Saber se comunicar é um elemento crucial para todo colaborador que deseja se destacar. Porém, essa Soft Skill tem mais relevância quando implementada pela liderança, que tem o papel de se posicionar de maneira clara e inteligente.
Pensando nisso, elaboramos um artigo com 10 técnicas que líderes utilizam na comunicação para não só terem sucesso em suas carreiras, mas também aumentar o desempenho dos colaboradores e consequentemente os resultados da empresa.
Qual é a ligação entre liderança e comunicação?
Você provavelmente já ouviu falar que os colaboradores são os principais recursos de uma empresa. Porém, para que eles apliquem os seus conhecimentos e atinjam os resultados esperados, precisam ser liderados.
Isso não quer dizer que esses profissionais precisam um chefe ao padrão antigo, mas sim alguém pronto para os proporcionar tudo o que for necessário para que eles possam desempenhar o seu papel.
Para isso, é fundamental uma excelente comunicação, permitindo que os dois lados se entendam e que as lideranças transmitam com exatidão as mensagens que devem chegar aos colaboradores.
10 técnicas que líderes utilizam na comunicação
Sabendo da importante ligação entre as mensagens a serem transmitidas e a liderança, confira agora 10 técnicas que líderes utilizam na comunicação:
1 – Saber ouvir
Saber ouvir é um dos pilares da boa comunicação. Sem essa qualidade dificilmente um líder falará ou começará uma conversa da forma mais proveitosa para a situação.
Isso não significa apenas dar o tempo necessário para que as pessoas falem e expressem suas opiniões, mas também saber extrair dessas falas elementos cruciais para comunicações futuras.
A escuta com atenção deve ser estimulada pelo líder, além de demonstrar amplo interesse no que está sendo dito, ele deve também de maneira sútil oferecer o suporte para que o profissional consiga transmitir aquilo que está pensando.
2 – Ser claro e objetivo
A clareza e objetividade são indispensáveis para quem deseja aplicar técnicas que líderes utilizam na comunicação.
Ambas podem ser atingidas com treino, preparação para as falar e principalmente, solicitação de feedbacks sinceros.
Os colaboradores não devem sentir medo dos líderes, mas sim se sentirem incentivados a transmitir a suas opiniões sobre o entendimento daquilo que foi dito e conversado.
O líder deve preferir sempre uma comunicação com a fala simples, eliminando frases que dificultam o seu entendimento.
3 – Entender os sinais não verbais
Ao estabelecer uma conversa, o líder deve saber ler aquilo que está sendo dito nas entrelinhas, a comunicação que está sendo feita através de expressões faciais e gestos.
Se atentar a isso auxilia na hora de determinar o rumo que a conversa vai tomar, assim como abordar os tópicos que geram mais interesses.
Por exemplo, se um líder está dando uma palestra ou orientações gerais para toda uma equipe, alguns sinais claros podem demonstrar descontentamento ou tédio, como braços cruzados, membros balançando (sinal de ansiedade) e olhares fixados em outros lugares.
4 – Ser coerente com o contexto
É primordial falar sobre coisas que façam sentido no contexto da empresa e do tempo. Uma comunicação que não considera a situação que os colaboradores estão passando tende a ser desastrosa.
Junto a essa dica, podemos unir a necessidade de a liderança estar atenta àquilo que os profissionais estão passando que podem impactar o trabalho e a situação da empresa, evitando falas que não casam com a realidade.
5 – Utilizar a linguagem adequada para casa ocasião
Assim como um contexto propício é fundamental para iniciar a comunicação, a linguagem também tem o seu papel na hora de melhorar o entendimento.
Por exemplo, um líder que cumpre o seu papel frente a uma equipe jovem deve ter em mente que utilizar uma linguagem rebuscada e com pouca dinâmica dificulta que a mensagem chegue.
Por outro lado, ele pode usar elementos que fazem parte da comunicação de jovens, como imagens e gifs.
6 – Fazer perguntas e admitir quando não sabem de algo
As perguntas também fazem parte da comunicação, e aqueles que buscam as técnicas que líderes utilizam na comunicação não devem ter medo de fazê-las.
As perguntas são fundamentais para elucidar situações e conseguir respostas menos superficiais quando um colaborador está com dificuldade de transmitir algo de maneira objetiva.
7 – Contar histórias
O ser humano sempre contou história para demonstrar seu ponto de vista e impactar quem está recebendo a mensagem, e essa tática pode muito bem ser utilizada por um líder.
Incluir o storytelling em suas mensagens facilita o entendimento e cria um ambiente mais dinâmico, onde a recepção é bem maior, afinal, uma história bem contada gera mais interesse do que simplesmente uma fala solta.
Por tanto, tente introduzir as informações que você deseja passar em uma história.
8 – Manter as pessoas interessadas
Várias das dicas que já citamos servem para manter as pessoas interessadas, mas uma é fundamental: fale sobre elas mesmo.
Dificilmente alguém se engajará em uma comunicação se não perceber que ela está sendo feita pensando nela ou que vai trazer algum benefício para si mesmo.
9 – Saber se comunicar em situações adversas
Um dos papéis do líder é lidar com situações adversas, seja problemas com o andamento do negócio ou entre os colaboradores, a comunicação deve ser utilizada para amenizar essas questões e manter os profissionais focados em seu trabalho.
Uma das técnicas que podem ser aplicadas nesse momento é a da comunicação não violenta, que tenta priorizar o sentimento do outro e solucionar conflitos a partir de conversas e empatia.
10 – Usar a comunicação para conquistar os colaboradores
Por fim, ao aplicar as técnicas que líderes utilizam na comunicação, você estará pronto para conquistar os colaboradores e estabelecer com eles uma relação próxima, baseada na confiança e na escuta mútua.
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