Aprenda a medir tempo no Jira, e colha dados sobre a produtividade do seu time sem precisar sair do programa.
Se a sua equipe utiliza o Jira Software sabe de todas as facilidades trazidas por ele para o dia-a-dia de equipes grandes que trabalham em projetos robustos.
Mas, além de ordenar as tarefas e organizar o time, é possível também melhorar a produtividade na ferramenta, fazendo a gestão de tempo no Jira.
Com isso em mente, preparamos esse conteúdo para que você entenda como otimizar o software para controlar a produtividade através de uma integração que pode ser rápida e facilmente adicionada ao Jira. Boa leitura!
O que é Jira?
O Jira Software é um programa desenvolvido pela empresa australiana Atlassian, sendo uma ferramenta de gestão ágil para realizar o monitoramento de tarefas e o acompanhamento de projetos de maneira facilitada.
A grande vantagem do Jira é a possibilidade de gerenciamento de todas as atividades de uma equipe no mesmo local, mesmo que elas sejam multidisciplinares. Tarefas essas que podem ser encontradas dentro do programa como “tasks”.
Através do Jira é possível gerenciar:
- Campanhas de Marketing;
- Projetos dos mais variados gêneros;
- Construção de Softwares.
O programa é baseado em metodologias ágeis, por tanto, é perfeito para equipes que as utilizam através de ferramentas como o Kanban e o Scrum.
Principais funcionalidades do Jira
As principais funcionalidades do Jira Softwares são:
- Rastreamentos de bugs (sendo essa a função que deu origem ao programa);
- Criação de sprints;
- Criação de boards de planejamento com as tasks no Jira;
- Execução e acompanhamento de roteiros de tarefas.
Trello X Jira
O Trello é um aplicativo que também se baseia nas metodologias ágeis para ajudar na gestão de tarefas, e a curiosidade é que ele também é criado e gerenciado pela Atlassian.
Sabendo que tanto o Trello como o Jira são propriedades da mesma marca, fica mais fácil de entender o propósito do software.
Enquanto o Trello é voltado para o gerenciamento de pequenos projetos e equipes, o Jira é mais indicado para equipes robustas e que trabalham com um alto número de tarefas e projetos em simultâneo.
Tanto é, que o Trello possui uma versão gratuita que já entrega muitas funcionalidades, enquanto o Jira só pode ser utilizado na versão gratuita para o cadastro de apenas um projeto.
Integrações no Jira
Agora que você já conhece um pouco sobre o software e como ocorre a gestão de tarefas no Jira, é hora de entrar em contato com o tema que pode aprimorar o uso do programa e auxiliar na produtividade da sua equipe, as integrações.
Chamadas também de plugins ou extensões, as integrações são ferramentas elaboradas por outras marcas e soluções que podem ser utilizadas dentro do Jira, otimizando o uso da ferramenta e agregando funções.
Diversas dessas integrações podem ser utilizadas para aumentar a produtividade, como no caso de medir tempo no Jira.
Como usar o Jira para melhorar a produtividade?
Tanto as funções nativas do software, quanto às possibilidades de integração no Jira, fazem dele um excelente programa para otimizar a produtividade, confira abaixo como utilizar para conseguir esse resultado.
Organizando as tarefas
O primeiro meio de aumentar a produtividade é realizando a gestão de tarefas no Jira. O simples fato de organizar as suas tasks em uma ferramenta já contribui para que os níveis de produção comecem a subir.
Organizando sua equipe
Ainda no tópico de organização, através do Jira também é possível ordenar e verificar quais são as tarefas e aptidões de responsabilidade de cada colaborador.
Os fluxos dentro do programa podem ser personalizados e também permitem ao gestor identificar qual etapa está sendo executada, quais são suas antecessoras e as próximas, assim como quem é o responsável por ela.
Analisando estatísticas
A inclusão das suas tasks no Jira também permite que estatísticas sejam geradas sobre o andamento do projeto, conforme as atribuições de cada área.
Utilizando as integrações
Como você já viu, as integrações também permitem que você seja mais produtivo. Algumas delas, vão fazer isso pelo simples fato de estarem disponíveis dentro da interface do Software, eliminando a necessidade de abrir outro programa em simultâneo.
Um exemplo dessa ocasião, seria o acesso de documentos da empresa, que pode ser feito dentro do próprio Jira através da integração do Google Drive.
Ou, medir tempo no Jira, por uma integração que realiza a gestão do tempo, confira um pouco mais sobre ela no tópico abaixo.
Como medir o tempo no Jira?
Para medir o tempo no Jira você deverá utilizar a integração da Oitchau para o software.
Através dela, o seu time poderá calcular de maneira facilitada o tempo gasto em cada task, gerando dados a serem autorizados e analisados pela gestão.
Basta apertar o botão para que o tempo comece a ser calculado e após a sua finalização pausar o cronômetro.
A partir dos dados que serão alimentados no sistema, todos dados serão centralizados e estarão disponíveis tanto para a gestão quanto para os colaboradores.
Essa gestão de tempo e os dados, geram uma planilha chamada de Timesheet, através dela será possível verificar o custo do projeto, e submeter o tempo gasto em cada tarefa ou projeto a aprovação do encarregado.
Por que medir o tempo de cada tarefa no Jira?
Realizar a gestão de tempo no Jira é fundamental para que a empresa saiba onde o tempo gasto pelos profissionais em um projeto está sendo gasto, analisando a produtividade e apresentando para o cliente dados sobre os custos.
Para os profissionais que estão executando as tasks, o cálculo de tempo é importante para que eles possuam dados sobre o seu trabalho, podendo fazer solicitações aos gestores com base nisso.
Continue aprimorando a sua gestão de projetos
Medir o tempo no Jira é uma das funções que devem fazer parte de toda equipe que deseja ter sucesso em seus projetos e atingir um alto nível de produtividade.
Se você gostou deste conteúdo e deseja continuar aprimorando os seus processos de gestão de pessoas, não deixe de conferir outros artigos como esse no blog da Oitchau.