Durante o processo de seleção para uma vaga na empresa é comum que, mesmo após diversos testes e entrevistas, o profissional de RH se depare com candidatos com perfis semelhantes.
Além de conhecimento técnico e experiência, o candidato ideal para ocupar uma vaga é aquele que tem maior facilidade em aderir ao DNA da empresa, ou seja, o que possui valores semelhantes.
Neste artigo vamos mostrar como identificar os perfis profissionais e comportamentais que combinam com o DNA da empresa. Acompanhe!
Tipos de profissional
Cada indivíduo possui desejos, expectativas e sonhos diferentes, por isso não é possível generalizar. No entanto, em linhas gerais, podemos identificar alguns tipos de profissionais.
Conheça abaixo os quatro principais:
1. Profissional com perfil analítico
São aqueles profissionais que se identificam mais com funções técnicas e análise de dados. Costumam ser objetivos.
2. Profissional com perfil controlador
Como sugere o nome, este tipo de profissional prioriza a organização como uma forma de se sentirem seguros. São pessoas práticas e detalhistas que gostam de transparência. Evitam o retrabalho, por isso têm atenção dobrada nas tarefas do dia a dia.
3. Profissional com perfil criativo
São profissionais espontâneos, otimistas e até um pouco “barulhentos”. Possuem sempre um olhar inovador sobre todos os processos da empresa.
4. Profissionais com perfil de relacionamento
Estes profissionais gostam de pessoas. Têm facilidade nos relacionamentos interpessoais, são carismáticos e com um grau alto de empatia.
Agora que já tem uma ideia dos quatro tipos principais de profissionais, vamos às dicas sobre como identificar os profissionais que combinam com o DNA da empresa. Confira!
Identificando os profissionais alinhados ao DNA da empresa
Definindo a missão da empresa
Uma coisa é certa: só será possível identificar e contratar um profissional que combina com o DNA da empresa se a missão estiver bem definida e implantada no ambiente organizacional.
Assim, antes de iniciar o processo seletivo, reflita sobre a missão atual e a cultura organizacional da empresa, faça os ajustes necessários para somente depois partir à procura de um profissional.
Liste as características do profissional que busca
Quando uma vaga se torna disponível na empresa, é dever do recrutador conhecer o cargo, suas funções e as características do profissional adequado para ocupá-la.
Para isto, faça uma lista com os conhecimentos técnicos, habilidades e, principalmente, seus traços de personalidade para nortear a triagem e processo de recrutamento. Desta forma ficará mais fácil identificar o candidato que mais se aproxima do que você procura.
Análise de perfil comportamental
Outro recurso importante para encontrar um profissional que esteja alinhado com o DNA da empresa é a análise de perfil comportamental.
Ao conhecer os pontos fortes e fracos de cada profissional o processo de recrutamento será otimizado e s chances de encontrar o profissional adequado para ocupar a vaga serão maiores.