Great Place to Work

Great Place to Work: o que é? Como funciona?

O selo Great Place to Work é famoso no mundo todo. Sua presença pode fazer toda a diferença na imagem da empresa perante o público, os profissionais e o mercado.

Esse selo funciona como um comprovador de que a empresa é um bom lugar para o desenvolvimento dos colaboradores. Para sua aplicação há a análise de vários quesitos.

Para saber como funciona, a importância do selo, o que ele avalia e como obtê-lo, continue lendo. Veja como a sua empresa pode ser conhecida como um ótimo lugar para trabalhar.

O que é Great Place to Work?

Esse é um selo que diversas empresas sonham em ostentar. Afinal, trata-se de um feedback externo positivo que pode alavancar a imagem da organização.

O selo Great Place to Work corresponde a uma certificação que é dada às empresas por uma instituição de mesmo nome.

A GPTW surgiu ainda na década de 1980 e foi criada por um jornalista norte-americano, Robert Levering. Ela atua, hoje, em mais de 97 países em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Levering desenvolveu o projeto após fazer uma série de entrevistas com colaboradores de empresas nos Estados Unidos.

Ao fazê-lo, percebeu que mesmo empresas com problemas e falhas ainda assim tinham graus de satisfação interessantes, conforme manifestação dos colaboradores.

A partir disso, ele entendeu que mesmo em empresas com imperfeições, é possível valorizar o capital humano e trabalhar de modo a gerar satisfação aos trabalhadores.

Igualmente, concluiu que era possível auxiliar as empresas na melhoria das suas ações de modo que elas reflitam positivamente sobre os colaboradores.

Atualmente são 2307 empresas certificadas no mundo todo, o que impactou 2.028.849 trabalhadores.

O selo demonstra se uma empresa é considerada ou não um bom lugar para trabalhar. Assim, ele é um importante aliado na imagem corporativa.

Great Place to Work: como funciona?

Diferentemente do que muitos acreditam, o selo Great Place to Work não é concedido por uma banca de avaliadores. Na verdade, o selo decorre da avaliação dos colaboradores.

Isto é, quem avalia se a empresa é ou não um bom lugar para se trabalhar é quem já trabalha lá. Justo, não é mesmo?!

Com isso, podem receber o selo as empresas que conquistaram, na avaliação dos colaboradores, avaliação de 70% ou mais.

Para participar da avaliação e ter a chance de ser uma das empresas com selo Great Place to Work, é preciso passar por 4 fases.

Primeiramente, é necessário escolher um dos planos disponíveis e pagar pela participação. Os planos se diferenciam de acordo com o porte da empresa.

Assim, enquanto um deles é para empresas com 10 a 29 colaboradores, o outro é para empresas com 30 ou mais colaboradores.

Depois, a empresa deverá fornecer uma série de informações quanto à cultura empresarial. Igualmente, sobre suas práticas e outros detalhes relevantes.

A partir disso, também há a avaliação, em si, que serve para que os colaboradores possam se manifestar sobre o clima organizacional e como é trabalhar na empresa.

Veja os pontos que são avaliados:

  • Credibilidade empresarial, referente à confiança que os colaboradores possuem em relação aos gestores. Aqui, entram pontos como integridade e competência;
  • Respeito no tratamento entre os colaboradores e dos gestores em relação a eles;
  • Imparcialidade, que se refere à forma de atuação da empresa em relação aos tratamentos, promoções e condições. Isto é, se é uma empresa igualitária;
  • Orgulho, que se refere ao companheirismo e à qualidade das relações internas;
  • Camaradagem, que diz respeito à hospitalidade, ao senso de comunidade e à união entre colaboradores e gestores.

Por fim, há a contabilização das avaliações e uma nota é estipulada. Depois, ocorre a divulgação dos resultados e a premiação, que pode ou não dar o selo GPTW.

Para que serve o Great Place to Work?

Não é à toa que cada vez mais empresas buscam o selo para ilustrar a boa fama da corporação. Veja os principais motivos pelos quais ele se tornou essencial às corporações.

Imagem empresarial

A imagem da empresa é positivamente impactada quando o selo GPTW está presente. Afinal, ele é um indicativo de que os colaboradores gostam de trabalhar ali.

Controle da rotatividade

O controle da rotatividade também é um dos benefícios do selo. Afinal, uma empresa que é boa de se trabalhar dificilmente terá problemas com turnover.

Conquista de novos clientes

Cada vez mais clientes reconhecem o papel social das empresas.

Por isso, procuram fazer negócios com corporações que se mostrem boas para a sociedade e os colaboradores.

Por isso, a presença do selo Great Place do Work é uma maneira de fazer com que a sua empresa seja reconhecida pelo público como alguém confiável, onde vale a pena investir.

Desenvolvimento de parcerias

A partir da obtenção da certificação como uma das empresas Great Place do Work é possível obter novas parcerias tanto em projetos sociais quanto internos e de negócios.

Como conseguir o selo Great Place to Work? Veja dicas valiosas

Quer conquistar essa certificação para que a sua empresa seja reconhecida como um ótimo lugar para trabalhar? Então não perca tempo e confira nossas dicas!

Desenvolva uma cultura organizacional interna

Em primeiro lugar, é crucial que você desenvolva a sua cultura organizacional. Estipule os princípios empresariais, assim como os pontos importantes na sua gestão.

Com isso, é possível fortalecer os princípios e colocá-los em prática. Igualmente, compartilhá-los com os colaboradores e fazer deles promotores desses princípios.

Ofereça benefícios

Oferecer benefícios que façam a diferença na vida dos colaboradores faz parte do desenvolvimento da imagem de uma boa empresa para trabalhar.

Por isso, quem quer ter o selo Great Place to Work precisa se esforçar nesse sentido. Desenvolver as políticas de gestão de pessoas é crucial.

Para isso, vá além do VT e VR, bem como do plano de saúde. Busque outros benefícios que realmente possam impactar positivamente os colaboradores.

Ouça seus colaboradores

Ouvir os colaboradores também faz parte da busca pelo selo GPTW.

Com isso é possível saber seus anseios e como a empresa pode melhorar sua atuação em relação aos trabalhadores.

Peça feedbacks

Por fim, peça feedbacks constantemente. Com isso, torna-se possível controlar a imagem da empresa e acompanhá-la, bem como tomar atitudes para melhorá-la.

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