Pode-se afirmar que dar e receber feedback é uma arte! Lidar com pessoas diferentes, com sonhos, desejos e expectativas distintos requer empatia e bastante jogo de cintura.
Dentro de uma empresa, o feedback é uma ferramenta importante para manter equipes motivadas e engajadas para que continuem entregando resultados. É por meio do feedback que se conhecem os pontos positivos e negativos da gestão a fim de ajustá-los estrategicamente.
Neste artigo, mostraremos como dar feedbacks aos colaboradores. Acompanhe!
Preparação: saiba o que vai falar
Independentemente de o feedback ser positivo ou negativo, antes de chamar o colaborador que vai recebê-lo, é preciso se preparar.
Por esse motivo, prepare um pequeno roteiro com os principais pontos que serão abordados e, se preferir, ensaie para se certificar de que nenhuma palavra fique com sentido duplo ou possa ser interpretada de maneira contrária ao que deseja.
Não deixe para falar no improviso: você poderá se perder em seus pensamentos e a comunicação ficará comprometida.
Outro ponto importante é ir direto ao ponto e não ficar com “conversas de elevador”. O colaborador sabe que está ali para falar sobre uma situação específica e ficar com conversa fora do contexto pode deixá-lo nervoso.
Seguindo esta linha, procure manter um equilíbrio na conversa. Não elogie demais, pois pode soar falso, tampouco critique demais, pois pode soar agressivo. Seja neutro e justo!
Tom de voz
Uma conversa pode facilmente se tornar uma discussão simplesmente por causa do tom da voz. Por esse motivo, inicie a conversa sempre com um tom de voz suave e leve para que o colaborador se sinta à vontade mesmo que estiver sendo criticado.
É fundamental que antes de tocar em um assunto negativo, se aponte os pontos positivos tanto do colaborador como da situação em si. Dessa forma, é possível evitar que o colaborador entre na defensiva.
Escolha do ambiente
Outro ponto importante ao dar feedback a um colaborador é a escolha do ambiente. O ideal é que a conversa seja feita em um ambiente neutro, em que possam ficar a vontade sem serem interrompidos.
A escolha de um ambiente neutro é importante sobretudo quando o feedback é negativo. Estar em um local calmo permite que a mensagem chegue até o interlocutor mais facilmente. E nunca faça num ambiente com outras pessoas alí.
Além da escolha do ambiente, atente-se ao momento em que chama o colaborador para dar o feedback. Há momentos mais adequados para uma conversa mais séria. Não faça nada no calor do momento.
Saiba escutar
Antes de começar a conversa, certifique-se de que algumas regras sejam estabelecidas. Quando um estiver falando, o outro apenas escuta. Aliás, saber escutar é muito importante para que uma situação negativa tenha um desfecho positivo.
Evite quaisquer tipos de acusações e não emita opiniões em nome da empresa, principalmente se não tiver todos os fatos de uma situação.
Empatia é uma característica muito importante para um profissional de RH. Colocar-se no lugar do outro pode fazer toda diferença na hora do feedback.
Observe a reação do colaborador
Conforme for desenvolvendo o assunto, observe como o comportamento do colaborador. Se notar que ele está ansioso ou irritado, tente amenizar o tom da conversa para que ele se sinta acolhido e possa ser mais receptivo ao feedback.
Finalização
Se for necessário, finalize a conversa se certificando que o colaborador compreendeu a mensagem e vai tirar proveito do que foi dito.
Tome nota dos pontos principais do que foi dito e, posteriormente, envie a ele por e-mail para que tenha um resumo da conversa e possa fazer os ajustes. Lembre-se que um bom feedback é feito por duas pessoas.