Business Agility

Business Agility

Saiba como o Business Agility pode manter as suas vendas em alta a partir da opinião dos clientes e da flexibilização do trabalho dentro da empresa.

O que aconteceria se um novo concorrente ganhasse força em seu mercado? Como a sua empresa reagiria se novas tecnologias que facilitam a vida dos clientes surgissem? Qual a atitude tomar se o seu modelo de atuação não for mais bem-visto pelos clientes?

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Essas perguntas são baseadas em acontecimentos que todas as empresas estão suscetíveis, sejam elas grandes ou pequenas.

Um exemplo de negócio que não respondeu com agilidade às mudanças do mercado, e da experiência dos clientes, foi a Kodak, uma das maiores fabricantes de máquinas fotográficas analógicas, que acabou ficando para trás com a chegada das máquinas digitais.

Mas como se adequar para responder rapidamente às mudanças? É isso que o Business Agility se propõe a resolver.

O que significa Business Agility?

Traduzindo de maneira livre para o português, Business Agility significa Agilidade nos Negócios. 

A estratégia tem como norte a centralização dos clientes e suas vontades, e a flexibilização do trabalho para que métodos ágeis sejam aplicados, e a empresa responda rapidamente às mudanças do mercado em que está inserida.

A finalidade do Business Agility é a resposta rápida para qualquer mudança que ocorra e afete a empresa, seja ela de ordem interna ou externa. 

Essa resposta rápida traz além do benefício de não deixar os clientes desamparados e manter a posição no mercado, as seguintes vantagens:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria contínua em todos os processos;
  • Linearidade de decisões, onde todas as opiniões são consideradas;
  • Promoção de uma cultura inovadora;
  • Desenvolvimento de uma mentalidade ágil que integra todos os setores da empresa.

Para que o modelo de Business Agility é usado?

O Business Agility é utilizado para a identificação de padrões e mudanças no mercado que possam interferir no negócio da empresa e diminuir o tempo de reação do negócio quando essas mudanças ocorrem.

Um exemplo de mudança que pegou todas as empresas desprevenidas foi a pandemia da Covid-19.

Porém, mesmo sem previsão, os negócios que já aplicavam os Business Agility tinham organização e mentalidade necessária para não se desesperar e partir para outras fontes de receita.

Como um exemplo percebido na estratégia de várias empresas durante a pandemia, temos o processo de aceleração para o meio digital, procurando formas inovadoras de se vender e atrair os consumidores.

Quais os domínios do Business Agility?

O Business Agility é dividido em 3 domínios, que a empresa deve ter como norte para passar a implementar o modelo gradualmente, sendo o domínio das operações, dos indivíduos e da liderança.

Conheça um pouco mais de cada um deles:

Operações

O domínio das operações corresponde ao controle de como a empresa vai funcionar conforme os seus processos, para que isso ocorra é necessário unir 3 pilares da agilidade:

  • Agilidade estrutural: facilidade em mudar as estruturas do negócio, conforme as necessidades do mercado e o teste dos modelos;
  • Agilidade de processo: os processos que compõem a empresa devem ser desburocratizadas e ter sua execução voltadas para a flexibilidade de implementação, lembrando que nenhum processo é fixo;
  • Agilidade empresarial: essa agilidade corresponde a comunicação interna dos setores, onde todo o setor deve se esforçar para que a empresa seja ágil, evitando que uma etapa realizada dentro da Business Agility se perca por conta de um setor que não é ágil.

Indivíduos 

Os indivíduos da empresa devem ser guiados para produzirem o melhor para os clientes, visando desenvolver a agilidade através do:

  • Pensamento focado no Growth;
  • Excelência;
  • Autonomia. 

Liderança

O terceiro domínio é o responsável pela implementação do Business Agility na empresa, é a liderança que deve apresentar o modelo para os colaboradores e tirar todas as dúvidas possíveis.

Todo o trabalho para a implementação do Business Agility deve ser feito pensando na:

  • Gestão de pessoas de excelência;
  • Unidade entre todos os colaboradores;
  • Estratégias ágeis durante a implementação.

Como aplicar o Business Agility?

Agora que você já sabe o que é o Business Agility e quais são os domínios que o guiam, confira como fazer a implementação prática do modelo ágil de gestão da empresa como um todo. 

Cultura

O Business Agility, ao contrário do Agile Thinking, é um modelo pensado para englobar toda a empresa e não apenas uma equipe ou projeto.

Para que essa implementação em todos os níveis ocorra, é necessária uma mudança em toda a cultura da empresa, que deve ser voltada para a satisfação plena do cliente, o entendimento de suas dores e agilidade ao resolver os seus problemas.

Equipe

Com a cultura ordenada, o responsável pela implementação do Business Agility deve estruturar a equipe para atuar como um grande time, valorizando a interação e a colaboração. 

As peças que vão fazer parte da equipe, principalmente as lideranças, também devem ser escolhidas conforme suas aptidões de manter a união e participação de todos.

Lembrando que a flexibilidade é uma das principais características do modelo, por tanto os métodos e processos empregados não devem ser engessados, assim como a tarefa designada a cada colaborador.

Velocidade acima dos acertos

Você não entendeu errado, no Business Agility a velocidade de adaptação deve vir acima dos erros.

Todas as empresas passam por erros durante o lançamento de produtos e a gestão de pessoas e é importante sempre agir com transparência sobre eles, mas também saber que eles podem ser corrigidos.

Um exemplo desse caso é desenvolvimento de softwares, um dos embriões da metodologia ágil, onde o lançamento de um produto para o público é a primeira etapa do processo e não a última, assim todo o trabalho se molda conforme a percepção dos usuários.

Continue o seu caminho para a agilidade

O Business Agility é modelo que deve ser aplicado gradualmente, permitindo que a empresa atue com flexibilidade, mas principalmente com agilidade perante as mudanças.

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Seguindo todas as etapas listadas, o seu negócio estará pronto para enfrentar as alterações de mercado e do mundo de frente, analisando aquilo que o público quer e desenvolvendo novas ideias rapidamente.

Continue aprimorando a gestão da sua empresa e dos seus projetos a partir de outros conteúdos como esse no blog da OiTchau.

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