Saiba qual é o papel do Gerente de Recursos Humanos e quais as habilidades que o profissional que ocupa esse cargo deve desenvolver para se destacar na profissão.
Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos tem sido cada vez mais valorizado dentro das empresas, afinal ele representa um importante elo para os negócios, com a valorização dos talentos e a manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
Um departamento de tamanha necessidade para o bom andamento do ambiente interno, deve ser gerido com muita cautela e precisão, evitando falhas e prezando pelo bom tratamento de todos os colaboradores.
Para isso, o setor deve contar com um Gerente de Recursos Humanos qualificado e apto para assumir os desafios que fazem parte do dia-a-dia do setor.
Conheça um pouco mais sobre essa profissão e como uma pessoa que almeja desempenhar ou que já ocupa esse papel pode ser um profissional de destaque. Boa leitura!
O que faz um Gerente de Recursos Humanos?
Como o nome já diz, o Gerente de Recursos Humanos gerencia o setor de RH. Sendo o responsável por comandar os colaboradores que fazem parte do RH e determinar as estratégias a serem implementadas pelo departamento.
Sabendo disso, entre as principais tarefas designadas ao Gerente de Recursos Humanos estão o planejamento e o desenvolvimento de estratégias ligadas às seguintes situações:
- Recrutamento e seleção de novos colaboradores;
- Treinamento e desenvolvimento do público interno;
- Plano de cargos e salários;
- Administração da carreira dos colaboradores, junto ao controle das relações trabalhistas e sindicais;
- Implementação de pesquisas de satisfação interna;
- Apoio aos líderes para a implementação de políticas de feedbacks e incentivos;
- Proporção de uma atmosfera positiva de trabalho para que as metas possam ser atingidas.
Quem pode ser Gerente de RH?
Idealmente uma pessoa que almeja ocupar o cargo de Gerente de Recursos Humanos deve possuir formação em gestão de RH, mas isso não é uma regra, um vasto conhecimento prático na área junto ao domínio de Soft Skills também podem garantir a sua ocupação.
Porém, em ambos os casos a experiência deve ser considerada, mesmo que formado em gestão de RH, um profissional deve possuir profundo conhecimento sobre a vivência prática da área, saindo do campo teórico e comprovando através de tempo de trabalho esse conhecimento.
As já citadas Soft Skills também são fundamentais, sem elas, mesmo uma pessoa que possui um excelente conhecimento sobre o departamento não conseguirá ser um Gerente de Recursos Humanos fora da curva, já que o sucesso no cargo está ligado também a boas habilidades de comunicação.
Qual a formação necessária para se tornar um gestor de RH?
A formação básica para um gerente de Recursos Humanos é a Graduação em Gestão de Recursos Humanos. Mas, formados em Psicologia também podem atuar na função.
Além da formação básica, é possível investir em pós-graduação nas áreas desenvolvimento e treinamento, gestão de pessoas, direito trabalhista, recursos humanos e psicologia organizacional. Já que são áreas que estão correlacionadas com a atuação nas empresas.
O que é preciso saber para ser um gestor de RH?
Além da formação básica para atuar como gerente de Recursos Humanos, é preciso contar com algumas habilidades para lidar com as questões que fazem parte da rotina.
Ser empático e lidar bem com pessoas
O gestor de RH não é responsável apenas pela sua equipe, mas ele tem como responsabilidade todos os colaboradores presentes no quadro de funcionários da empresa. Ou seja, quanto maior o porte da empresa, maior é a responsabilidade desse profissional.
Dessa forma, é preciso saber como lidar com diversos tipos de situações, sempre esquecer das diretrizes legais e políticas internas. Mas, sempre com empatia com o próximo.
Ter inteligência emocional
Nessa profissão, existem situações em que o gestor vai precisar lidar com emoções diversas, principalmente quando falamos em gestão de conflitos, para ser um mediador justo, de acordo com a política interna.
Dependendo da situação, entender das suas próprias e a do próximo será o ponto mais importante para resolver uma questão da melhor forma possível.
Como se destacar como Gerente de Recursos Humanos?
Agora que você já sabe qual é o papel desempenhado pelo Gerente de Recursos Humanos, confira as dicas que separamos para otimizar o caminho de quem deseja ser um profissional de destaque no cargo:
1 – Saiba se comunicar
Como você já viu anteriormente, uma das principais habilidades que determinam o sucesso de um Gerente de Recursos Humanos é a comunicação.
