A responsabilidade ambiental nas empresas é um assunto que ganha mais importância a cada dia.
Afinal, os entes empresariais não se eximem da responsabilidade de uma atuação que não prejudique o planeta. E isso é algo que o público já entendeu.
Por isso e por muitos outros motivos, é de extrema importância que as empresas busquem modos de atuar de forma responsável perante o meio ambiente.
Continue lendo e saiba mais sobre o assunto. Também, entenda como a ISO 14001 trouxe ainda mais holofotes sobre o tema e aumentou a sua importância.
O que é responsabilidade ambiental nas empresas?
Dizer que uma empresa atua com responsabilidade ambiental significa que ela atua em prol do desenvolvimento sustentável do planeta. Em outras palavras, são empresas cujas atividades econômicas não prejudicam o meio ambiente.
Ainda, cujas atividades auxiliam no desenvolvimento da consciência ambiental, bem como adotam ferramentas e tecnologias que não são negativas para a natureza. Assim, são corporações que auxiliam na proteção do ambiente.
Por isso, a responsabilidade ambiental tem grande relação com a atuação sustentável. Esta se refere à possibilidade de criar produtos e serviços sem que para isso haja o esgotamento de recursos naturais.
Quais são os benefícios da responsabilidade ambiental nas empresas?
Confira, nos itens abaixo, como a atuação ambiental responsável das empresas pode trazer uma série de benefícios a elas. Assim, não deixe de buscar promover, na sua empresa, a atuação ecológica e sustentável.
Melhoria da imagem
Primeiramente, a responsabilidade ambiental auxilia na melhoria da imagem da empresa.
Assim, ela é vista como uma empresa que se importa com o seu público e com o futuro do planeta. Portanto, passa a ser encarada com mais respeito e admiração.
Atração de investidores
Uma empresa que conta com selos e certificações de responsabilidade ambiental e que realmente atue de forma sustentável tende a atrair mais investidores.
Primeiramente, porque as empresas que atuam de forma correta ambientalmente tendem a fazer uso, em sua cadeia de produção, de tecnologias que podem ser ampliadas e levadas para outros patamares.
Além disso, porque os investidores também querem atrelar a imagem deles a empresas que tenham respeito do público. Em terceiro lugar, porque os investidores sabem que a sustentabilidade é o futuro e quem sair na frente sairá ganhando.
Cumprimento do papel social da empresa
As empresas possuem importante papel social e isso é previsto na própria Constituição Federal. E esse papel também inclui a atuação ecológica e em prol da natureza, com tratamento correto de resíduos, uso de matérias-primas renováveis e combate ao desperdício.
Atração dos talentos do mercado
Uma empresa que é ambientalmente responsável tende a atrair os melhores talentos do mercado. Afinal, quando se tem essa preocupação a corporação também tende a ser mais aberta e atenta para outras questões sociais importantes.
E, saiba: os profissionais querem se relacionar com empresas que eles realmente admirem. Isto é, em marcas às quais eles desejam atrelar as suas imagens e onde sabem que podem ter oportunidades de crescimento e de encontrar um bom ambiente de trabalho.
Engajamento de colaboradores
Não apenas há atração dos melhores talentos do mercado, mas também existe uma tendência de que uma empresa que atue de acordo com as diretrizes da responsabilidade ambiental encontre colaboradores mais engajados.
Isso ocorre pelo desenvolvimento de um sentimento de identificação dos profissionais em relação à empresa.
Também, envolve o orgulho de trabalhar em uma marca que direciona sua atenção para questões que vão além do lucro imediato, mas que perpassam a sociedade e o bem-estar dela.
Aproximação do público-alvo
Outro motivo pelo qual a responsabilidade ambiental se tornou tão importante é pela possibilidade de aproximação entre marcas e o público. Isso acontece, mais uma vez, pelo fator de identificação em relação às mesmas preocupações.
Mas não para por aí. O aumento da presença de selos em produtos indicando a ausência de testes em animais ou de não uso de ingredientes de origem animal (produto vegano) não se deu por acaso. Essa é uma forma de demonstrar ao público os valores da marca.
E há uma tendência de consumo responsável, ao menos no sentido de que os consumidores dão preferência às marcas que demonstram apreço a causas sociais e ambientais do que com outras que não têm esse comportamento.
Desse modo, veja que a responsabilidade ambiental vai além do cumprimento de normas e leis. Ela também é importante porque traz outros reflexos ao dia a dia da empresa e aumenta suas chances de crescimento.
ISO 14001 é um dos benefícios de praticar a responsabilidade ambiental nas empresas
A ISO 14001 se ilustra como uma norma que traz requisitos para que uma empresa coloque em prática um sistema de gestão ambiental. Assim, diz respeito ao alcance de uma cadeira de produção sustentável.
Seu desenvolvimento ocorreu diante do reconhecimento de que não bastava a atuação ecológica de uma empresa se ela não refletisse na sustentabilidade dos seus processos.
Isto é, de nada adianta ter ações ecológicas caso as cadeias de produção internas não fossem refletidas. Por exemplo, considere uma empresa que atue com a ausência de uso de testes em animais mas, por outro lado, promove muito desperdício de insumos.
A sustentabilidade, então, ilustra-se pelo conceito cunhado em 1987 durante a Comissão de Brudtland, que determinou que o desenvolvimento sustentável é aquele que
“(…) satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
Portanto, a ISO 14001 , enquanto norma, busca auxiliar empresas de todos os portes a atuarem sem que isso coloque o meio ambiente em risco. Para isso, traz requisitos e orientações para que uma empresa atue com responsabilidade ambiental.
Ainda, saiba que a ISO 14001 também corresponde a uma certificação. A sua presença, então, demonstra que aquela empresa realmente atua responsavelmente. E, por isso, ela ajuda na divulgação da atuação sustentável da empresa e, consequentemente, na divulgação da marca.
Com isso, adequar os processos produtivos à norma ambiental e às diretrizes da ISO 14001 pode trazer vários benefícios para a empresa, como vimos acima. Afinal, isso é o que atesta que aquela organização realmente tem uma atuação sustentável.