A promoção de um funcionário é uma excelente maneira de atrair e reter os melhores talentos do mercado.
Existem critérios para promover os colaboradores? Se sim, como defini-los e o que deve ser levado em consideração ao pensar na promoção?
Já se foi o tempo em que um bom salário era o suficiente para manter um colaborador motivado e com alta produtividade. Por este motivo, há muito o que se pensar quando o assunto é a promoção de cargos.
Elencamos abaixo como realizar o processo de promoção. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Refletindo sobre o processo de promoção de funcionário
Assim como todas as decisões importantes que são tomadas dentro de uma empresa, o processo também exige planejamento.
O primeiro passo para iniciar um processo de promoção interna é determinar os critérios para que um colaborador esteja elegível para uma promoção de cargo. Para que isto seja feito de forma correta, o gestor precisa, primeiramente, pensar nas necessidades da empresa e que tipo de profissional pode supri-las.
Sob este contexto, os principais critérios que podem servir de base para um processo de promoção são:
Competência
Para promover um funcionário baseado em sua competência, o gestor precisa conhecer o perfil de cada um de seus colaboradores. Dessa forma, será capaz de identificar o funcionário que está mais bem alinhado ao perfil da empresa e que poderá entregar os resultados esperados ao receber a promoção.
A empresa que valoriza um colaborador por sua motivação diária para mostrar o seu melhor é a que vai atrair e reter os melhores talentos do mercado e, assim, formar equipes de alta performance para se posicionar assertivamente no mercado.
A promoção por competência deve levar em consideração a formação acadêmica e as habilidades técnicas para ocupar o novo cargo e estar à altura dos novos desafios.
Liderança
Há determinados cargos dentro da empresa em que habilidades técnicas e formação acadêmica não bastam para uma promoção.
Principalmente quando se pensa em cargos de chefia, como a coordenação ou gerência de um departamento, o profissional mais adequado é aquele que possui características de um líder.
Capacidade de gerir pessoas e projetos, proatividade, habilidades interpessoais, comprometimento com a empresa e com as equipes são características importantes para que um processo seja baseado.
Cabe ao gestor reconhecer estas capacidades em seus colaboradores.
Foco na execução
Assim como há colaboradores que são líderes natos, outros são excelentes em executar projetos. Geralmente, são colaboradores que conhecem estatísticas e outros dados analíticos fundamentais para o sucesso dos mais variados projetos.
Mais uma vez, cabe ao gestor identificar a necessidade pontual da empresa e encontrar o colaborador que possui foco na execução para aumentar a produtividade das equipes e alavancar a empresa em seu segmento.
Por que o processo de promoção de funcionário é importante?
Todas as vezes em que verificar a necessidade de encontrar o perfil mais adequado para um cargo dentro da sua empresa, o gestor deve levar em consideração que é promover um funcionário é muito mais vantajoso do que iniciar um novo processo de seleção.
Isto acontece por vários motivos. O primeiro é por motivos financeiros. Um novo processo de seleção gera gastos à empresa e, além disso, gasta-se muito tempo até que o novo colaborador esteja totalmente integrado às equipes e efetivamente comece a entregar resultados.
Por outro lado, promover um colaborador que já está totalmente alinhado à cultura da empresa e que já apresenta ou tem o potencial de desenvolver todas as características necessárias para assumir o novo desafio, mostra o quanto a empresa valoriza suas equipes e está disposta a facilitar o caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores.
Como já mencionamos, a cultura de promoção de funcionário é, ainda, um grande atrativo para novos talentos do segmento. A empresa passa a ser considerada como aquela que propicia condições favoráveis de trabalho e de desenvolvimento de carreiras.
O resultado disto é um novo posicionamento diante de seus concorrentes e um comprometimento ainda maior dos colaboradores.