E se você soubesse que o fator mais determinante para uma liderança de sucesso é a inteligência emocional (IE) e não quociente de inteligência (QI), e a que a inteligência emocional pode ser aprimorada através de conhecimento sobre temas como os temperamentos humanos?
O QI, é amplamente conhecido em nossa sociedade através de testes que indicam um número, que é o quociente de inteligência de um indivíduo, representando a sua capacidade intelectual, mas sobre temas que não abordam a inteligência emocional.
Em um primeiro momento, pode parecer que um indivíduo com alto QI seria a pessoa mais apta para desenvolver a liderança, mas, segundo estudos, a IE é o fator de maior importância na hora de se alcançar o sucesso como gestor.
Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo para que você conheça os temperamentos humanos, um tema de grande importância para quem deseja aumentar a sua inteligência emocional. Boa leitura!
Sumário:
- O que é um temperamento humano?
- Quais são os 4 temperamentos humanos?
- Os temperamentos humanos e o ambiente organizacional
- Descobrindo o temperamento humano
- Livros sobre temperamento humano
- Outros temas que complementam os temperamentos humanos
- Desenvolva a sua gestão de pessoas
O que é um temperamento humano?
Os temperamentos humanos são aspectos presentes na personalidade de cada ser humano que indicam como será o nosso comportamento e a forma que lidaremos com as situações propostas pelo mundo, incluindo o ambiente de trabalho.
O estudo dos temperamentos humanos começou com Hipócrates, que viveu entre 460 e 370 a.C., sendo considerado o pai da medicina.
Em sua teoria, Hipócrates apresentou 4 humores que determinariam o temperamento do ser humano: sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra. O equilíbrio entre os 4 elementos representaria uma boa condição de saúde, e seu desequilíbrio, a doença.
Posteriormente, influenciado por Hipócrates, Cláudio Galeno, pioneiro da farmacologia moderna, deu continuidade ao estudo dos 4 humores, chegando aos 4 tipos de temperamentos humanos:
- Colérico;
- Sanguíneo;
- Fleumático;
- Melancólico
Na antiguidade, cada um dos temperamentos era ligado a um elemento, água, fogo, terra e ar, e como se julgava que uma doença indicava o desequilíbrio de um desses, o temperamento considerado faltantes delimitava como deveria ser o tratamento.
Atualmente os estudos dos temperamentos humanos se voltam para a psicologia e o autoconhecimento, ajudando pessoas a entenderem como elas se relacionam com o mundo e líderes a alcançarem o equilíbrio em seus processos de gestão.
Temperamento x personalidade
Antes de partir para a explicação dos tipos de temperamento humanos, você deve saber qual a diferença deles para a personalidade.
O temperamento é tido como um elemento que já nasce com a pessoa, apesar de poder ser controlado através do autoconhecimento.
Já a personalidade é formada conforme nossas vivências e principalmente nossas influências.
Quais são os 4 temperamentos humanos?
Os 4 temperamentos humanos são: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.
Confira as características dos temperamentos humanos abaixo:
Colérico
As pessoas cujo temperamento colérico é o predominante eram associadas ao elemento fogo, e possuem como característica a expansividade, tendo uma grande habilidade para liderar e se engajar em desafios.
Os coléricos podem apresentar comportamentos como a explosividade e soberba, tendo de se equilibrar para atingir o patamar da humildade.
Toda essa energia pode ser usada muito bem na gestão de equipes, mas com atenção para não passar dos limites.
Melancólico
As pessoas cujo dentre os tipos de temperamentos humanos o predominante é o melancólico, são comparadas a uma rocha, por conta de sua firmeza.
Sua principal característica costuma ser o poder de decisão, que vem com a persistência.
Tanta firmeza pode fazer com que os melancólicos vejam as coisas com menos leveza e mais inflexibilidade.
Fleumático
Os fleumáticos fluem como a água e são pessoas calmas e pacientes, se adequando ao ambiente, e por conta disso, possuem a facilidade de se comunicar com diferentes grupos.
Toda essa fluidez pode fazer com que o fleumático não tome tantas iniciativas e acaba se encontrando num local de comodismo.
Sanguíneo
Como último dentre os 4 temperamentos humanos temos o sanguíneo, representados pelo ar.
Esse tipo de temperamento em predominância indica que a pessoa é extrovertida e costuma ser o centro das atenções.
O tipo sanguíneo deve tomar cuidado para não ser exagerado na sua busca pela atenção.
