Uma das ferramentas mais úteis no mercado de trabalho para progredir é o plano de carreira. É um recurso utilizado de forma semelhante a um plano de voo, onde você determina o ponto que deseja alcançar dentro da sua profissional, e pousa aonde você determinou no início do seu plano.
Ter um plano de carreira é lançar-se no mundo corporativo com um objetivo. Mas você sabe como elaborar um plano? E, como gestor, você sabe como ajudar seus colaboradores a planejar suas carreiras e, assim, conquistar o topo?
Este artigo trata exatamente desses pontos:
- Entenda o que é plano de carreira
- Como o gestor pode auxiliar um plano de carreira dos seus colaboradores?
- Quais são os passos para traçar um plano de carreira?
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Entenda o que é o plano de carreira
O plano de carreira é um instrumento que os profissionais utilizam para guiar os seus passos e a evolução da sua carreira. Para a empresa, é uma ferramenta que traça uma trajetória hierárquica na organização.
Um plano de carreira pode ser definido como passos que um profissional deve seguir para alcançar uma determinada meta à longo prazo.
São dois tipos de planos de carreira, um é aquele que você constrói e o outro, é uma trilha profissional que as empresas ofertam aos seus colaboradores. No mercado de trabalho, o segundo está cada vez mais difícil de encontrar.
Já o primeiro, aquele que é desenhado pelo próprio profissional, está sendo primordial para que ele consiga uma carreira profissional de sucesso.
As empresas que oferecem essa trilha de evolução, são empresas maiores com a área de recursos humanos estruturada e que tem foco em reter seus talentos. O colaborador é instruído sobre os pontos que ele precisa evoluir para que ele possa progredir.
O plano de carreira oferecido pelas empresas é dividido em cargos e funções, são detalhados os níveis de proficiência exigido em cada um dos níveis, para que o profissional consiga se preparar e ter a sua evolução no tempo que foi planejado.
É possível identificar fraquezas, e pontos positivos, talentos nativos e habilidades que precisam ser trabalhadas.
Além disso, podem ser observados alguns aspectos mais específicos, como os valores e a visão do profissional, sem considerar o tempo em uma determinada empresa, mas pensando à longo prazo.
Como o gestor pode auxiliar no plano de carreira dos seus colaborares?
É necessário que o setor de Recursos Humanos apoie os gestores nesse momento, com treinamentos especializados, e incluindo o feedback em sua cultura organizacional, para que ele possa trabalhar a carreira dos seus colaboradores.
É comum que os gestores fiquem apreensivos com conversas sobre futuro e carreiras, pois eles entendem que pode gerar expectativa e ansiedade na sua equipe.
No entanto, essa ansiedade já existe dentro do ambiente corporativo. É muito importante que essa ansiedade não vire angústia, e acabe sendo gatilho para desmotivar a equipe.
O gestor tem um papel essencial no plano de carreira dos seus colaboradores, pois ele pode indicar quais são os pontos fortes, quais são habilidades que precisam ser trabalhadas, os soft skills necessários para o crescimento na empresa.
Além disso, o alinhamento das expectativas entre colaborador e gestor, para que ele tenha em mente o que ele precisa fazer para conquistar uma promoção dentro da equipe, bem como o gestor entender quais são os anseios de um cada um dos seus colaboradores.
Nessa conversa, é interessante a abordagem com perguntas simples, porém diretas:
- Como você se imagina daqui a 3 anos?
- Qual o cargo você almeja ocupar?
- Como você está trabalhando as competências necessárias para assumir uma nova função?
- Quais são seus pontos fortes?
- Quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos?
- Como ele entende que a organização e o gestor podem contribuir nesse processo?
Escutar todos os pontos têm um grande poder, que talvez nem o gestor tenha conhecimento, antes de realmente passar por essa experiência.
Ele terá a oportunidade de conhecer melhor seu colaborador, estabelecer uma proximidade maior, descobrir sonhos e além de ter a oportunidade de contribuir, de alguma forma.
Quais são os passos para traçar um plano de carreira?
Encare o plano de carreira como um conjunto de metas detalhadas que servem para te guiar na sua trajetória profissional. Hoje, existem objetivos diferentes dentro de um plano, que pode ser:
- Promoção;
- Aumento salarial;
- Mudança de empresa;
- Novas habilidades;
Independente do seu objetivo, é importante lembrar que fazer com seu plano de carreira se realize não é uma missão impossível, porém exige dedicação, comunicação e principalmente, planejamento. Por isso, vamos te mostrar, em alguns passos, como traçar seu plano de carreira.
Crie metas
Vamos imaginar um cenário para exemplificar a situação: Você ingressou uma empresa multinacional, e deseja crescer. Seu objetivo é ser um diretor executivo, uma meta muito ambiciosa.
Você entende que é um caminho difícil, e possivelmente serão anos de dedicação, para que você consiga as oportunidades certas que podem te levar até o seu objetivo final. Para que isso aconteça é necessário que você trace metas reais, como por exemplo:
- Qual cargo ocuparei em 3 anos? E em 10 anos?
- Qual salário desejo estar ganhando até lá?
- Em 7 anos chegarei a gerente? Quais são os conhecimentos necessários para que eu consiga assumir esse cargo?
- Qual o tempo necessário para chegar até o cargo almejado? Quais são as habilidades que serão necessárias?
O plano deve ser estruturado, com um desenho considerando um cenário real, que acontece em nosso dia-a-dia.
Cumpra as suas metas
Para que o seu plano de carreira seja um sucesso, as metas que foram traçadas precisam ser cumpridas. Sejam cursos externos, capacitação interna, certificações, graduações, intercâmbio, o mais importante é que tudo que foi desenhado seja cumprido dentro do prazo estabelecido.
Veja um exemplo para facilitar o entendimento, você deseja comprar um carro zero, no valor de R$50 mil no futuro, à vista, você fará uma poupança ou outro investimento para que você chegue nesse valor em um determinado período. Quanto você precisa economizar, mensalmente, para que você atinja a sua meta?
O mesmo pensamento da economia para compra de um carro zero à vista, é a mesma para suas metas.
Busque seus objetivos
O crescimento de uma carreira é algo que não acontece da noite para o dia. Por isso, é importante que você trabalhe que seja possível alcançar. O dinamismo e a comunicação são primordiais ao longo desse processo.
Converse com profissionais que ocupam o cargo que você pretende ocupar. Envolva seu gestor em seu plano de carreira, entenda quais foram os passos dele para alcançar aquela posição.
Demonstre seu interesse e seu respeito pelo negócio da sua empresa. Um profissional dedicado sempre possui portas abertas por onde passar.
Veja também: Como evitar churn e reter clientes durante a crise?
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