Experiência do candidato

Experiência do candidato: por que o RH precisa investir nisso nas contratações?

Para que não haja muita vazão no processo de recrutamento e seleção, é preciso alinhar as exigências com a experiência do candidato, pois ele também pode desistir e optar seguir com outra empresa.

Por isso é importante que a empresa invista na experiência do candidato, com foco no engajamento, em etapas mais concisas e também com aderência ao funil de contratação.Assim terá uma redução de desistências durante o processo de recrutamento.

Pode acontecer do RH ter dificuldade de selecionar o do perfil do candidato, e por conta disso aumente a aplicação de fases eliminatórias, mas para fazer isso sem perder a produtividade da equipe de seleção e também a motivação dos candidatos

Por isso, separamos algumas dicas para conseguir aplicar ações durante a seleção que auxiliem nas melhorias da experiência dos candidatos e também indicar as ações que devem ser evitadas.

O que é experiência de candidato?

É como será conduzida as etapas de um processo seletivo para se tornar novo colaborador na empresa,  isso tem muito trabalho do RH que precisa atrair esses talentos que se enquadrem no perfil do candidato, da vaga e nos valores da empresa e para isso precisam se encantar com a proposta para não desistirem facilmente.

Esse processo é importante, para que não haja aumento do turnover na empresa, pois caso a expectativa não suprir, os candidatos podem não conseguir se adaptar, podem se interessar em outra proposta é se retirar

Focar na experiência positiva no recrutamento é tão importante quanto motivar os colaboradores, pois a imagem que a empresa passa aos candidatos é essencial para que consigam contratar profissionais excelentes e terem sempre muitos interessados em fazer parte do time.

O que é funil de contratação?

São basicamente, as etapas do processo seletivo, que contém cada etapa, o que deve ser seguido, número de fases que o candidato deverá cumprir. Que inclui testes práticos de lógica, situacional, teóricos, de idiomas ou o que mais a empresa desejar saber de nível de conhecimento, dinâmico em grupo, entrevistas.

A partir disso é possível medir o perfil comportamental, ver a compatibilidade com a vaga, se a pretensão salarial se adequa, se está de acordo com o horário e combinados exigidos pelas vagas.

Vale lembrar que quanto mais fases tiver, mais gasto a empresa terá, além de aumentar as chances da experiência de usuário não ser a mais esperada, já que a espera gera frustração e o fato de não terem um retorno também.

Por isso é importante pensar em automações com indicativos de respostas a quem não participou. E deixar restar mais personalizadas e com explicações, prazos e descrições sobre os próximos passos para quem passar para próxima fase.

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Quais são as etapas do funil de contratação?

Quanto mais intuitivo o processo for, melhor o candidato irá se adaptar e entender melhor as próximas fases, sem ficar com tantas dúvidas ou até mesmo desanimar. E para montar como seria o seu funil de contratação ideal, separamos as principais dicas

Separamos uma lista, para o RH conseguir colocar em prática cada etapa e de preferência não pular ou alterar essa sequência. Confira!

  • Colocar prazos
    Defina as datas iniciais e finais da seletiva, para que não se estenda além do necessário, e que esses prazos estabelecidos possam ser informados aos candidatos, para que haja uma troca de empatia e também preparação, assim vão saber se vai demorar ou não.
  • Divulgue a vaga
    Publique nos canais de comunicação da empresa, peça para os colaboradores divulgarem e indicarem a vaga para alguém, coloque em redes profissionais e sites específicos de processos seletivos,  com todas as informações de habilidades e descritivo de vagas.
  • Triagem
    É o momento que o recrutador começa a selecionar os candidatos que mais se adequaram aos testes e o perfil estabelecido, o que envolve análise da hard e soft skills, curriculum e também graduação.
  • Preparação de testes
    Com a presença da tecnologia é possível otimizar e tornar intuitos os testes de processos seletivos, com automações de resultados por alternativas e até mesmo alguns já prontos para direcionamentos. 

Mas vale informar que pode ser um causador de desistências de candidatos, porém vale considerar a experiência do usuário neste momento.

  • Bate-papo na entrevista
    Busque pelo RH humanizado neste momento, que traga uma escuta ativa, atenção aos detalhes do currículo, momento de tirar dúvidas e ouvir como o candidato enxerga aquela oportunidade e principalmente o quanto ele se enquadra nela.
  • Esquematizar as seleções
    Depois da conversa a entrevista, fica mais fácil definir quais candidatos irão prosseguir para a fase final da seleção, através das priorizações e também análise comportamental.
  • Hora da contratação
    Após a tomada de decisão, o candidato deve ser informado que foi selecionado, realizar o exame admissional, assim receber todas as informações novamente sobre horário, benefícios (caso tiver), data de início e documentos necessários para a contratação.

Faça análises periódica para saber o  que tem dado certo, caso a experiência de candidato ainda não esteja boa, vale reformular o funil e todo o processo seletivo, será necessário fazer testes para identificar o que realmente há de errado, assim podem ser divulgados de formas diferentes em canais diferentes para suprir o resultado e aplicação a resolução de problemas.

Como não prejudicar a experiência do candidato?

Ao seguir o funil de contratação é possível estabelecer uma gestão de riscos que inibe a má experiência do candidato, pois já terá pré-requisitos e quantidade de fases informadas, além do tempo de duração do processo seletivo como de 15 dias a um mês, por exemplo.

A cultura organizacional precisa estar em evidência no momento da entrevista, é importante ressaltar quais são os valores que a empresa mais procura, ou apenas analisar através das respostas do candidato.

Não é obrigatório aplicar testes, em alguns casos a solicitação de um portfólio de experiência e análise desses trabalhos entregues, podem ser o suficientes para definir a contratação.

Crie o seu próprio funil de contratação e o padronize, realize alterações periódicas com base nos resultados das últimas contratações, assim será mais fácil direcionar a melhor experiência do candidato e também contratar os melhores profissionais para a sua equipe.

Como está a experiência dos candidatos na empresa?

Para mais  dicas acompanhe o Blog da Oitchau

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