Os temperamentos humanos e o ambiente organizacional
Como você viu, cada um dos temperamentos humanos possuem os seus pontos fortes e fracos, e um ambiente organizacional esse entendimento pode fazer a diferença.
Em um primeiro momento para a liderança, que conhecendo o seu temperamento predominante, pode se adequar e potencializar suas características boas e controlar aquelas que podem ter impacto negativo.
Outra função do conhecimento sobre os temperamentos humanos é a melhor gestão dos profissionais de uma equipe, explorando os seus pontos fortes conforme se conhece o seu humor predominante.
Nesse caso, a gestão pode contar com o auxílio do setor de Recursos Humanos para realizar testes e determinar qual é o temperamento predominante de cada profissional.
Teste DISC e temperamento humanos
Já que estamos falando de testes aplicados pelo setor de RH, o conhecido teste DISC só existe por conta da influência do conhecimento sobre os temperamentos humanos.
Inclusive, o setor pode aplicar testes para descobrir os dois em simultâneo, já que eles estão intimamente ligados.
A sigla DISC do teste significa: dominância, influência, estabilidade e conformidade, sendo que a função da ferramenta também é encontrar o perfil comportamental que o profissional mais se enquadra.
Se observarmos e fizermos a correlação, os 4 perfis do teste DISC se casam com os 4 temperamentos humanos.
Descobrindo o temperamento humano
Os temperamentos humanos são bem abrangentes quanto às suas características, por tanto, é possível que apenas de entender o que é cada um deles você já tenha uma ideia de qual temperamento é o seu e em quais as pessoas que você convive eles se encaixam.
Porém, por ser uma ferramenta utilizada no contexto do estudo psicológico, é mais indicado que você procure por um profissional da área que trabalhe com ela em sua abordagem para chegar a uma definição mais precisa.
Isso também vale para o ambiente do trabalho, como já falamos, o setor de Recursos Humanos, que costuma contar com profissionais formados em psicologia, pode fazer o papel de indicar qual é o temperamento de cada profissional e, principalmente, das lideranças.
Livros sobre temperamento humano
Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre os temperamentos humanos, separamos 2 livros que podem te ajudar nesse caminho.
Os livros sobre temperamento humano foram escolhidos conforme a sua popularidade e comentários de e-commerces.
Os temperamentos
Apresentando uma abordagem mais clássica e introduzindo os temperamentos humanos para o mundo contemporâneo, o livro de 1934 escrito por Konrad Hock é uma ótima introdução ao tema, já que ele é mais centrado no conhecimento grego dos temperamentos, apresentados pelos já citados, Hipócrates e Galano.
Mesmo sendo escrito a cerca de 90 anos atrás, o livro é dito como portador de uma linguagem acessível.
Os 4 temperamentos na educação dos filhos
Nos voltando para o cenário atual e de nosso país, temos o livro: Os 4 temperamentos na educação dos filhos, escrito por Italo Marsili.
Apesar de ser voltado para pais que desejam criar seus filhos conhecendo as características dos temperamentos para saber como agir, o livro também pode ser uma base para quem deseja aprimorar os seus processos de liderança.
Outros temas que complementam os temperamentos humanos
Agora que você já sabe quais são os temperamentos humanos, confira outras ferramentas utilizadas pela psicologia que também ajudam a aprimorar os processos de gestão de pessoas.
Pirâmide de Maslow
A pirâmide de Maslow, conhecida também como Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, apresenta através de um material visual em forma de pirâmide quais são itens que o ser humano deve possuir para que ele tenha as suas necessidades atendidas.
Dentro do ambiente empresarial, uma marca pode trabalhar para que os seus colaboradores tenham as suas necessidades atingidas, fazendo com que eles se sintam mais satisfeitos com o seu trabalho e consequentemente com a empresa.
Comunicação não violenta
A comunicação não violenta é uma ferramenta desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, e tem como função evitar conflitos gerados por uma falta de comunicação eficiente.
Dentro das empresas, ela pode ser ensinada através de palestras e vivências, sendo reforçado que os líderes devem manter o exemplo e sempre optar por esse formato de comunicação com os seus comandados.
Desenvolva a sua gestão de pessoas
Os temperamentos humanos é uma ferramenta que pode fazer parte dos processos de gestão de pessoas da sua empresa.
Se você quer continuar se desenvolvendo e aumentando o seu conhecimento sobre esse setor, não deixe de conferir outros artigos como esse no blog da Oitchau.