Levar em conta o momento atual da economia do país é um dos requisitos para que estabeleça seu plano de ação.
Otimize sua loja virtual
Se você tem ótimos produtos e preços extremamente competitivos, mas não alcança seu público em potencial, você está perdendo oportunidades de negócios valiosas no seu site e-commerce.
Por esse motivo, como citado na dica anterior, no momento da criação do seu site é preciso investir em SEO. Mas o que é isso?
A sigla SEO (Search Engine Optmization ou Otimização para motores de busca) é uma técnica amplamente utilizada no marketing digital para que seu site esteja entre as primeiras posições de motores de busca como o Google, toda vez que um internauta digite uma determinada palavra-chave no campo de busca.
Embora pareça algo simples de ser aplicado, o SEO tem uma série de características e detalhes que apenas especialistas sabem fazer. Por esse motivo, investir em profissionais capacitados para fazer o SEO corretamente é a solução mais inteligente, sobretudo se o seu orçamento for limitado.
Vale lembrar que o SEO funciona muito bem e atrai mais visitas a sua loja virtual. No entanto, é uma estratégia de médio e longo prazo. Não esperar por resultados imediatos é uma boa estratégia e uma maneira de controlar a ansiedade de fazer vendas.
Outras maneiras de divulgar o seu site
Os links patrocinados do Google também são excelentes maneiras de divulgar seu negócio e atrair mais clientes em potencial à loja virtual.
Ao contrário do SEO, os links patrocinados do Google trazem resultados imediatos. No entanto, as visitas ao seu empreendimento digital só resultarão em vendas se você conhecer profundamente o seu público-alvo.
Quem são seus clientes? Quais as suas dores? O que eles buscam? Que soluções você pode oferecer a eles?
Todas essas são perguntas que deverão ser acrescentadas às famosas: faixa etária, nível educacional, gênero, etc., ao montar o seu público-alvo.
É por meio de visitas qualificadas, ou seja, pessoas que realmente procuram um produto como o que você vende, é que os links patrocinados trazem bons resultados. Fique atento.
Atenção à descrição dos produtos no site e-commerce
Apesar de serem textos curtos e que descrevem em detalhes as características de cada produto, é um boa ideia dedicar tempo para escrever a descrição de cada um de seus produtos em sua loja virtual.
Pense em palavras que atraiam o olhar do seu público e que realmente mostrem o que aquele produto pode trazer de valor ao dia a dia de quem o comprar. Vale a pena a dedicação.
Mantenha seu cliente informado
Outra forma interessante de criar um site que atrai muitas vendas é criar um blog para a publicação de conteúdo relacionado ao seus produtos.
No blog vale de tudo, desde que tenha a ver com o seu segmento: notícias sobre o setor, dicas e instruções para tirar o maior proveito possível de seus produtos, segredos de uso de seus produtos exclusivos aos seus clientes, etc.
Use a sua criatividade para educar e informar o seu cliente. Ele só terá a agradecer!
Pronto! Agora que você já conhece as dicas para ter um site e-commerce que atrai muitas vendas, é só colocar a mão na massa! Bons negócios!