Manter a gestão do ponto é um dos grandes desafios dos líderes e gestores, especialmente quando é necessário mais controle de uma unidade da empresa, como é o caso das franquias. Assim, quanto maior o número de unidades e funcionários, maior o desafio.
E em meio a tantas atividades e responsabilidades que devem ser gerenciadas na rotina de uma empresa, surge o questionamento: como podemos fazer o controle de ponto em franquias?
Aqui nós vamos te não só como fazer esse acompanhamento, mas também explicar o que são franquias, qual o impacto do controle de ponto neste modelo de negócio e que você precisa fazer para manter o controle de colaboradores na franquia.
Aproveite o conteúdo!
O que é uma franquia?
Franquia é o modelo de negócio em que uma marca determinada para conceder os direitos de uso das pessoas (os franqueados) pode replicar em outras unidades. Assim, uma mesma marca pode ser comercializada para diversos donos, o direito de usufruir do negócio, mas seguindo os padrões estabelecidos no manual da franquia.
De maneira mais simples, pode entender uma franquia como um modelo de negócio de empresa deu muito certo, tanto que as pessoas podem ser vendidas como uma forma de pensar para você.
Desse modo, outros podem seguir se beneficiário deste modelo e lucrativo, promovendo a sua própria unidade, mas seu direito de uso específico para que seja mantido.
Este é um setor longo que um crescimento significativo ao dos anos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor no primeiro trimestre de 2022 chegou a R$ 43.380 bilhões, superando desafios como a pandemia e a retração da economia.
Por que é necessário um controle de ponto dos funcionários de franquias?
Assim como no mercado, a franquia deve o monitoramento de ponto dos colaboradores, demais processos e processos de monitoramento de manutenção da folha de registro de ausência .
Neste momento, é comum que algumas pessoas questionem se toda franquia precisa manter o controle de ponto. E aqui é preciso levar em consideração três fatores essenciais:
- Aspectos legais;
- Manual de franquia;
- Gestão de pessoas na franquia.
Aspectos legais
De acordo com o art. 74 da CLT :
2º Para os estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores (vinte) trabalhadores a anotação da hora de entrada e saída, em registro manual, mecânico ou será, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, eletrônico permitido a pré -assinalação do período de reserva.
Desse modo, caso a empresa tenha mais de 20 colaboradores registrados, controle de colaboradores é obrigatório.
Manual da franquia
Como apresentamos, as franquias são modelos de negócio que viraram “fórmulas” que podem ser comercializadas. Para que uma modelagem seja feita, toda franquia vem a ser igual a um manual feito e condições que sejam aplicadas com todas as regras que devem ser feitas.
Dentre elas, está o modelo de controle dos funcionários da franquia, que deve seguir um modelo padrão e replicado para as demais. Caso o modelo descrito no manual não seja seguido pelo franqueado, ele pode perder o direito de uso da marca.
Gestão de pessoas
Um dos grandes processos de todo o negócio está na condução dos de gestão de pessoas. E isso não seria diferente para as franquias.
Com o registro de ponto é possível acompanhar:
- Horas extras;
- Atrasos;
- Faltas;
- Afastamentos.
Ao adotar o controle de ponto na franquia, é possível:
- Acompanhar a produtividade;
- Evitar problemas com faltas sem justificativa;
- Implantar um modelo de acompanhamento remoto;
- Monitorar mais de uma unidade por vez;
- Comparar indicadores entre as unidades da franquia;
- Identificar problemas na rotina dos colaboradores.
Benefícios do Controle de Ponto em Franquias
O controle de ponto em franquias não apenas garante conformidade com as regulamentações trabalhistas, mas também traz uma série de benefícios significativos que podem impulsionar a eficiência e o desempenho geral do negócio. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
Aumento da Eficiência Operacional
Ao implementar um sistema de controle de ponto eficaz, as franquias podem otimizar seus processos operacionais. Isso inclui uma melhor programação de funcionários, redução de filas durante os horários de pico e uma distribuição mais equitativa das tarefas.
Redução de Custos com Horas Extras
O controle preciso das horas trabalhadas permite que as franquias identifiquem e abordem de forma proativa questões relacionadas a horas extras não autorizadas ou excessivas. Isso pode resultar em economia significativa de custos com folha de pagamento.
