A gestão de pessoas é uma importante responsabilidade das empresas. Ela faz toda a diferença no relacionamento com os colaboradores, na produtividade e no controle da dissidência.
Além disso, ela está presente tanto no trabalho presencial quanto no remoto. Em ambos os casos, então, faz-se possível manter a gestão dos colaboradores de modo efetivo. Abaixo, veja tudo sobre o assunto e dicas de como colocá-lo em prática.
O que é gestão de pessoas?
Cerca de uma década atrás, os colaboradores eram vistos apenas como mão de obra. Isso mudou e a gestão de pessoas surgiu como ferramenta competitiva e determinante para o sucesso de uma empresa.
A gestão de pessoas trata de estratégias para desenvolver habilidades, potenciais, reter talentos, e sobre o capital humano de uma organização.
As estratégias que têm o objetivo de desenvolver o capital humano só é eficiente quando há a participação de todos os departamentos da empresa. São ações que devem ser colocadas em prática em conjunto.
As funções dos Recursos Humanos na gestão de pessoas abrangem a identificação e atração de talentos de cada segmento. O acolhimento e desenvolvimento destes profissionais, bem como a retenção e o engajamento deles no ambiente corporativo.
A atuação da gestão de pessoas, tem o objetivo de proporcionar vantagens competitivas por meio de colaboradores talentosos e altamente engajados com a missão e os valores, e a cultura organizacional da empresa que trabalham.
Por que a gestão de pessoas é importante?
Mesmo com a evolução nos métodos de gestão, o investimento nos colaboradores ainda não é uma prática amplamente utilizada pelas empresas brasileiras. Muitos gestores, ainda enxergam seus colaboradores apenas como mão de obra.
Ao desenvolverem os talentos e potenciais de seus colaboradores, estes partirão em busca de outras oportunidades de trabalho. Porém, isso não é verdade.
Os profissionais de alta performance não valorizam apenas os salários e benefícios quando estudam uma oportunidade de trabalho.
O que buscam é um ambiente de trabalho em que possam ampliar seus talentos e colocá-los a favor da empresa que escolherem. Muitos fatores contribuem para que a gestão de pessoas seja capaz de atrair e reter talentos, além do salário, benefícios e eventuais bônus.
Autonomia, evolução pessoal e profissional e senso de integração e cumprimento de seu objetivo são muito importantes.
A gestão de pessoas precisa:
- Identificar,
- Avaliar,
- Solucionar situações.
Em seguida, vamos conhecer os cinco pilares do trabalho da gestão de pessoas!
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Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?
Para que exerçam seu trabalho eficazmente, a gestão de pessoas está baseada em cinco pilares. Acompanhe!
1. Motivação
A motivação surge como primeiro pilar para uma gestão de pessoas eficiente. Quando refletimos sobre o assunto, percebemos que não poderia ser diferente, nada se realiza se não houver motivação.
A motivação da equipe é fundamental para que todo o plano de negócio seja colocado em prática e alcance seu objetivo. A falta de motivação leva a diminuição de produtividade e ao abandono da empresa em busca de melhores oportunidades.
Um colaborador que reconhece seu papel dentro da organização e possui certo grau de automotivação é o que as empresas buscam para compor suas equipes atualmente.
Neste pilar, o desafio do gestor de pessoas é compreender o fator que motiva cada um dos colaboradores da empresa. As seguintes perguntas pode auxiliar:
- Trata-se de incentivo financeiro?
- A motivação está atrelada à valores pessoais?
- Ou está atrelada à plano de carreira e salários?
O bom gestor de pessoas conhece sua empresa profundamente e foca em seus pontos positivos. E procura sempre otimizar a jornada de trabalho de seus colaboradores, evitando sobrecargas e retrabalhos.
De acordo com a Pirâmide de Maslow, as cinco principais necessidades dos colaboradores são:
- Autorrealização,
- Estima,
- Relacionamentos,
- Segurança,
- Fisiológicas.
Essa hierarquia proposta na pirâmide indica que esses cinco fatores, quando equilibrados, deixam o colaborador mais motivado.
2. Comunicação
Todo gestor reconhece a importância da comunicação. Para que uma empresa consiga alcançar quaisquer metas, independentemente do prazo, a comunicação clara e eficiente é fundamental.
Não estamos nos referindo apenas à comunicação entre gestores e colaboradores. O pilar da comunicação é fundamentado pela comunicação integrada, ou seja, a que todos os envolvidos com a empresa utilizam.
