Acompanhar resultados e ter dados em mãos é imprescindível. Os indicadores de desempenho financeiro ajudam nessa tarefa quando o assunto envolve finanças.
Existem indicadores para diversas questões dentro de uma empresa. Os financeiros são tão importantes quanto os demais e são cruciais para a sobrevivência da corporação.
Mas como eles funcionam e quais são os principais indicadores? É isso que você confere hoje, aqui. Continue sua leitura e veja tudo sobre eles e como usá-los!
O que são indicadores de desempenho financeiro?
Estes indicadores correspondem a índices financeiros que trazem informações sobre a saúde de uma empresa em relação às finanças.
Eles contam com dados que se revelam em métricas que permitem o acompanhamento do desempenho econômico de uma empresa.
Se de um lado existem as KPI (indicadores de performance ou key performance indicators), que se voltam à gestão de pessoas e ao cumprimento de metas, também há outros índices.
Um deles se revela, justamente, na área financeira. Eles são cruciais na medida em que a saúde das finanças de uma corporação faz toda a diferença no seu desenvolvimento.
É ela que revela se existem possibilidades da empresa iniciar novos projetos. Ou, de investir em novos maquinários, na capacitação dos colaboradores e muito mais.
Quando os indicadores apontam pela indisponibilidade financeira, por outro lado, cabe à empresa entender as causas por trás dos números negativos.
Portanto, eles podem ser um alerta verde para novos investimentos ou um sinal vermelho que indica que algo não está bem e que a operação precisa ser revista.
Qual a importância do uso de indicadores de desempenho financeiro de uma empresa?
Esses índices financeiros são importantes justamente porque eles reúnem informações relevantes sobre o andamento da empresa e de seus projetos.
Igualmente, pode demonstrar se um investimento realmente é uma boa escolha ou, ainda, se a empresa tem condições de fazê-lo no momento.
Os indicadores de desempenho financeiro servem como uma espécie de raio-x da saúde financeira empresarial. Assim, trazem dados que, reunidos, apresentam um diagnóstico.
Esse diagnóstico atua como um direcionamento baseado em dados qualificados. Isto é, não se trata de adivinhação ou de meras suposições.
Todos os índices de desempenho financeiro são formados a partir de informações sólidas. Portanto, são imprescindíveis para as corporações, no crescimento e manutenção delas.
Esses indicadores são essenciais para o desenvolvimento estratégico da empresa. A partir deles é possível saber quais são os pontos fortes da corporação, assim como os baixos.
Desse modo, é como se eles formassem um painel que indica a situação de um maquinário. A partir deles, você toma conhecimento sobre a saúde e riscos.
A diferença, então, é que nesse caso o maquinário se trata de uma empresa, e não de um veículo ou computador.
Conheça os principais indicadores de desempenho financeiro
Quer conhecer alguns dos principais índices de desempenho financeiro? Abaixo você alguns exemplos de indicadores que são mais utilizados pelas empresas.
Assim, veja para que usar cada um deles e quais são as informações que eles trazem. Desse modo, acompanhe e controle a saúde financeira da sua empresa!
1 – Ticket Médio
Esse é um dos mais famosos dentre os indicadores de desempenho financeiro utilizados pelas empresas.
Ele é responsável por indicar qual é o valor médio de cada operação que a empresa faz. Isto é, de cada contratação de serviços ou venda de produtos.
Com isso, é possível saber onde está a concentração das vendas da empresa (se em itens de valor maior ou menor).
Quando as vendas se concentram em itens de menor valor, a estratégia deve se voltar à quantidade.
Por outro lado, se o ticket médio demonstrar que as vendas se concentram em itens mais caros (ticket maior), a estratégia precisa focar na qualidade.
Para obter o ticket médio da sua empresa, basta dividir o faturamento pelo número de vendas.
2 – EBITDA
Continuando com os exemplos de indicadores de desempenho financeiro, temos o EBITDA. A sigla representa “Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization”.
Em português, nada mais é do que o lucro antes da aplicação de juros, impostos, depreciação e amortização.
Portanto, ele não analisa apenas o lucro final que a empresa recebe. O que acontece, na verdade, é que esse índice se volta à geração do valor.
Ele permite uma comparação direta entre empresas, analisar o lucro do negócio apenas em relação aos seus produtos (desconsideram-se outros ganhos, como aluguéis, etc.).
Contudo, é preciso ter cuidado ao usar o índice financeiro EBITDA. Afinal, ele pode dar uma falsa impressão sobre o lucro líquido de uma empresa.
Portanto, lembre-se de que ele não leva em consideração outros gastos, bem como aplicação de impostos, etc.
Para fazer o cálculo desse índice, siga a seguinte fórmula:
EBITDA = Lucro operacional + Depreciações + Amortizações.
3 – ROI
O ROI também é famoso entre os índices de desempenho financeiro das empresas. Ele representa o Retorno sobre Investimento.
Esse indicador é importante para que a empresa saiba qual é o retorno que os seus investimentos trazem, como o nome já indica.
Com ele, é possível saber qual foi o ganho gerado à empresa na cobertura dos custos envolvidos na aplicação de recursos. Ou, então, o prejuízo.
Aqui é possível analisar uma série de investimentos diferentes. Por exemplo, em campanhas de marketing. Ou, então, na mudança da imagem da empresa.
Igualmente, no desenvolvimento de produtos, lançamento de novas versões ou contratação de recursos como maquinário e softwares.
Com ele é possível saber se um investimento deu certo e suas características. Igualmente, quais não tiveram o retorno esperado e como não repetir um erro como este.
Para calcular o ROI, siga essa fórmula:
ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100.
Outros índices de desempenho financeiro para a sua empresa
Além destes 3 famosos índices citados acima, a sua empresa também pode se valer de uma série de outros que são tão importantes quanto os anteriores. Conheça alguns:
- Rentabilidade: Lucro / Investimento x 100; demonstra quanto a empresa ganhou diante do que recebeu, assim como a comparação de investimentos;
- Lucratividade: (Lucro líquido / Faturamento) x 100; permite a comparação entre o lucro líquido e o faturamento bruto;
- Margem de contribuição: Faturamento – (Custos variáveis + Despesas Variáveis); indica quanto do lucro de cada venda será usado para cobrir os custos do desenvolvimento, fabricação, estrutura e pessoal.