As mudanças tecnológicas têm trazido para o mundo novas soluções e diferentes modos de lidar com as realidades das empresas, sejam elas promovidas na criação de novos produtos ou na forma como os negócios são geridos internamente. Mas, quais são os impactos da inteligência artificial?
Uma coisa é certa, nós não precisamos ter medo imaginando que ela é exatamente aquilo que vemos nos filmes, onde robôs possuem uma cognição semelhante à dos seres humanos.
Entenda como essas tecnologias funcionam, quais são as vantagens e desvantagens da inteligência artificial – conhecida também como IA – e os principais impactos que ela traz para o mundo empresarial. Boa leitura!
Inteligência artificial: o que é?
Antes de entender quais são os impactos da inteligência artificial, é fundamental entendermos corretamente o que ela é.
O nome inteligência artificial se refere justamente às máquinas, ou seja, ferramentas criadas artificialmente, pensarem de maneira semelhante ou superior à capacidade humana, denotando inteligência.
Isso faz com que as máquinas que contam com sistemas de IA possuam habilidades de aprender, raciocinar, saber diferenciar e tomar decisões com base nessas informações. O que caracteriza um dos elementos principais da inteligência artificial, o machine learning.
Inteligência artificial e machine learning andam de mãos dadas, sendo o segundo nome responsável pelo aprimoramento da tecnologia, já que ela passa a aprender sozinha a partir dos dados que ela analisa.
Porém, isso não significa que as máquinas possam ser inteligentes suficientes para tomarem o controle dos seres humanos, simplesmente porque a inteligência artificial programa cada máquina individualmente.
Vamos trazer um exemplo para tornar isso mais claro. Imagine um robô programado com inteligência artificial para jogar xadrez, para que ela possa fazer isso dados foram introduzidos nele para que ele saiba realizar a atividade.
Ao ser dotado de IA específica para o jogo de xadrez, a cada rodada que ele participa, coletará mais dados a serem analisados para que os seus resultados possam ser aprimorados, o que é chamado de machine learning.
Mesmo com tamanha inteligência, toda a “sabedoria” do maquinário para jogar xadrez não poderá ser utilizada para outras funções, quem programa a tecnologia somos nós humanos e direcionamos ela para nossos objetivos.
Um desses objetivos é melhorar os processos empresariais, otimizando o trabalho e entregando soluções melhores para os clientes.
Principais impactos da inteligência artificial nas empresas
Agora que você já sabe o que é, é hora de conhecer os impactos da inteligência artificial nas empresas.
Redução dos postos de trabalho já existentes
Vamos começar com algo que soa negativo, afinal queremos ser honestos aqui e apresentar as vantagens e desvantagens da inteligência artificial.
Os avanços tecnológicos sempre levaram à extinção de alguns postos de trabalho que antes eram comuns e com a inteligência artificial não será diferente.
Os postos de trabalho considerados de baixa produtividade tendem a ser substituídos por mecanismos automatizados, dotados de IA.
Setores como o transporte, armazenamento e administração seriam, conforme previsão da PwC, as áreas mais afetadas por essa redução, já que parte de suas funções poderão ser realizadas por máquinas programadas para entregar aquilo que um humano entregava antes.
Aumento de novos postos de trabalho
Tudo o que foi apresentado no tópico anterior, não significa necessariamente uma das desvantagens da inteligência artificial, mas sim algo que pode afetar os trabalhadores, que deverão buscar requalificação, porém, a tendência é que as vagas aumentem.
Assim como vagas antigas são fechadas, novas demandas surgem e geram novas oportunidades de trabalho. Se olharmos para os ciclos de revolução industrial passados, observamos que antigas profissões findam enquanto outras são criadas.
Um exemplo breve envolve o nosso computador, antigamente as mensagens eram escritas em datilógrafos, que precisavam de manutenção constante.
Por conta disso, era necessário o profissional que realizava a manutenção nessas máquinas de escrever.
Sua função caiu em desuso, com o aparelho, mas os computadores que o substituíram trouxeram com si diversas outras oportunidades de emprego, desde a sua manutenção, até a fabricação dos componentes.
Ganho de performance nas organizações
Com uma grande base de dados e uma alta capacidade de processamento dessas informações, as empresas que investirem e souberam utilizar a inteligência artificial ganharão em performance.
Esse aumento da performance leva ao aumento da produtividade, já que tarefas burocráticas e de interpretação de informações que antes eram feitas por humanos e levavam tempo para serem realizadas passam a ser feitas rapidamente e com menores chances de erros.
Falta de empatia
Esse impacto é mais um alerta para que as empresas não se percam no caminho pelo avanço em tecnologia, trazendo novamente uma desvantagem da inteligência artificial.
