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Intraempreendedorismo: o que é e quais são os benefícios

O empreendedorismo tem ganho destaque ao passar dos anos, mas apesar de despertar o interesse de muitos, nem todos seguem o desejo de ter a própria empresa. Mas isso não impede que quanto colaborador, se torne um intraempreendedor.

O  intraempreendedorismo é uma maneira de inovar e palpitar sobre o desenvolvimento de uma empresa, que faz parte do quadro de funcionários. Pois estará empreendendo dentro de uma empresa já existente.

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Teremos neste artigo, mais sobre o intraempreendedorismo, como pode aplicar na sua empresa, como identificar colaboradores aptos para contribuir e as principais vantagens de aplicá-lo.

O que é intraempreendedorismo?

É a prática de empreender dentro da empresa, mesmo não sendo proprietário ou em funções de chefia. Buscar a inovação, ampliar o desenvolvimento e crescimento da empresa com foco total nos ganhos e também na satisfação dos colaboradores.

São habilidades não encontradas com tanta facilidade no mercado de trabalho, mas é possível encontrar colaboradores engajados e dedicados, que possuem muita criatividade e ideias inovadoras para contribuir com os processos da empresa.

Tudo é uma questão de observar, dar abertura e identificar os perfis de intraempreendedorismo, e fornecê-los mais conhecimento para se aprimorarem cada vez mais.

Como identificar colaboradores intraempreendedores?

O ato de empreender está ligado a habilidades, a um perfil comportamental e claro a imensa vontade de promover mudanças e facilitar a vida das pessoas. Por isso separamos as principais características, para identificar os colaboradores que se enquadram no intraempreendedorismo.

  • Assumir riscos;
  • Desafios;
  • Ter mais autonomia;
  • Proatividade;
  • Ser muito criativo;
  • Realizar os processos de maneira ágil;
  • Ter iniciativa;
  • Ser crítico;
  • Estar alinhados a modelos interdisciplinares;
  • Busca mais conhecimento técnico;
  • Ter poder de negociação com os clientes.

Essas características são muito persistentes em perfis de intraempreendedorismo, pois algo vem de maneira rápida e inquietante de fazer e gerar cada vez mais melhorias no local onde funciona. 

Mas para que estes perfis sejam aperfeiçoados ou para que surjam novos intraempreendedores, no ambiente corporativo é preciso criar ações de engajamento e incentivo.

5 dicas para engajar os colaboradores

O primeiro passo para engajar os colaboradores, é ter uma cultura organizacional clara e concreta, além do clima organizacional também de maneira adequada para favorecer o bem estar físico e mental dos colaboradores durante a jornada de trabalho.

  1. Tenha diversidade nas contratações

    Para sair do senso comum e tradicional, é preciso ter uma rica troca de conhecimentos e vivências distintas, isso fortalece mais o time e a visão de futuro, que ao unir com perspectivas diferentes geram mais impacto positivo na conclusão de estratégias.
  2. Treinamentos e cursos

    Estímulos ao aperfeiçoamento e melhorias, sempre contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, o conhecimento e treinamento é crucial para não se estagnarem e estarem sempre atualizados às exigências dos mercados atuais.
  3. Competições saudáveis

    Criar competições sadias para os colaboradores serem desafiados, e sentirem motivação em cumprir suas metas por uma recompensa, pode gerar mais produtividade e divertimento no dia a dia de trabalho, vale fazer alguns testes.
  4. Reconhecimento

    A valorização dos colaboradores também é importante, pois com reconhecimento a motivação se torna mútua. Se sentir visto e saber que o trabalho está no caminho certo é importante para a amplitude do time. Oferecer planos de carreiras consistentes também passam uma visão de futuro na empresa.
  5. Rodas de conversa

    Promover bate-papo, trocas de experiências e brainstorm para gerar novas ideias em conjunto. Gera mais conectividade e interação do time com seus gestores e outros colegas de trabalho, fortalece o espírito de equipe. 

Quais os benefícios do intraempreendedorismo na empresa?

Ter mais especialistas, motivados e que entendem de negócios, e que além disso disso possuem clareza só, poder de negociação e tornar os direitos da própria empresa, promovem o famoso ganho.

Quanto mais o colaborador se desenvolve, é valorizado e recompensado por isso, mais terá.

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sugestões construtivas e mais crescerá junto com a empresa. Além disso, a empresa conseguirá reter talentos e reduzir muito o volume de negócios.

Se não se sentir bem com o funcionamento e as tarefas construídas e ver como a empresa funciona bem quanto os resultados mútuos para o funcionar, tanto o ambiente como o desejo de continuidade. Faz com que o colaborador queira permanecer no desenvolvimento da empresa, antes de querer ir em busca de uma nova oportunidade.

Leia também: Tecnologia humanizada e gestão de pessoas

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