Tire todas as suas dúvidas sobre o Product Owner, seja você um recrutador, liderança em busca desse profissional ou alguém que deseja ocupar a função.
Se você está aprofundando os seus conhecimentos sobre o Scrum provavelmente ouviu falar do Product Owner, uma das funções de maior importância para o funcionamento do framework.
Apesar de todas as palavras estrangeiras que fazem parte do Scrum e de seus demais componentes.
Ele não precisa ser difícil de entender ou exclusivo de algumas pessoas que trabalham com a gestão de projetos.
Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo para que você saiba o que é o Product Owner.
Quais são as suas funções, as habilidades necessárias para exercê-las e muito mais sobre o papel do profissional que recebe essa nomeação.
O que é um Product Owner?
Em uma tradução livre, Product Owner (também conhecido como PO) significa Dono do Produto.
Apesar da tradução, a melhor definição para o PO é: aquele que representa o dono do produto.
Pode parecer confuso, mas é isso mesmo, o Product Owner é o principal representante dos Stakeholders, ou seja, aqueles a quem a empresa visa impactar, logo, os seus clientes.
Para gerar esse impacto e entregar tudo aquilo que os clientes desejam, o PO tem a missão de gerar o máximo de valor ao menor custo e tempo possível.
Quais são suas principais responsabilidades do PO?
A principal responsabilidade do Product Owner é entender aquilo que o cliente deseja.
Transmitindo essas necessidades para a equipe de desenvolvimento do projeto que está sendo realizado através do Scrum e que deriva do Manifesto Ágil.
Dessa responsabilidade principal, derivam as funções que o PO exerce:
- Interagir com os clientes para identificar as necessidades e falhas do produto;
- Desenvolver o Product Backlog (tudo aquilo que deve compor o produto conforme as necessidades dos Stakeholders);
- Determinar os requisitos gerais para o início das tarefas;
- Garantir o orçamento mínimo necessário para a execução dos Backlogs;
- Apresentar os Backlogs de forma transparente e fácil de ser entendida;
- Desenvolver as User Stories, fundamentais para ferramentas como o Planning Poker;
- Determinar as Backlogs que são prioridades junto ao time;
- Garantir que o produto seja entregue com aquilo que o cliente deseja e necessita;
- Aprovar ou negar as entregas dos Sprints;
- Trabalhar em conjunto com o Scrum Master para estabelecer uma comunicação linear com os desenvolvedores e apontar quais as funções e ferramentas necessárias para o desenvolvimento do projeto.
O que faz um Product Owner?
De modo geral, esse é o profissional que atua, dentro dos projetos, como o representante do cliente.
Afinal, ele não apenas tem a responsabilidade de buscar o máximo lucro a partir dos menores gastos, mas também de conhecer as necessidades da clientela.
Neste sentido, o Product Owner é um profissional que sabe quais são as dores do público-alvo da empresa.
Ao conhecê-las, então, busca um modo de transformar essas demandas em produtos palpáveis.
Para isso, o profissional enfrenta uma série de desafios, que incluem desde determinar quais funções são mais relevantes do que outras em um produto até a mensuração de resultados do projeto.
Igualmente, suas funções também abrangem questões como o portfólio da empresa (Product Backlog), quem são seus componentes e como cada um deles se diferencia e pode ajudar o consumidor.
Qual o papel do Product Owner no Scrum?
Ser ágil é o principal papel adicional que o PO deve ter em mente ao trabalhar dentro do Scrum.
Lembrando que o seu cargo deve ser usado sempre para facilitar processos, evitando a burocratização e a demora na entrega.
O Product Owner é uma função que está totalmente ligada ao Scrum.
Por tanto, todas as suas responsabilidades e funções descritas acima fazem parte do seu trabalho dentro da metodologia.
O que é mais importante para um Product Owner?
Existem habilidades que são indispensáveis para um Product Owner.
E isso não é à toa, visto a grande quantidade de funções que ele assume e a importância delas no desenvolvimento de projetos e produtos.
Por exemplo, um PO deve ter conhecimentos de metodologias ágeis.
Além disso, também cabe a ele ter uma visão que inclua desde o ponto de vista da empresa até o posicionamento da equipe responsável pelo projeto e do consumidor que o receberá.
Ainda, deve ter uma visão macro do cenário em que está inserido, assim como manter uma boa comunicação.
Essas são algumas das habilidades indispensáveis para um Product Owner, mas não são as únicas. Veja, com mais detalhes, as exigências para um PO.
O que um Product Owner precisa saber?
Agora que você já sabe o que é e quais as principais funções do Product Owner.
Confira quais os tópicos de conhecimento e as principais habilidades que o ocupante da função deve possuir:
Metodologias ágeis
O Product Owner é uma das principais peças das metodologias ágeis, como o Scrum, por conta disso, a pessoa que vai ocupar o cargo deve ter o pleno conhecimento sobre elas.
Além disso, o PO também precisa acreditar nas ferramentas que compõem a metodologias.
Caso o contrário, ele usará seu cargo para aplicar velhos métodos burocráticos e que hierarquizam a gestão de projetos.
Comunicação
A comunicação faz parte do dia-a-dia do PO.
Um de seus deveres é transmitir aquilo que o cliente deseja para a equipe de desenvolvedores, sem deixar dúvidas e elucidando todos os pontos que podem gerar ruídos e retrabalhos.