3. Trabalho em equipe
É preciso ter em mente que a empresa é uma só célula. Mesmo que trabalhando em projetos diferentes, as equipes são partes do mesmo ambiente organizacional e, por isso, devem sempre ter a mesma meta em foco.
O desafio do gestor de pessoas aqui é garantir que não haja competição entre as equipes. Para isso, pode usar as dicas abaixo.
4. Competências
Nada do que foi dito anteriormente é funcional se os colaboradores não estiverem no nível de conhecimento e competência que sua empresa exige.
Outro ponto importante e que representa um desafio diário ao gestor de pessoas, é escolher os colaboradores certos para cada projeto. Isso significa que um colaborador com conhecimento e competência específica pode não ser o mais indicado para um projeto que esteja além de suas habilidades.
Por esse motivo, a gestão por competências, que identifica os pontos fortes e os pontos que merecem atenção em cada colaborador, é o indicado.
5. Desenvolvimento
O desenvolvimento da empresa como um todo está intimamente ligado com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos colaboradores.
Por esse motivo, outro desafio importante do gestor de pessoas, é a capacitação individual dos profissionais. Mas, atenção, é necessário que haja uma troca para haver equilíbrio. A empresa capacita e o profissional retribui com produtividade e trabalho especializado.
Quais são os benefícios da gestão de pessoas na empresa?
O bem mais precioso que uma empresa possui são seus colaboradores, apesar de parecer apenas uma frase de efeito usado pelas empresas, ela é a mais pura verdade.
São os colaboradores que fazem os demais aspectos de uma empresa evoluíam e que o conhecimento se ramifique entre as áreas.
Para que aconteça o crescimento dos colaboradores é muito importante que exista um estímulo constante na identificação de novas oportunidades de melhoria, para que seja possível o desenvolvimento de um trabalho bom, envolvendo a empresa inteira em prol de objetivos.
O caminho certo para realizar uma gestão focada em pessoas é dar o devido valor a elas, já que sem elas não seria possível bater metas ou traçar objetivos.
A gestão de pessoas é tão importante para a empresa que está ligada à saúde da organização, se as pessoas estão motivadas, o negócio tende a crescer. Caso contrário, não existe evolução.
Não basta apenas ter tecnologia de ponta e CEOs capacitados, se os colaboradores não estiverem alinhados com as metas traçadas pela empresa.
Existem diversos benefícios em ter uma gestão de pessoas eficiente, como:
- Engajamento de colaboradores;
- Atração de novos talentos;
- Retenção dos talentos da empresa;
- Estimular a criatividade e inovação;
- Aumentar a satisfação;
- Suporte para a liderança;
- Criação de políticas favoráveis;
- Aumento da produtividade na empresa.
Dessa forma, é possível analisar todos os benefícios que são atribuídos para a gestão de pessoas, quando realizada de forma eficiente, focada no capital humano.
Dicas importantes para a gestão de pessoas
Confira algumas dicas essenciais para fazer a gestão de pessoas na sua empresa de modo efetivo.
Desenvolva relacionamentos reais com seus funcionários – incentive isso na gestão de pessoas
Reserve um tempo para conversar com suas equipes, conhecê-los pessoalmente e entender o que os motiva. Mostre que você realmente se preocupa com eles.
Além disso, certifique-se de que não só você se relaciona com os colaboradores, mas que eles também tenham uma boa socialização e relação entre eles mesmos. Confira algumas formas de fazê-lo:
- Pela interação natural: promova a interação natural entre os colaboradores da mesma equipe, como com o uso de softwares de tarefas conjuntas;
- Promova reuniões para o acompanhamento de cada projeto: quando todos da equipe sabem as etapas que estão sendo desenvolvidas, o que já está pronto e o que ainda precisa ser feito, é mais fácil manter o foco;
- Happy hours e momentos de descontração: é importante que você e os colaboradores tenham momentos de descontração em que o trabalho não esteja em pauta, de forma que os happy hours (virtuais ou presenciais) são ótimas alternativas.
Apoie e incentive suas equipes
A maioria das pesquisas mostra isso: os funcionários querem acima de tudo aprender, ser incentivados, manter boas relações com os colegas e ter perspectivas de desenvolvimento.
Incentive o desenvolvimento pessoal e profissional
O desenvolvimento pessoal e profissional é a chave para a retenção de talentos e o bem-estar no trabalho. Mantenha seu pessoal interessado em seu trabalho.
Por exemplo, aqui cabem os cursos e especializações e os treinamentos. Esse processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, contudo, é contínuo. Por isso, devem ser realizados periodicamente.
