Realizar processo seletivo é um momento decisório para empresa, pois precisa levar em consideração que a boa impressão é fundamental nas entrevistas com os candidatos, da mesma maneira deve ser avaliado se possuem o perfil esperado da vaga, e por esse motivo os gestores precisam se capacitar para aplicá-lo.
A capacitação precisa ser eficiente para que o recrutamento e seleção tenha êxito na hora da contratação, para que os gestores façam a seleção de acordo com a cultura organizacional e com as habilidades exigidas para a função.
Cada detalhe deve ser pensado, inclusive a usabilidade deve ser clara e objetiva, assim evita falhas na execução do RH e principalmente no entendimento do candidato e evita que não desistam do processo logo de início.
Separamos algumas dicas sobre como capacitar os gestores para os processos seletivos de recrutamento. Confira!
O que é gestor de treinamento?
Os gestores de treinamento são responsáveis por desenvolver materiais de apoio e toda a organização de uma capacitação, que envolve salas, apresentações, conteúdos e agenda de reuniões nas quais discorrem sobre um relatório sobre os resultados de performance de cada área.
Além de coordenar processos do setor administrativo e também da área de RH, cria estratégias para melhorar a qualidade das operações, soluciona problemas de atendimentos e interage com os candidatos que possuem interesse em fazer parte da organização.
O gestor de treinamento está incluso em processos de maior duração, pois será responsável por ensinar os recrutadores durante a seleção dos candidatos, com o objetivo de garantir o sucesso da capacitação, esse treino deve ocorrer periodicamente.
Como capacitar os gestores de uma empresa?
O primeiro passo é analisar quais gestores possuem interesse em aprender e treinar outros líderes, geralmente são do setor de RH mas também pode abranger gerentes de outros setores para auxiliarem na escolha técnica.
Separamos os principais pontos para capacitar os gestores:
Destaque a importância do processo seletivo
É importante conscientizar sobre o valor que isso traz a empresa, que vão além da parte técnica do RH, pois podem trazer mais diversidade, novos talentos e evitar a rotatividade de colaboradores, além de mostrar que isso só será possível se o processo seletivo for feito da maneira correta e com processos eficazes.
Ter algumas características
Para capacitar gestores de processos seletivos, é recomendado levar em consideração o perfil comportamental dos colaboradores como:
- Ser um bom observador, o que contribui muito para fazer análises imediatas e identificar perfis situacionais;
- Ter autoconhecimento;
- Atuar com empatia;
- Permitir que os outros tenham oportunidade de respostas;
- Realizar análises através de metodologias e profissionalismo, pois não se pode deixar a opinião pessoal em primeiro plano na resolução de problemas;
- Identificar quais necessidades o setor tem, para encaminhar melhor a escolha do preenchimento da vaga;
- Que seja paciente e realize feedbacks.
Estes são pontos muito importantes, que se unem a grandes habilidades e perfis comportamentais de acordo com um bom gestor, que será capaz de realizar seleção e contribuir com outros gestores de maneira eficiente.
Por que capacitar os gestores?
Porque as contratações se tornam mais compatíveis com a vaga e com a empresa, a seleção é a fase inicial para contratar novos colaboradores, se essa parte não for feita da maneira correta e profissional, terão maus contratos, e a capacitação permite que esses riscos diminuam.
Ações como empatia, autoconhecimento e feedbacks podem ser naturais dos gestores, mas também podem ser desenvolvidas através de treinamentos para que isso aflore no dia a dia da corporação e permita que tenham esse olhar diante do comportamento profissional.
A capacitação busca aprimorar habilidades e garantir que a seleção seja um sucesso, pois a cultura organizacional precisa constar em cada passo do processo seletivo e estar enraizada nas decisões dos gestores, com o treinamento isso fica mais prático e sutil.
Vai realizar a capacitação dos seus gestores para processos seletivos?
Para mais dicas acesse o Blog da Oitchau
Leia também: Como saber se é melhor recrutar um talento interno ou externo