inbound recruiting

Inbound recruiting: o que é? E as vantagens desse modelo de contratação?

A sua empresa já aplica aos processos seletivos o inbound recruiting? Pois saiba que essa é uma estratégia que pode fazer com que ela chegue a ainda mais profissionais. Não apenas isso, mas que se adapte aos novos perfis de talentos.

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Afinal, com o tempo não é apenas o perfil dos consumidores que muda. O dos profissionais também passa por mudanças constantes, de modo que o mercado necessariamente precisa se readaptar pra contar com os melhores talentos.

O que é inbound recruiting?

Já imaginou como seria aplicar estratégias de marketing digital para atrair novos talentos? Com isso, sua empresa ganharia fama no mercado de trabalho, facilitaria a atração de profissionais de qualidade e a divulgação da corporação e de suas vagas.

Ou seja, permitiria que a empresa chegasse a novos espaços de divulgação, certo? Pois é exatamente isso que o inbound recuiting trabalha! Da mesma forma que o marketing dessa natureza, ele busca atrair pessoas.

Contudo, enquanto o inbound marketing se volta à atração de consumidores, o recuiting é especialmente voltado ao recrutamento e à seleção de novos talentos. Isto é, aplicam-se estratégias que divulguem a empresa a fim de atrair profissionais.

Como funciona o inbound recruiting?

Como vimos acima, quando falamos que algo é “inbound” isso significa que a sua atuação se volta à atração. Isto é, a chamar atenção de um público e, com isso, atrai-lo para a sua empresa, tornando-o um interessado nas suas ações e soluções.

Assim, quando se fala no inbound marketing, estamos falando nas estratégias que visam o público consumidor. Ele atua de acordo com um funil de vendas. Este nada mais é do que o posicionamento do consumidor em relação à atuação da sua empresa.

Primeiramente, o consumidor sequer tem noção de que possui um tipo de problema ou necessidade. Assim, ele está no todo, de modo que passa a tomar conhecimento da situação, das soluções e da sua marca até o momento de se aproximar dela, contatá-la e fazer negócios.

Até aí tudo bem. Mas e o inbound recruiting? Ele segue a mesma lógica doesse formato de marketing. Isto é, trabalha de modo a divulgar a sua empresa. Contudo, em invés de se voltar aos consumidores, volta-se aos profissionais do mercado.

Aqui, então, há o uso das estratégias e das lógicas do inbound marketing dentro dos processos de seleção e recrutamento. Para isso, a empresa se faz presente na internet, faz adaptações ao site e ao blog, cria conteúdos e usa outros profissionais que já a conhecem como divulgadores dela.

Nesse sentido, assim como há um funil de vendas, também há um funil que delimita e que demonstra em que pé está a relação da empresa com cada um desses profissionais do mercado.

Fases do inbound recruiting

Conheça cada uma das fases que esse tipo de estratégia de seleção e recrutamento com uso de noções de marketing:

  • Desconhecido: aqui o profissional ainda não conhece a sua empresa, não tem noção dos seus serviços e de sua fama no mercado. Pode conhecê-la por meio de páginas de carreiras, anúncios em redes, etc.;
  • Visitante: nesse ponto já ocorreu uma conversão que torna o profissional um visitante, que passa a ter conhecimento sobre o que sua empresa oferta e como trabalha;
  • Contatos: no terceiro ponto do funil de inboung recruiting o profissional já tem interesse em fazer negócios com a empresa. Por exemplo, ao se inscrever em páginas como “Trabalhe conosco”;
  • Candidato: após candidatar-se, então, o profissional se torna efetivamente um candidato que passa pelos processos de seleção;
  • Funcionário: esse é o estágio final, em que o profissional já tem vínculo com a empresa. Então, ele pode passar a ser um divulgador dela e dos seus serviços.

Quais são, então, as vantagens do inbound recruiting?

Abaixo, para que não restem dúvidas sobre a importância no uso de estratégias de inbound marketing para a seleção e o recrutamento de talentos, separamos as principais vantagens que isso traz. Continue lendo e confira.

Encontre profissionais mais alinhados à empresa

Primeiramente, ao fazer uso dessas estratégias você poderá encontrar profissionais que já estejam alinhados à empresa. Por exemplo, aos princípios da corporação, bem como ao que ela faz, como e onde o faz.

Afinal, nesse caso o profissional se candidata após ter conhecimento da empresa, que oferta informações e dados por meio de produções de conteúdos e uso de estratégias em redes sociais (profissionais ou não) e site corporativo.

Apresente-se em novos espaços

O inbound recruiting permite que a empresa acesse novos espaços e, com isso, chegue a novos profissionais. Isso é importante porque são diferentes os locais em que esses talentos se apresentam hoje. Por isso, a empresa também deve ocupá-los e se mostrar.

Aumente a diversidade da empresa

Ao chegar em novos espaços e divulgar de maneira mais efetiva a sua empresa, os serviços e as vagas que ela oferta, é possível aumentar a diversidade dentro dela. E isso ocorre porque você chega a lugares diferentes, composto por pessoas igualmente diferentes.

Ainda, não tem mais as amarras da divulgação local ou de possíveis preconceitos que o processo pode deixar passar (e geralmente inconscientes). Assim, abrace o moderno e o novo e garanta a diversidade nos seus quadros.

Adapte a sua empresa aos tempos modernos e novos tipos de profissionais

Como dito anteriormente, o mercado consumidor, bem como o profissional, está em contante alteração. E da mesma forma que as lojas e negócios precisam se adaptar às mudanças do público, os processos seletivos também devem se transformar a ponto de conseguirem chegar até esses colaboradores e atrai-los.

E é isso que o a seleção que faz uso de preceitos do inbound marketing permite. A empresa passa a ser vista e conhecida, o que pode levá-la a ser alvo de desejo no sentido de lugar para se trabalhar.

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Faça uso do inbound recruiting para que outros profissionais divulguem sua empresa gratuitamente

Por fim, essa estratégia também é interessante na medida em que leva outras pessoas a promoverem a sua empresa. Mesmo que o profissional já esteja empregado, ele pode divulgar aos conhecidos as vagas que ali têm.

Assim, podem ajudar a levar o nome da empresa e as possibilidades que ela oferta para talentos que até então a desconheciam. 

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