Uma boa dica é usar um colaborador mais capacitado para desenvolver outros. Igualmente, para a capacitação profissional (com cursos) fazer parcerias que realmente ofereçam opções que caibam na rotina dos seus colaboradores.
Igualmente, faça uso de sistemas de avaliação de desempenho por competências como forma de identificar que tipo de profissional a empresa precisa para alcançar seus objetivos e quais são as capacidades que ali estão e que faltam em seus colaboradores. Assim, ensine-as a eles.
É necessário estipular as competências e as qualidades que a empresa busca desde o processo seletivo, por meio da contratação de colaboradores que estejam alinhados com os valores da empresa.
Defina as metas de seus funcionários com eles!
Seus funcionários devem ter uma palavra a dizer sobre as metas atribuídas a eles. Com uma gestão de pessoas ativa, trace objetivos que permitirão que a estratégia e as missões sejam realizadas com sucesso, o que aumentará seu envolvimento nos projetos em dez vezes!
Afinal, o colaborador trabalha com maior motivação se ele souber qual o objetivo que deve alcançar e qual o seu papel na empresa, tanto individual como coletivamente.
Forneça feedback
É essencial fornecer feedback regular sobre o trabalho de suas equipes para ajudá-las a se desenvolver e progredir. Considere também valorizar e recompensar os funcionários, mesmo que informalmente com um simples e-mail, um cartão de agradecimento ou mesmo durante uma reunião de equipe.
Ofereça perspectivas de desenvolvimento
Para os funcionários, as perspectivas de desenvolvimento geralmente nascem de uma forma muito clássica, desenvolvendo relacionamentos sólidos com seus superiores.
Na gestão de pessoas, é importante incentivar seus colaboradores a se superarem e a aproveitarem as oportunidades e desafios que lhes permitirão se desenvolver, profissional e pessoalmente!
Dessa forma, por exemplo, os planos de carreira que demonstram os passos que os seus colaboradores precisam seguir para alcançar seus objetivos profissionais dentro da empresa.
Desenvolva uma cultura corporativa forte que incentive
Uma forte cultura organizacional é sentida além das paredes da organização. Funcionários de empresas que incentivam a diversão e o riso geralmente são mais produtivos, envolvidos e felizes!
Dê a seus funcionários os meios para enfrentar desafios
Lembra daquela sensação de satisfação que você obtém quando aprende novas habilidades?
Faça seus funcionários sentirem isso também, permitindo-lhes desenvolver as habilidades necessárias para assumir tarefas emocionantes que os motivarão e fortalecerão seu engajamento!
A gestão de pessoas que promove o diálogo entre os seus colaboradores é capaz de produzir e garantir mais sucesso para a empresa. Considerar todos os pontos e dicas, acima, pode transmitir a imagem certa do empreendimento e ainda um ambiente mais cheio de satisfação e harmonia!
Mantenha a comunicação eficiente
É imprescindível que a comunicação seja clara e efetiva. Para isso existem diversas estratégias que auxiliam e muito, como as ferramentas para home office! Veja algumas delas e coloque em prática na sua empresa:
- Software de comunicação interna: uma excelente recomendação é o Slack. Com ele, é possível criar grupos com colaboradores de cada equipe ou projeto, bem como permitir a participação de colaboradores remotos. O WhatsApp é uma outra sugestão;
- Comunicação imediata: Incentive a comunicação imediata, principalmente nas equipes. Muitas vezes, um problema maior pode ser evitado com uma simples troca de ideias. Boas formas de colocá-la em prática são por mensagens escritas em chats em tempo real;
- Evite mediadores: Evite mediadores. A comunicação, para ser transparente e eficaz, precisa ser direta e objetiva.
Como tornar a gestão de pessoas estratégica?
Precisamos iniciar um novo tempo, onde as áreas de Recursos Humanos e do Departamento Pessoal deixam a burocracia de lado, reduzindo a papelada e os processos. E dando lugar à departamentos mais estratégicos, que estão alinhados com a alta gestão.
O RH precisa focar no desenvolvimento dos colaboradores, sugerindo melhorias que sejam funcionais e que ofereçam ganhos para ambos os lados, bem como ferramentas tecnológicas que possibilitem o crescimento do setor e da empresa.
É necessário valorizar o capital humano, colocando os colaboradores sempre em primeiro plano, pois dessa forma, é possível garantir que o lucro aconteça na mesma velocidade.
Essa é uma das melhores maneiras de conseguir destaque no mercado, já que os talentos no mercado estão buscando empresas que ofereçam uma experiência satisfatória – employee experience.
