Conhecer os colaboradores que fazem parte de uma empresa e os seus perfis é um dos papéis do setor de RH. Uma das formas de adquirir esse conhecimento é entender como cada profissional lida com as situações do dia-a-dia é através do eneagrama.
Utilizado por terapeutas em suas consultas, o eneagrama também pode cumprir um papel de importância no ambiente corporativo, auxiliando na contratação de profissionais que possuam a personalidade semelhante à buscada pela empresa.
O que é e para que serve um Eneagrama?
O eneagrama é um modelo de teste comportamental que divide as pessoas em 9 tipos de perfis diferentes. Cada um desses perfis corresponde à personalidade que a pessoa desenvolveu ao longo de sua vida.
O teste serve para que a pessoa possua um autoconhecimento maior, reconhecendo os seus pontos fracos e fortes, estando prontas para aplicar melhorias e entender como o mundo a enxerga.
A ferramenta, como conhecemos atualmente, foi aprimorada pelo filósofo boliviano Óscar Ichazo, que durante a década de 50 descobriu a prática da ligação dos nove pontos do eneagrama com os tipos de personalidade.
Óscar, desenvolveu o chamado Eneagrama de Personalidade através de suas descobertas e as estruturou se baseando nos estudos de Freud e Jung.
Como faz parte dos estudos psicológicos, envolvendo o conhecimento da mente humana, é indicado que o eneagrama seja aplicado por um profissional da área.
O teste é facilmente encontrado na internet, porém suas perguntas tendem a ser superficiais, o que pode gerar um resultado não aproximado e dificultar a interpretação do tipo de perfil.
Quais são os 9 tipos de Eneagrama?
Agora que você já sabe o que é e para que serve o eneagrama, confira quais são cada uma das personalidades descritas pela ferramenta:
1 – O perfeccionista
Conhecido também como a personalidade do reformista, o perfil de número 1 tem sempre a perfeição em mente, centrando os seus pensamentos e os seus esforços para o encontro do erro.
É o tipo de pessoa que tende a fazer tudo do seu jeito, tendo poucas aberturas para admitir que erros podem acontecer.
2 – O prestativo
O prestativo, também pode ser visto como o manipulador, tendendo a usar o seu espírito de ajuda em todas as situações possíveis. Sua maior missão é prestar auxílio, o que pode gerar uma vontade por reconhecimento externo acima do normal.
3 – O bem-sucedido
Para o bem-sucedido à competição é uma condição normal e está sempre presente, o sucesso deve ser alcançado a todo custo.
Quando reconhecido e utilizado de forma positiva, essa personalidade do eneagrama se encaixa muito bem em pessoas com cargos de liderança na empresa.
4 – O individualista
Tendendo a ser mais introspectivo, o individualista busca muito a autocompreensão, conhecido por estar sempre pensando.
Esse comportamento pode acabar gerando a sensação constante de melancolia e de alta sensibilidade.
5 – O observador
Buscando sempre entender o mundo e as pessoas, o observador, também conhecido como pensador, tem sede de sabedoria e usa os seus conhecimentos para cada vez aprender mais.
Essa personalidade do eneagrama corresponde aos colaboradores com perfil analítico, que gostam de encontrar padrões e solucionar problemas.
6 – O questionador
As pessoas céticas se enquadram nesse perfil. Com dificuldade para acreditar nas coisas, o questionador tende a usar o seu padrão psicológico tanto para o lado negativo, quanto para o positivo.
7 – O sonhador
O sonhador está em uma constante busca pela felicidade e pela alegria, o seu perfil tende a ser divertido e otimista, gostando muito de idealizar novos projetos.
Por conta da idealização, o sonhador pode acabar sendo visto como uma pessoa otimista demais, ou que apenas planeja e nunca tira os sonhos do papel, mudando de direção constantemente por conta da impulsividade.
8 – O confrontador
Reconhecido também como a personalidade do chefe, que tende a gostar de mandar, o confrontador pode usar o seu perfil para motivar as pessoas, confrontando-as sobre o porquê delas não estarem atingindo os seus objetivos.
9 – O pacifista
Por último temos o pacifista, que está sempre em busca da resolução dos conflitos e evita a discórdia. A grande vantagem dessa personalidade é a sua busca pela união entre as pessoas.
Qual o Eneagrama mais raro?
A personalidade do eneagrama considerada mais rara é a de número 4, correspondente ao individualista.
O sentimento de unicidade trazido por quem apresenta esse perfil acaba acarretando um deslocamento social, fazendo com que a pessoa se isole e tenha dificuldade de interagir.
Porém, esse isolamento na maioria dos casos reflete a alta frequência de pensamentos, o que pode render ideias originais com maior facilidade.
Às vezes a personalidade do tipo 4 corresponde com as de pessoas tidas como geniais pela sociedade, sendo o fundador da Apple, Steve Jobs, um de seus maiores exemplos.
Como utilizar o eneagrama no RH
O propósito do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal trazido pelo eneagrama, permite que a ferramenta seja aplicada no setor de Recursos Humanos. Confira alguns dos seus usos no ambiente corporativo:
- Em entrevistas, conhecendo melhor a personalidade dos candidatos e priorizando aqueles que possuem o perfil procurado;
- Durante a formação de equipes, aproximando personalidades que se complementam, como o sonhador e impulsivo junto ao observador e pensador;
- Aplicação esporádica em toda equipe para o alinhamento de aspectos pessoais e profissionais que o colaborador pode explorar como seus pontos fortes e outros que ele tende a melhorar.
Lembrando que, a aplicação do Eneagrama não precisa ser realizada obrigatoriamente por um terapeuta, porém, contar com um profissional da área para sua aplicação pode garantir melhores resultados e evitar confusões.
Invista no conhecimento da personalidade da sua equipe
O eneagrama é uma excelente maneira de conhecer um pouco mais sobre cada pessoa que compõe uma equipe, permitindo também que elas evoluam a partir do reconhecimento de seus traços de personalidade.
Se você deseja continuar aprimorando os seus conhecimentos, confira outros conteúdos como este no blog da OiTchau, e continue alavancando o setor de recursos humanos.