Negociação
Com a habilidade de comunicação, o PO também deve saber negociar.
Afinal, alguns backlogs podem ser contestados pelos desenvolvedores, devido à dificuldade de execução ou a falta de entendimento de sua importância.
Outro momento que a negociação se faz presente na vida do Product Owner é durante o requerimento do orçamento para que os backlogs sejam executados.
Organização
A organização é um dos pilares das metodologias ágeis e também deve ser do PO.
Sem o comprometimento com as entregas e a responsabilidade de transformar as informações em tarefas a serem executadas, todo o projeto pode ser comprometido.
Qual é a diferença entre Product Owner e Product Manager?
É muito comum que haja confusão entre esses dois profissionais, uma vez que o nome é semelhante e que ambos atuam sobre o desenvolvimento de produtos.
Contudo, cada um deles possui responsabilidades diversas.
Por exemplo, o Product Manager (ou Gerente de Produto) tem como funções preparar relatórios sobre o desenvolvimento dos projetos.
Ainda, cabe a ele gerenciar os indicadores e aplicá-los. Para isso, também precisa fazer a gestão de resultados.
Aliás, saiba que o Product Manager é quem assume a responsabilidade pelos resultados do projeto.
Desse modo, sempre deve ter pleno conhecimento de processos internos e externos que impactam sobre ele.
Por outro lado, o Product Owner é o profissional que se debruça sobre o portfólio de produtos da empresa.
Ele não gerencia os resultados do projeto de desenvolvimento, em si, mas do produto pronto.
Além disso, ele também representa o consumidor.
Neste sentido, é ele quem analisa quais são as demandas válidas ou não.
Do mesmo modo, aprova (ou não) as entregas no desenvolvimento do produto e garante que ele tenha os recursos necessários para isso.
Ainda que ambas as funções tenham relação com o desenvolvimento de produtos, elas atuam de maneira diversa.
Aqui é crucial destacar que não há uma função mais importante que a outra: ambas são imprescindíveis para que o projeto siga corretamente.
Como é medido o desempenho de um PO?
Assim como as demais funções que fazem parte das metodologias ágeis.
O Product Owner também pode ter o seu desempenho testado a fim de garantir que o seu trabalho está sendo bem executado e surtindo efeitos.
Confira algumas das formas de medir o desempenho do PO:
Problemas de produção relatados
Como o PO é responsável por apresentar um projeto que possua as soluções que o cliente deseja.
Uma das formas de entender se as necessidades foram bem mapeadas e correspondem a expectativa dos clientes é verificando os problemas relatados.
Quanto menos clientes tiverem reclamações ou demais ruídos relatados no momento de utilizar um produto, maior o indicativo de que o PO realizou um bom trabalho.
Satisfação do cliente
A taxa de satisfação do cliente também é outro indicativo que se relaciona ao trabalho do PO dentro do Scrum.
Ela está diretamente relacionada ao atendimento das necessidades dos Stakeholders e da geração de valor pelo produto.
Satisfação da equipe de desenvolvimento com as tarefas
Para que os Backlogs sejam executados e as necessidades sejam atendidas.
Gerando uma maior taxa de satisfação e um menor número de problemas relatados, é necessário que a equipe de desenvolvedores saiba muito bem o que tem de fazer.
Por tanto, medir a satisfação interna dos colaboradores que recebem os Backlogs do PO, com relação ao entendimento do que deve ser executado, também é um indicador que representa o sucesso do profissional.
Quanto maior a quantidade de retrabalhos e de entregas negadas, maior o indicativo de que a comunicação do PO com os desenvolvedores está sendo falha.
Como encontrar o Product Owner ideal?
Algumas empresas acabam procurando seus próprios clientes para assumirem o papel de Product Owner em seus projetos.
Porém, essa ideia pode não ser tão boa assim, por conta das habilidades comunicacionais e a responsabilidade que o PO deve assumir.
Confira alguns itens que um recrutador deve mapear na hora encontrar o PO ideal:
- Conhecimento sobre a empresa e os produtos que ela desenvolve;
- Postura de liderança, mas com o pleno entendimento de que nas metodologias ágeis isso não significa ser um chefe a moda antiga;
- Ter estudado sobre o Scrum e a outras metodologias ágeis, algumas instituições brasileiras oferecem cursos sobre a área. Porém, para um PO as aulas mais recomendadas são ofertadas pelo Scrum.org.
- Ter um perfil analítico e influenciador, gerando respeito às suas decisões, que no caso da definição dos Backlogs, são de sua responsabilidade;
- Pró-atividade para conversar e estabelecer os mais diversos tipos de canais para se comunicar com os clientes;
- Ter conhecimento básico sobre as etapas necessárias para o desenvolvimento dos Backlogs. Por exemplo, se o projeto envolve a elaboração de um software, o PO deve possuir um conhecimento mínimo no desenvolvimento dessas tecnologias.
Alavanque a sua gestão de projetos
Como você viu, o Product Owner é um dos principais responsáveis por permitir que o Scrum seja realmente um método ágil, representando e apresentando os interesses dos clientes para a equipe.
É através dele que as tarefas serão apresentadas, possibilitando que a junção delas gere uma entrega rápida e condizente com as expectativas dos Stakeholders.
Acompanhe outros conteúdos sobre Scrum e as metodologias ágeis no blog da OiTchau e alavanque a sua gestão de projetos.