Existem diversos conceitos e questões que são essenciais na gestão de uma empresa e dos talentos que fazem parte dela, dentre eles estão OKR e KPI. Embora andem juntos, eles não são sinônimos. Ambos, ainda, são essenciais às corporações.
Conheça, hoje, tudo sobre esses dois conceitos. Veja como eles funcionam, para que servem e como eles fazem a diferença na gestão e na organização da empresa e todos os benefícios que eles ofertam ao dia a dia empresarial.
O que é OKR?
Para saber a diferença entre OKR e KPI é necessário, antes, saber o que cada um deles significa e ao que se volta. Então, comecemos pelo OKR, que é uma sigla para a expressão inglesa “Objective and Key Results”.
Em tradução para o português, essa expressão significa “Objetivos e Resultados Chave”. Como o nome já indica, então, essa é uma métrica importante que atua em favor do alinhamento e direcionamento das ações da empresa.
Ou seja, eles servem para demonstrar quais são os objetivos da empresa e quais são os resultados que demonstram que ela os alcançou. Por isso, elas servem para direcionar a ação de todos os envolvidos nas atividades.
Isto é, os dados da OKR ajudam a definir as responsabilidades e necessidades de cada setor, gestor e colaborador. Cada um deles tem noção do que deve fazer e como deve fazê-lo para chegar ao objetivo final que, então, nada mais é do que o sucesso.
O que é KPI?
Já sabemos o que é OKR, mas e KPI? Pois bem, essa expressão que se confunde constantemente com OKR também se refere aos resultados. Contudo, ela não define quais são eles, mas o sucesso das medidas que se voltam a eles.
Ficou confuso? Não se preocupe, pois começaremos do início. KPI é uma sigla para a expressão inglesa “Key Performances Incitadors”, ou seja, “Indicadores de Performance ou Desempenho”.
Dessa forma, nada mais são do que métricas que demonstram se as atividades e as responsabilidades estão sendo encaradas conforme se espera. Para isso, então, mede os resultados e os dados que envolvem essas questões.
Portanto, quando falamos em KPI estamos falando em dados que revelam métricas que, por sua vez, medem o desempenho dos gestores, colaboradores e das equipes em si. Com isso, é possível saber se os objetivos da empresa poderão ser alcançados.
Então, qual é a diferença entre OKR e KPI?
Como vimos acima, enquanto OKR se refere aos objetivos e resultados que a empresa deseja alcançar, o KPI nada mais é do que uma forma de medir as atividades e esforços que se voltam ao alcance desse resultado final.
Note que para chegar até algo você precisa saber o que quer alcançar. Diante disso, então, traçam-se responsabilidades, atividades e todos os esforços necessários para chegar nesse ponto em específico.
Por exemplo, quem trabalha com o comércio de produtos busca aumentar suas vendas e engajar os consumidores. Para isso, então, desenvolve uma estratégia de vendas, de prospecção de clientes, questões de marketing e de produção.
Pois bem. Aqui, então, o OKR se refere ao objetivo: aumentar a produtividade, as vendas e o engajamento da clientela. Por outro lado, o KPI diz respeito ao acompanhamento de como essas estratégias estão se desenvolvendo.
Assim, envolvem o cumprimento de prazos e de respeito aos orçamentos. Igualmente, à previsão de erros e problemas e às necessidades para superar tais obstáculos. Ainda, à qualidade dos serviços e ao andar do projeto.
Não à toa, aliás, o KPI é muito utilizado como uma ferramenta de gestão de projetos. Ao se somar com o OKR, então, é possível ter uma gestão completa sobre o que a empresa precisa para chegar aos resultados que almeja e como está indo nessa empreitada.
Como OKR e KPI ajudam as empresas?
Os dados que OKR e KPI reúnem para os gestores são essenciais no desenvolvimento empresarial, tanto em relação à produtividade em relação à quantidade quanto à qualidade dos serviços.
Quando se tem em mãos dados referentes ao OKR, por exemplo, a empresa garante as seguintes vantagens:
- Sabe exatamente o que quer alcançar;
- Mapeia os colaboradores capazes de ajudá-la a chegar até esse objetivo;
- Melhora a distribuição de atividades e responsabilidades;
- Desenvolve um plano conciso de como chegar aos resultados;
- Divide os resultados em subresultados, de forma que sabe o passo a passo necessário para chegar ao ponto final de acordo com o esperado.
Quais são as vantagens da aplicação de KPI?
Já ao aplicar as métricas de KPI, sua empresa pode garantir as seguintes vantagens na sua atuação:
- Sabe quais são as atividades que estão em curso e como elas se somam para chegar ao resultado final;
- Pode visualizar com mais efetividade quais são as possíveis falhas do processo, de forma a evitá-las;
- Consegue ter pleno controle sobre os orçamentos que estão em prática, bem como dos prazos;
- Sabe quais são as atividades que devem suceder as outras e quais são os prazos e orçamentos próprios de cada uma delas;
- Realoca prazos e orçamentos não utilizados nas fases anteriores para as próximas;
- Tem a chance de notar, desde logo, o que não saiu como o esperado e recalcula o trajeto para fins de arrumá-lo e ainda assim permitir que o resultado final seja de qualidade;
- Colhe informações que serão relevantes nos processos e projetos futuros.
Conclusão
Portanto, fica claro que o uso de OKR e KPI se volta à organização da empresa e de suas atividades de forma que possa chegar ao melhor resultado possível.
Assim, a corporação (como um todo, incluindo colaboradores e gestores) não apenas sabe onde quer chegar, mas o que precisa para chegar lá e como a prática desse plano está se dando.
É de suma importância que a sua empresa se volte para esses dados e aplique estratégias para usá-los. Trabalhar com esse tipo de estratégia é uma forma de melhorar ainda mais o desenvolvimento das suas atividades.
Dessa maneira, não deixe de aplicar na sua empresa e nas suas atividades diárias os conceitos de OKR e KPI. Ambos podem ajudar a corporação, independentemente da área em que ela trabalhe. Por isso, melhore seus projetos e a execução deles, garantindo o alcance dos resultados!