Para que seja possível garantir uma gestão de pessoas estratégicas, é importante garantir que ela contribua de forma efetiva com o todo o processo de decisão da empresa, ter o investimento adequado em cada um dos pilares que foram citados anteriormente.
Além de buscar novos métodos para engajar e motivas os colaboradores, realizando o desenvolvimento das equipes, sempre prezando pela cooperação, transparência e comunicação.
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Quais são os cuidados com a gestão de pessoas em equipes remotas?
Quando uma equipe trabalha de forma remota (temporariamente ou em definitivo) ela pode apresentar algumas dificuldades à gestão de pessoas que a a empresa promove. E isso ocorre por inúmeros motivos. Dentre os principais estão:
Falta de ferramentas adequadas para a comunicação;
- Recrutamento e seleção de candidatos qualificados;
- Comunicação falha;
- Ausência de programa de responsabilização;
- Manutenção dos prazos acordados;
- Funções definidas com clareza;
- Definição de agendas de reuniões e treinamentos;
- Problemas para o acompanhamento do desempenho dos colaboradores;
- Integração entre os membros da equipe;
Com alguns cuidados, porém, é possível contornar esses problemas para efetivar a gestão de pessoas mesmo em trabalho remoto.
Confie nas ferramentas de trabalho
A tecnologia tornou possível ter uma equipe produtiva de forma global, e o uso das ferramentas corretas possibilita a organização do trabalho remoto e assim, conseguir manter todos na mesma página.
Existem inúmeras ferramentas que estão figurando no mercado com recursos interessantes, que possibilita que a gestão de pessoal seja feita de forma adequada e muito prática.
O Trello é uma dessas ferramentas, onde é possível delegar atividades, criar cartões para atividades em grupo, em acompanhar o andamento das tarefas de forma individual.
Colaboração em projetos
A colaboração tem sido frequentemente uma parte importante de um negócio e um novo problema, quando falamos em equipes trabalhando remotamente.
A falta de coordenação leva à falta de gerenciamento de projetos e a projetos mal executados de ponta a ponta.
É importante que os gestores se mantenham integrados às atividades executadas pelos membros da sua equipe, faça o acompanhamento através das ferramentas de gestão e colabore em tudo que for possível para agilizar o andamento das atividades.
Programa de transparência
Ao trabalhar com uma equipe que não está presente fisicamente, os membros têm uma quantidade incrível de liberdade para trabalhar. Mas como saber se as pessoas estão trabalhando e vão entregar as tarefas no prazo?
Esse é um dos maiores medos dos gestores, devido à falta de visibilidade e controle, quando a gestão não está sendo realizada de forma adequada.
Para que as equipes existam e prosperem, a transparência e a responsabilidade são fatores primordiais. Para facilitar a transparência em um ambiente remoto, veja algumas dicas:
- Configurar funções e responsabilidades claras do projeto;
- Discuta com os membros da equipe metas específicas no projeto para manter todos responsáveis;
- Estabeleça horários de trabalho para os membros, e se for possível, considere o horário mais adequado para cada um dos membros;
- Acompanhe as principais métricas do projeto;
- Supervisione os problemas e procure por soluções efetivas e não paliativas.
Como realizar a gestão de pessoas em equipes remotas?
Existem muitas empresas que tiveram como única alternativa a adoção do sistema de home office para manter a operação dos principais setores, outras já estavam trabalhando nesse modelo, e estavam mais adaptadas aos desafios diários.
Existem algumas práticas que são recomendadas para o sucesso do gerenciamento. Veja a seguir.
Estabeleça limites para os colaboradores em home office
É importante que as equipes tenham limites estabelecidos previamente para conseguir delimitar a sua vida pessoal e profissional. Se houver diferença nos fusos horários, todos os membros da equipe precisam estar alinhados em relação aos horários praticados por cada colaborador.
Discuta os horários de trabalho com todos os membros da equipe, respeitando o tempo deles e mostre que você se importa o fator tempo. Isso ajudará a construir relacionamentos positivos com os funcionários, garantindo que seja menos complexo e mais fácil o relacionamento.
Defina as expectativas claramente
Toda empresa tem expectativas, independentemente de estar trabalhando remotamente ou pessoalmente no escritório da organização. Ser claro com os funcionários os manterá focados no trabalho em direção aos mesmos objetivos. Você deve definir expectativas claras para:
- Horário de trabalho;
- Disponibilidade;
- Sistema de comunicação;
- Reuniões oportunas;
- Principais projetos e prazos;
- Reuniões agendadas;
- Responder ao e-mail.
