O uso de timesheet no home office é uma ótima escolha para a sua empresa, especialmente para evitar os males do microgerenciamento e melhorar a gestão de projetos.
Por isso, esse tipo de ferramenta entra como uma das grandes aliadas para garantir o bom funcionamento da empresa, especialmente quando ela mantém trabalhadores em trabalho remoto, mas sem lhes tirar a autonomia.
Então, que tal conhecer mais sobre ela e como ela combate o microgerenciamento?!
Continue a leitura e saiba o que é um timesheet, como funciona, quais são as suas vantagens e como escolher a melhor opção do mercado.
O que é microgerenciamento e por que ele é nocivo à empresa?
Antes de tudo, é importante entendermos o que é microgerenciamento para, somente depois, vermos o que é o timesheet e como ele combate esse tipo de gestão, que é negativa.
Pois bem. Dá-se o nome de microgerenciamento à gestão que é excessivamente controladora e que se apega aos pormenores.
O termo representa, então, a gestão baseada nas pequenas coisas e não nas demandas realmente importantes, as macro.
Neste caso, trata-se de um gestor que deseja manter o controle sobre tudo.
Inclusive sobre os detalhes e sobre todas as ações que os colaboradores que compõem a sua equipe realizam.
Este tipo de gestão é nociva justamente por tirar dos colaboradores a autonomia.
Ela acaba minando todas as possibilidades de crescimento e desenvolvimento autônomo das equipes, bem como as sugestões de novos projetos e soluções.
É comum que equipes que trabalham sob este tipo de regime de gestão não tenham autorização para tomar qualquer decisão.
Mesmo que ela seja algo simples e que está sob a alçada dos colaboradores.
Ainda que o microgerenciamento não seja exclusivo do home office, é no trabalho remoto que ele se mostra mais agressivo.
Isso ocorre justamente porque os gestores sentem que perdem o controle das equipes quando elas não prestam serviços sob os seus olhos.
Ou seja, há uma sensação de descontrole e de desconhecimento sobre o que acontece no dia a dia da equipe pelo simples fato de que ela não se encontra no mesmo local em que está o gestor.
Portanto, é preciso que a empresa tenha estratégias e ferramentas que façam com que o gestor não se sinta ameaçado pelo home office de modo a adotar o microgerenciamento e prejudicar toda a equipe.
Uma delas é justamente o timesheet. Saiba mais sobre ele.
O que é timesheet?
Timesheet é uma ferramenta que se volta à contabilização do tempo que os colaboradores e as equipes levaram para executar cada tarefa que lhes cabia.
Ou seja, a partir dele o gestor reúne dados sobre gestão de tempo e sobre o avanço dos projetos.
A ferramenta indica quais atividades foram executadas, quais foram os responsáveis pela execução e o tempo que levaram para encerrar a tarefa.
Por isso, também pode ser conhecida como home office time tracker.
Note, então, que isso dispensa qualquer necessidade de interrupção constante dos colaboradores para que o gestor obtenha informações da jornada.
Com um timesheet no home office, o gestor consegue acompanhar suas equipes sem tirar delas a autonomia.
Como um timesheet online pode ajudar no home office?
Ainda que essa não seja uma ferramenta exclusiva para o trabalho remoto, pois é útil em todos os formatos de atividades, o timesheet no home office se torna ainda mais especial.
Veja suas principais vantagens!
Acompanhe a produtividade dos colaboradores com um home office time tracker
Com um timesheet online no home office, o gestor reúne dados que revelam informações importantes sobre a produtividade dos colaboradores.
Isso ocorre porque ele passa a ter noção do tempo de execução de uma tarefa.
Neste sentido, note que é possível comparar diferentes resultados (tempo por tarefa) de diferentes épocas e projetos.
Assim, o gestor pode saber se a produtividade se manteve no mesmo nível, baixou ou aumentou.
Quando o trabalhador passa a levar mais tempo para uma tarefa que antes executava com mais rapidez.
O gestor pode analisar se isso decorre de algum problema interno (falta de estrutura para trabalho, ausência de capacitação) ou externo (falta de interesse, etc.).
Portanto, o timesheet traz informações que o gestor pode usar para fazer a melhor gestão de pessoas e desenvolver políticas internas para a equipe e para a empresa.
Saiba quais são os melhores colaboradores para cada atividade
Ao saber o tempo que os colaboradores levam para executar suas tarefas, o gestor identifica quais são mais hábeis em cada tipo de atividade.
Por isso, pode distribuir as responsabilidades com base nisso e garantir maior produtividade, inclusive no home office.
Gerencie os projetos sem necessidade de interromper as equipes
Outra grande vantagem do uso de um timesheet para trabalho remoto é o fato de que ele permite aos gestores acessar informações importantes sobre projetos.
E também sobre as atividades sem que para isso tenham que interromper os trabalhadores.
Ou seja, nada de e-mails e ligações desnecessárias. A mesma coisa vale em relação à geração de relatórios burocráticos.
O gestor tem acesso às informações das quais precisa em poucos cliques.
Com isso, realiza uma boa gestão, evita o microgerenciamento e os seus males e não deixa de acompanhar a equipe e as atividades pelas quais ela é responsável.
Qual é o melhor timesheet para trabalho remoto?
Diante de tantas vantagens que uma ferramenta de timesheet para trabalho remoto pode gerar à gestão de projetos, equipes e pessoas, resta apenas saber qual é a melhor opção para você utilizar na sua empresa.
Pois bem, a resposta é fácil.
Neste caso, conte com o Oitchau, que é especialista e referência em gestão de tempo.
Além de ter um sistema digital de controle de ponto moderno e seguro, ela também tem um timesheet online perfeito para uso em home office.
Ela possui um plugin que lhe permite ser utilizado em diferentes sistemas de gestão de tarefas e de projetos.
Dentre eles estão Trello, Asana e Todoist, dentre outros.
Além disso, a ferramenta é fácil de usar e garante precisão na contagem do tempo.
Assim, ao escolher um timesheet para a sua empresa, conte com o Oitchau!