Melhor Gestão do Tempo dos Funcionários
Um sistema de controle de ponto eficiente permite que os gerentes monitorem de perto o tempo de trabalho dos funcionários. Isso facilita a identificação de padrões de pontualidade, presença e ausência, permitindo intervenções rápidas quando necessário para melhorar a produtividade e o desempenho.
Maior Transparência nas Operações
O registro preciso das horas trabalhadas promove uma cultura de transparência e responsabilidade entre os funcionários. Além disso, fornece documentação clara em caso de disputas relacionadas a horas trabalhadas, horas extras ou compensações.
Facilita a Conformidade Legal
Manter registros precisos de horas trabalhadas é essencial para cumprir as regulamentações trabalhistas, como a CLT. Isso ajuda a evitar multas e penalidades associadas a violações das leis trabalhistas e contribui para a reputação positiva da empresa.
Otimização do Planejamento de Recursos Humanos
Com base nos dados coletados pelo sistema de controle de ponto, as franquias podem realizar análises detalhadas de tendências de tempo de trabalho e necessidades de pessoal. Isso permite um planejamento mais eficiente de recursos humanos, incluindo contratações, treinamentos e ajustes de escalas.
Como fazer o controle de ponto em uma franquia?
Agora que você entendeu a importância de manter o controle de franquia, descubra como é possível aplicar o controle de ponto neste modelo de negócio.
departamento os sistemas disponíveis
O primeiro ponto é identificar os sistemas disponíveis no mercado.
Em alguns casos, é que o próprio manual da franquia determina qual o modelo a ser seguido. Caso este ponto não seja possível, você vai realizar uma pesquisa sobre os sistemas disponíveis no mercado.
Algumas podem optar pelo modelo de ponto de empresas presenciais. Porém, além de representar um custo alto para a franquia e ser um modelo com menos funcionalidades, os equipamentos podem apresentar diversas falhas no mais funcionamento.
Os modelos de ponto eletrônico são os mais indicados por apresentarem um menor custo de implantação e manutenção, com facilidade como tecnologia de reconhecimento facial e geolocalização.
Outros pontos a serem considerados nem todos os modelos do mercado podem apresentar como acréscimos para serem considerados legais. Assim, antes de selecionar um sistema de franquia, sobre a atualização para o sistema à sua portaria 671 atualização .
Treine a sua equipe
Também é essencial que os gerentes realizem o treinamento da equipe sobre o uso correto do sistema de ponto.
Quando os colaboradores da franquia não acompanham o melhor uso da forma, é comum os erros no surgir do sistema, que vão causar a falta de engajamento do sistema.
Além disso, o sistema é aprimorado sem uma apresentação detalhada para a equipe.
Por isso, é preciso todo o processo transparente para os colaboradores:
- Apresente como funcionalidades;
- importância do uso;
- Deixe claras como penalidades;
- Use modelos práticos de aplicação do sistema;
- Mostre como os colaboradores podem ser beneficiados.
Manter o acompanhamento
Por fim, é essencial que você mantenha um acompanhamento tanto dos espectadores exibidos pelo sistema quanto dos colaboradores, verificando as principais dificuldades e problemas com o uso da nova ferramenta.
Durante os primeiros dias, você poderá perceber nenhum registro de ponto, como o famoso “registro britânico”, que é a marcação exata dos horários de entrada e saída, sem variações.
Ao manter o acompanhamento, você poderá corrigir estes erros, bem como acompanhar o sistema, ser um ponto de segurança para que o sistema tenha a confiança e o uso do sistema.
Como a Oitchau pode ajudar no controle de ponto da sua franquia?
Como você viu, o controle de ponto numa franquia exige o uso de ferramentas que facilitem tanto a rotina dos colaboradores quanto o monitoramento da gestão. E com a solução da Oitchau você leva mais flexibilidade e tecnologia para sua empresa!
Além da possibilidade de integração com outros sistemas, você ainda com diversas funcionalidades, como:
- Reconhecimento facial;
- Uso de assinatura eletrônica;
- Integração com relógio de ponto;
- Sistema de banco de horas flexível.
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