Saiba o que é o profissional T-Shaped e porque esse tipo de colaborador deve ser valorizado pela empresa.
Cargos e funções engessadas são cada vez mais componentes do passado em empresas modernas, por conta disso, profissionais multidisciplinares tem uma maior procura.
Descubra como o setor de RH pode identificar, e até mesmo treinar colaboradores para atuar de maneira multidisciplinar a partir do conhecimento sobre o profissional T-Shaped.
O que é um profissional T-Shaped?
O profissional T-Shaped é aquele que possui habilidades de especialista em uma área e um conhecimento generalista em outras que a permeiam, se tornando um colaborador completo e capaz de identificar e solucionar problemas de maneira mais rápida e dinâmica.
A expressão T-Shaped começou a ser utilizada nos Estados Unidos para designar profissionais com conhecimento multidisciplinar. O significado da expressão é “profissional em formato de T”.
Você deve estar se perguntando, mas por que em formato de “T”?
Justamente por conta da união dos dois tipos de habilidade.
Enquanto a linha vertical da letra – que é a sua base sólida, a estrutura – representa os conhecimentos de especialista, a linha horizontal vai por cima representando os conhecimentos generalistas, mas que apoiam a execução do seu trabalho.
Confira de maneira detalhada um pouco mais sobre cada uma das linhas que formam o conceito do profissional T-Shaped:
Conhecimentos aprofundados
Como você viu, a linha vertical representa os conhecimentos aprofundados, mas o que isso quer dizer?
Os conhecimentos aprofundados, são aqueles em que a pessoa é especialista, sendo a sua função principal, e normalmente aquilo em que ela possui uma formação e maior experiência.
Por exemplo, dentro do setor de marketing, uma empresa pode contar com um profissional especialista em SEO.
Mesmo que a sua função seja auxiliar no ranqueamento orgânico da empresa nos mecanismos de busca, esse profissional também pode conversar com toda a equipe de marketing a partir de conhecimentos generalistas, o que você verá a seguir.
Conhecimentos generalistas
Seguindo o exemplo acima, o profissional especialista em SEO passará a ser considerado T-Shaped quando adquirir conhecimentos em outras áreas que permitam uma maior abrangência e influência do seu trabalho, como:
- Mídia paga;
- Copywriting;
- E-mail marketing;
- Inbound Marketing;
- Análise de dados;
- Jornada e experiência do cliente;
- Social Media;
- Design
- Assessoria de imprensa.
E muitos outros, já que tanto o profissional, quanto a empresa, devem saber que o conhecimento nunca acaba.
Podemos somar também o conhecimento específico sobre a área de atuação geral da empresa.
Por tanto, o profissional de SEO que atua em uma empresa que desenvolve soluções para o setor de Recursos Humanos, deve ter também como parte de seus conhecimentos generalistas o entendimento sobre o setor e as soluções que o negócio oferta.
Soft Skills
Outra parte dos conhecimentos generalistas que representam a parte superior do “T”, são as Soft Skills, sendo elas comuns para todos os profissionais, independente da sua função e especialidade.
As Soft Skills são extremamente necessárias para o profissional T-Shaped, afinal, sem elas o colaborador não conseguirá se comunicar com os outros profissionais e contribuir com as suas soluções.
Confira quais são as principais habilidades desse formato que o “profissional em forma de T” deve possuir:
- Excelente relacionamento interpessoal;
- Boa capacidade de comunicação;
- Perfil colaborativo;
- Inteligência emocional;
- e flexibilidade para desempenhar outros papéis além da sua especialidade.
Por que valorizar esse tipo de profissional?
As principais vantagens desse tipo de profissional estão justamente em seu caráter multidisciplinar e nas Soft Skills que integram toda a equipe.
O profissional T-Shaped possui uma visão macro da área, sendo fundamental para pensar estratégias e soluções que não girem apenas ao entorno de sua especialidade.
Voltando ao exemplo do profissional de SEO, um colaborador comum faria apenas o seu trabalho básico, buscando solucionar problemas da sua especialidade e implementando estratégias de conteúdo com foco no SEO.
Já o profissional T-Shaped estaria sempre buscando a melhor estratégia a partir de todo o seu conhecimento sobre a empresa e as outras especialidades que compõem o marketing.
Dessa forma, ele poderia buscar parcerias e propor projetos a outros profissionais do setor, além de atuar na resolução de problemas relacionados ao marketing em geral, e não apenas ao SEO.
O profissional com conhecimentos generalistas também pode em eventuais ocasiões desempenhar o papel de outras funções em qual ela possua conhecimento.
Confira uma pequena lista com outros benefícios que um profissional T-Shaped traz a empresa:
- Entrega de resultados mais velozes e eficientes;
- Integração fácil com a equipe;
- Tira as dúvidas dos colaboradores do time sobre o setor;
- Aumenta produtividade do setor.
Como encontrar um profissional T-Shaped?
A empresa que está em busca de um profissional T-Shaped deve delimitar isso durante o seu processo seletivo.
Os próprios profissionais podem não possuir conhecimento sobre o termo, por conta disso ao anunciar a vaga prefira uma comunicação mais fácil, como:
“Procura-se profissional especialista em X, com amplo conhecimento sobre as habilidades que envolvem a área e excelente Soft Skills.”
Desenvolver as habilidades dentro da empresa
Se encontrar um profissional que se enquadre como T-Shaped está difícil, a empresa, junto ao setor de RH podem decidir por desenvolver as habilidades que produzem esse profissional dentro da própria empresa.
Isso pode ser feito a partir de treinamentos e cursos ofertados pelo próprio negócio, se tornando um incentivo também para o colaborador alcançar cargos e remunerações mais altas.
Porém, em ambos os casos, é necessário que o profissional não apenas mostre as certificações que atestem seu conhecimento em diversas áreas, mas que também comprovam que sabe atuar e lidar com elas no dia-a-dia.
Pronto para integrar um profissional T-Shaped a sua empresa?
Como você viu, o profissional T-Shaped é um perfil de colaborador muito valioso para empresa, e que será cada vez mais buscado pelo setor de RH.
Por conta da competitividade dentre os negócios para contratar profissionais com esse perfil, desenvolvê-los dentro da própria empresa pode ser a solução ideal para contar com um colaborador que já possui um conhecimento prévio sobre a atuação da marca.
Acompanhe outros conteúdos como esse no blog da OiTchau e continue aprimorando a sua gestão de pessoas.