Essa importante Soft Skill é traduzida como a capacidade de entender e se fazer entendido de maneira clara, sem gerar ruídos na mensagem que deseja passar e considerando que do outro lado também existe outra pessoa.
Para isso, é necessário saber se comunicar de maneira compreensiva e empática, procurar gerar conversas produtivas e que façam com que os profissionais que estão fazendo parte dela se sintam valorizados.
2 – Lidere pelo exemplo
O profissional que ocupa o cargo de gerente de RH certamente já esteve em outra posição anteriormente, sendo essa subordinada a outra liderança.
Para alcançar o bom desempenho, é necessário relembrar os exemplos que impactaram a sua carreira e, quando positivos, tentar replicá-los, fazendo com que os colaboradores que dependem de sua atuação se sintam incentivados.
A liderança pelo exemplo ocorre não só através de grandes atitudes, mas também nos pequenos atos, como na responsabilização pelos problemas do setor e cumprimento dos horários.
3 – Esteja antenado às novidades do setor
O setor de Recursos Humanos, assim como outros, tem se reinventado com o tempo, contando cada vez mais com recursos oriundos de diferentes áreas para aprimorar o seu andamento.
Por conta disso, é fundamental que o seu gerente participe ativamente de discussões que envolvem o setor e o desenvolvimento de novidades impactantes.
Para estar antenado dessa maneira, o profissional pode acompanhar blogs especializados no setor e participar das feiras que tem como fim a apresentação dessas novidades, como é o caso da CONARH.
4 – Domine as ferramentas tecnológicas
Ao decidir quais ferramentas tecnológicas irá aplicar para facilitar o dia-a-dia do RH, é importante que o Gerente de Recursos Humanos seja o primeiro a dominar o seu uso, facilitando a sua explicação e ensino para os demais profissionais.
Por exemplo, ao adotar um sistema de ponto eletrônico, o gerente deve aprender a utilizá-lo da maneira correta e elaborar junto a sua equipe o manual interno de boas práticas para o seu uso.
5 – Conheça a atuação e os setores da empresa
Somado a todos os tópicos abordados anteriormente, que dizem respeito a atuação do gerente de RH no ambiente interno do setor, temos também a necessidade dele possuir conhecimento amplo sobre a atuação da empresa.
Ao estudar e até mesmo participar do dia-a-dia de outros setores do negócio, o profissional terá uma visão mais clara sobre as necessidades que ela tem e podem ser solucionadas pelo RH.
6 – Continue se aprimorando
Por fim, o gestor de Recursos Humanos de destaque deve sempre buscar o aprimoramento constante tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Visando ser uma pessoa melhor para que a sua capacidade de liderança melhore e continue ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias e abordagens do RH.
Quais são as principais responsabilidades de um gerente de Recursos Humanos?
As responsabilidades do gerente de Recursos Humanos muda de acordo com o porte da empresa, como está organizada sua estrutura organizacional, bem como as necessidades específicas. No entanto, existem responsabilidades que são comuns, como:
- Recrutamento e seleção: o gerente de RH é responsável pela atração, recrutamento e seleção de talentos;
- Treinamento e desenvolvimento do quadro de colaboradores: ele também é responsável pela organização de programas de treinamento e desenvolvimentos dos colaboradores para soft skills e hard skills;
- Gestão de desempenho e produtividade: é de responsabilidade do gestor de RH criar mecanismos para avaliar e melhorar o desempenho dos colaboradores;
- Gestão de benefícios: o gerente de Recursos Humanos faz a gestão de todos os benefícios que são oferecidos aos colaboradores, como planos de saúde, vale alimentação e refeição, plano de previdência e seguro de vida;
- Responsabilidades trabalhistas: a atuação do gestor de RH funciona na intermediação do empregador com seus funcionários, resolvendo conflitos, reclamações e garantindo a aplicação das leis trabalhistas;
- Planejamento estratégico: ele é responsável por criar e implementar ações para alinhar os objetivos da empresa com os procedimentos e políticas internas;
- Cultura organizacional: o reforço constante da cultura organizacional é de responsabilidade do gerente de Recursos Humanos.
Quais são as áreas de atuação do gerente de Recursos Humanos?
Independente do porte da empresa, é necessário contar com o gerente de Recursos Humanos, para garantir uma cultura organizacional forte, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, além de estar focado nas conformidades legais.
Dessa forma, em todos os segmentos, contar com esse profissional é muito importante. Logo, sua atuação pode ser feita em empresas privadas de qualquer segmento, escolas, hospitais, clínicas, e qualquer outro tipo de estabelecimento.