Na rotina de gestão empresarial, os desafios são constantes e para encontrar boas práticas que contribuam com o melhor desenvolvimento dos colaboradores e melhorem as entregas para os clientes, envolve muita estratégia e prática.
Com metodologias, ferramentas e plataformas é possível criar diversos alinhamentos teste, até definir quais práticas possuem um melhor funcionamento para a sua empresa, e assim manter um fluxo de controle de tarefas mais fluido.
No decorrer da leitura, você irá identificar como aplicar práticas já existentes de gestão empresarial, e ainda como pode unir essa organização com a tecnologia.
O que é gestão empresarial?
É o segmento que atua exclusivamente para o meio corporativo, com aplicação de estratégias que ampliem o crescimento da empresa e o desenvolvimento interno, junto à equipe, para que as metas sejam batidas com eficiência.
Essa gestão tem o propósito de otimizar e criar facilitações para os processos dos mais simples aos mais sofisticados, para auxiliar os colaboradores no alinhamento do planejamento, cronograma, resoluções de problemas e nas tomadas de decisão.
Mas para que a gestão empresarial funcione, é preciso definir quais práticas serão aplicadas, para manter as etapas com redução de erros e obter maior sucesso nos resultados.
Quais são as principais práticas de Gestão empresarial?
Existem diversas metodologias e princípios que atuam para melhorar o posicionamento e funções da gestão empresarial, mas existem as principais que são a força motriz de todos os processos, separamos essas para você conferir.
Kanban
É uma prática que faz parte da metodologias agil, consistem em um quadro que controla o fluxo de tarefas, sendo cada etapa:
- “To do”,o que será feito;
- “In Progress”, tarefas em andamento;
- “Done”, atividades finalizadas.
Assim o controle se torna visual, pois cada tarefa é dividida em cards, e eles vão estar na sua etapa correspondente, sendo alterada pelo próprio colaborador, e por isso é possível identificar quanto tempo o card ficou em cada etapa e medir a capacidade do time.
5W2H
É uma metodologia que consistem em 7 perguntas, quando são escritas em inglês formam os 5W2H:
- What: o que está em realização?
- Why: por que está sendo feito?
- Where: onde será realizado?
- When: quando será o prazo de entrega?
- Who: quem será o responsável pelo projeto?
- How: como será feito?
- How much: quanto custará no orçamento?
Estas perguntas resumem o que será feito durante o processo, contribuindo para um monitoramento mais rápido e facilitado da gestão empresarial, assim deixando as informações básicas mais acessíveis e abertas a alterações.
ERP
O Enterprise Resource Planning, é um sistema integrado ou software de Planejamento de Recursos Empresarial, muito utilizado na gestão empresarial, que atua no planejamento e na redução de processos burocráticos que envolvem o meio corporativo.
Que incluem:
- Contabilidade;
- Administração;
- Finanças;
- Recursos humanos;
- Controle de estoque;
- Orçamentos;
- Fiscalização.
Todos os processos que fazem parte da gestão empresarial, precisam de controle, manuseio e atualizações diárias, o ERP auxilia nessas fases de projetos com suas funcionalidades integradas a outros sistemas da preferência da empresa.
PDCA
Também conhecido como Ciclo de Deming ou ciclo PDCA, cria uma constância na realização do projeto, sendo o PLAN–DO–CHECK–ACT que significa:
- PLAN: planejar;
- DO: fazer;
- CHECK: checar;
- ACT: agir.
Estas 4 fases compõem as etapas de processos do projeto, para que seja realizado e entregue de acordo com o seu ciclo de execução.
Garante que todas as etapas sejam organizadas, exigindo que as coisas só sejam feitas depois de planejadas, que haja verificação antes de cada entrega e a ação para a finalização do trabalho, para que assim não haja retrabalhos e nem falhas nas entregas.
Qual a importância de melhorar a gestão empresarial?
O principal fator de manter boas práticas na gestão empresarial, é a de poder otimizar o tempo, gerar economia de recursos e criar um cronograma de acordo com a capacidade do time, para que as entregas sejam cumpridas no prazo.
Seguindo estas práticas, evitar desperdício de tempo e excesso de tarefas, para que a produtividade do time aumente e a qualidade permaneça, é preciso alinhar o tempo com a execução, assim é possível minimizar a quantidade de retrabalhos e reduzir os processos burocráticos.
Além dos colaboradores terem clareza do que precisa ser feito, do início ao fim, sem que as informações sejam perdidas ou que gerem atrasos e conflitos por conta de detalhes faltantes.
Como o ponto eletrônico digital pode ajudar?
A Oitchau é um software que realiza o controle de ponto digital e gestão de home office, com armazenamento em nuvem, autenticidade e atua de acordo com a LGPD e leis do controle de ponto.
A nossa plataforma é completa por possibilitar a criação de jornadas de trabalhos flexíveis, gestão de projetos e gestão de recursos em um só lugar, com acesso remoto e interfaces diferentes para o gestor e os seus colaboradores.
E o melhor de tudo, é que as sua empresa pode acessar uma demonstração gratuita, e ver na prática como podemos ajudar o seu time.
Para mais dicas, acompanhe o Blog da Oitchau
Leia também: Proatividade: o que é e qual a importância dessa competência