Com trabalho antes feito por humanos, representado por máquinas, a conexão pode ser perdida, denotando falta de empatia e de preocupação com o consumidor.
Um exemplo claro disso são os assistentes virtuais, chamados de chatbots.
Sabe quando você entra em um site e uma janela se abre em um dos cantos da tela permitindo que você inicie uma conversa com um representante da empresa?
Muitas marcas estão investindo em robôs capazes de manter essas conversas e auxiliar no solucionamento dos clientes.
Ao gerir esses robôs com IA, eles passam a aprender cada vez mais a lidar com as situações e corresponder os consumidores.
Porém, essa função mecanizada pode denotar falta de empatia, principalmente quando a máquina não sabe solucionar o problema do cliente, enviando mensagens prontas e que podem causar irritação.
Concentração em atividades estratégicas
Com as atividades que não precisam ser realizadas necessariamente por humanos sendo substituídas por máquinas dotadas de IA, as empresas podem concentrar os seus recursos humanos em atividades estratégicas.
As atividades estratégicas são aquelas com maior potencial de impacto no resultado do produto que a marca se propõe a entregar.
Redução de custos
A longo prazo, um dos impactos da inteligência artificial está na redução de custos operacionais.
Como essas tecnologias ainda são relativamente novas, principalmente no Brasil, o seu custo de aquisição e desenvolvimento tende a ser alto.
Porém, com o passar dos anos as funções executadas pelas máquinas tendem a custar menos do que a que era desempenhada por um humano.
Segurança
Dentre as vantagens e desvantagens da (IA) inteligência artificial, a melhora na segurança é um ponto positivo.
As tecnológicas criadas especificamente para esse segmento conseguem detectar invasões a sistemas empresariais com maior facilidade, garantindo a segurança dos dados da empresa e evitando que ela seja invadida por possíveis hackers.
A sua serventia vai além do mundo virtual, sistemas de vigilância com câmeras também podem ser munidos de IA para determinarem padrões que correspondam a comportamentos suspeitos.
Melhoria nos processos de recrutamento e seleção
Trazendo o universo da inteligência artificial e machine learning para a área de Recursos Humanos, podemos citar como uma de seus impactos o entendimento das afinidades humanas com determinados contextos.
Um exemplo são os processos de recrutamento e seleção, onde um sistema munido de IA analisará os dados para chegar nos candidatos que melhor se enquadram na cultura organizacional do negócio, poupando o setor de uma tarefa que pode ser mecanizada.
Setores que já estão sendo afetados pela IA
Alguns setores já estão sentindo esses impactos da inteligência artificial, buscando utilizá-la de maneira benéfica, confira quais são eles:
TI
O primeiro sem dúvidas é o setor de TI das empresas, afinal as maiores inovações possibilitadas por esse tipo de tecnologia são implantadas na empresa por ele.
Seja através de um sistema de segurança, programação e automatização de máquinas, resolução de problemas dos usuários ou a programação de ferramentas tecnológicas – como os já citados chatbots – tudo passa pelo TI.
Marketing
Outro setor que tem se beneficiado muito pelos impactos da inteligência artificial é o de marketing, principalmente por conta dos dados que essa tecnologia permite a visualização.
Informações cedidas pela IA, como as big datas, permitem ao marketing desenvolver projetos e campanhas com um direcionamento muito mais apurado.
Logística
As principais inovações propostas para o setor de logística ainda não são uma realidade tão palpável, porém, parte dessas tecnologias são o grande chamariz da atual fase de desenvolvimento da inteligência artificial.
Carros que são em parte auto dirigíveis já estão disponíveis para os consumidores e a tendência é que outros automóveis fundamentais para logística, como os caminhões, também cheguem a esse ponto, o que representaria um grande salto logístico.
Além disso, a (IA) inteligência artificial tem auxiliado estoques logísticos a detectarem quais produtos estão sendo movimentados e retirados sem a necessidade de um humano dar essa baixa.
RH
Por fim, temos o RH, além do exemplo já citado dos processos de recrutamento e seleção, a IA facilita o processo de entendimento dos desejos do público interno, monitorando o seu comportamento e o andamento da satisfação interna.
Esteja pronto para a nova realidade
Você pode achar que os impactos da inteligência artificial ainda estão longe de chegar na sua empresa, porém, estar preparado para elas é uma forma de sair à frente dos concorrentes.
Uma excelente maneira de fazer isso é se mantendo antenado sobre as inovações tecnológicas ligadas a IA que estão despontando nas grandes empresas e continuar se informando em meios que trazem novidades sobre o mundo da inovação, como o blog da Oitchau.