Aprimore suas habilidades de comunicação online
Muitas equipes de trabalho se deparam com um revés na comunicação ao trabalhar em projetos. Sempre será difícil se conectar com suas equipes em diferentes áreas sem ter boas habilidades de comunicação. E, claro, habilidades de comunicação online.
Ao iniciar a conversa, seja rápido e conciso, para que as equipes não fiquem confusas. Desenvolva suas habilidades de escrita, fale com precisão, use as ferramentas certas de colaboração remota para colaborar efetivamente, pois uma comunicação incrível é vital no local de trabalho remoto.
Invista em softwares de gerenciamento de projeto remoto
Sua cultura de trabalho florescerá quando você estiver realizando a gestão adequada. E isso pode ser possível quando você utiliza um software de gerenciamento de equipe remoto para planejar tarefas, projetos e até pessoas. Entenda as possibilidades que o software de gerenciamento de atividades proporciona:
- Comunicação com sua equipe;
- Acompanhamento do projeto;
- Gestão da produtividade;
- Manter e gerenciar quadros de horários;
- Compartilhar informações em tempo real;
- Ter discussões;
- Gerenciar as tarefas em uma lista de tarefas;
- Interaja em diferentes fusos horários.
Dessa forma, você consegue através da gestão de pessoas, ter ganhos importantes nos processos e projetos da sua empresa, além de melhorar a cultura organizacional e valorizar o trabalho de todos os colaboradores.
Como a Oitchau pode ser útil na gestão de pessoas da sua empresa
A Oitchau disponibiliza uma série de ferramentas que são úteis para realizar uma gestão de pessoas desburocratizada e focada. Seus sistemas auxiliam a realizar tarefas repetitivas ao mesmo tempo em que reúnem e organizam importantes informações para o gestor.
Conheça quais são essas soluções e como cada uma delas se aplica e os respectivos benefícios.
Cartão digital de ponto
O cartão digital de ponto Oitchau é o mais moderno disponível no mercado. Ele se apresenta em um sistema online, cujos dados ficam na nuvem e independem de servidores físicos.
Isso, por si só, oferece mais segurança às informações de jornada contra extravios e manipulações. Ainda, é esse fator que permite que gestores e colaboradores consultem as horas de trabalho a qualquer momento do mês.
O sistema se oferece para a marcação de ponto em dois formatos. O primeiro é o quiosque presencial que fica na sede e nas filiais da empresa. O outro é um aplicativo para acesso por celular. Por isso, permite o controle de horas presenciais e remotas.
O sistema se destaca especialmente por dispensar aos colaboradores responsáveis pela gestão de pessoas fazer cálculos manuais de horas trabalhadas. Eles são feitos automaticamente, com a aplicação correta de valores e adicionais.
Além disso, esses cálculos são feitos constantemente. Ou seja, eles não indicam o número de horas de trabalho apenas no final do mês, mas em qualquer momento. Isso dá mais poder e controle à gestão de pessoas.
O sistema desenvolve automaticamente os cartões de ponto e é capaz de se comunicar com softwares de holerite, a fim de compartilhar as informações sem risco de erros de digitação.
Timesheet
O timesheet Oitchau também é uma ferramenta interessante para promover a gestão de pessoas. Diferentemente do controle de ponto, ele não analisa o número de horas trabalhadas, mas como elas foram utilizadas.
Em outras palavras, esse sistema indica como o colaborador aplicou suas horas de jornada. Assim, por meio dele é possível saber o tempo dedicado à realização de cada uma das tarefas de responsabilidade do colaborador.
Isso traz uma série de informações aos gestores. Por exemplo, sobre a queda de produtividade. Ou, então, sobre a demanda de cada atividade, o que auxilia na distribuição de tarefas para que um único colaborador não fique sobrecarregado com as mais demoradas.
Ainda, o timesheet oferece informações que podem indicar quais são as necessidades de capacitação dos colaboradores. Por isso, é útil para a produtividade, o desenvolvimento interno, o engajamento e para a melhoria de projetos.
Analytics
Os sistemas Oitchau são providos de Analytics. Ou seja, eles são capazes de reunir dados, processá-los e transformá-los em informações úteis para a gestão de pessoas.
Por exemplo, o sistema pode indicar tendências de rotatividade, a recorrência de erros em determinadas atividades e áreas de melhoria. Isso é essencial para a tomada de decisões e para que a gestão realmente possa ser eficaz.
Os dados do Analytics são originados nos sistemas de horas, mas também podem ser combinados com outros, como aqueles obtidos nos holerites e em outros sistemas utilizados pelo RH.
Por isso, conte com a Oitchau para levar a gestão de pessoas da sua empresa para outro patamar!