jornada do candidato

Jornada do candidato: quais são as etapas?

O processo de seleção e recrutamento envolve a jornada do candidato, um conceito que ajuda cada vez mais empresas a melhorarem a contratação de novos talentos e profissionais para comporem seus quadros e setores.

Hoje separamos especialmente para você um manual completo do que é essa jornada e como ela se desenvolve.

Continue lendo para entendê-la e ver como atentar-se a ela pode melhorar enormemente os seus processos de contratação!

O que é jornada do candidato?

Essa jornada nada mais é do que os passos que um profissional dá enquanto candidato para preencher uma vaga na sua empresa. Da mesma forma que a jornada do herói, os talentos também têm a sua.

E se chama jornada justamente porque esses passos se repetem em todas as situações e em todas as contratações. Cada acontecimento segue uma ordem natural e que sempre se impõe.

A jornada é o caminho desde que o candidato conhece a empresa ou vaga até o final do procedimento de recrutamento e seleção, com sua contratação ou não.

Entre esse ponto inicial e o final o trajeto inclui inúmeros detalhes que não uma constante em candidaturas.

Abaixo, conheça o quais são essas etapas, como a empresa pode utilizá-las e como a jornada de candidatura se tornou um conceito inafastável dos procedimentos de seleção de novos profissionais para a empresa.

O que significa a jornada do candidato?

Esse termo representa a experiência que um candidato possui diante da abertura de uma vaga de emprego em uma empresa.

Afinal, são muitos passos desde a abertura e a divulgação da vaga e a contratação de um trabalhador para ocupá-lo. Em cada um deles existem necessidades envolvidas – tanto do candidato quanto do contratante – bem como estratégias para atrair os melhores talentos.

A jornada do candidato é importante, especialmente porque nela a empresa pode atrair bons trabalhadores para somarem ao seu quadro. Igualmente, porque a experiência que os candidatos têm reflete diretamente na imagem empresarial.

Etapas da jornada do candidato

A candidatura de um candidato passa por várias fases, de forma que a jornada se dá apenas com a superação desses passos. Abaixo, conheça cada um deles e como a empresa pode aproveitá-los.

Descoberta da vaga

A jornada do candidato somente se inicia quando o profissional toma conhecimento da vaga de emprego que existe em uma empresa. Antes disso sequer há a chance de ele se tornar um candidato.

A descoberta da vaga é o conhecimento de que aquela empresa possui um cargo vago que procura profissionais para preenchê-lo.

E o que isso significa para a empresa? Que essa fase da jornada pode fazer com que chegue ou não aos talentos.

Para que a descoberta da vaga seja possível a empresa deve:

  • Divulgar a vaga em diversos canais, como no site institucional, em newsletter, nas redes sociais e no LinkedIn;
  • Contar com seus próprios colaboradores para fazerem indicações, utilizando-os também como uma forma de divulgar a empresa e os cargos. Isso nada mais é do que o aproveitamento corporativo do networking dos seus empregados.

Interesse em se candidatar

O segundo passo da jornada do candidato é quando ele desenvolve o interesse por se candidatar. Nesse caso ele já pode ou não estar empregado em outra instituição, isso não importa.

O despertar do interesse depende de uma série de questões, como:

  • Descrição chamativa da vaga;
  • Oferecimento de benefícios e vantagens aos profissionais;
  • Imagem da empresa perante o público e o mercado de trabalho;
  • Criação de políticas diferenciadas e que realmente permitam à empresa se destacar das demais enquanto empregadora.

Todos esses pontos devem ter a atenção do RH e dos responsáveis por divulgar a vaga. Em caso contrário a empresa poderá não obter sucesso ao atrair bons profissionais.

Candidatura

Continuando a jornada do candidato temos a candidatura, efetivamente, em si. Ela se dá pela inscrição do profissional a uma vaga específica. Nesse caso, geralmente há adoção de envio online de currículo ou de portfólio profissional.

Outras opções requerem o preenchimento de dados e formulários no site de empresas e até mesmo a realização de testes prévios de avaliação. As opções são inúmeras.

São duas questões que devem ganhar a atenção do RH nesse momento. A primeira delas é a confirmação do recebimento da candidatura ao candidato que a fez. Isso evite que o RH perca tempo com ligações e e-mails recorrentes quanto a isso.

A resposta com confirmação de recebimento da candidatura também demonstra que a empresa tem respeito pelo profissional, o que ajuda na criação da corporação de sua imagem enquanto empregador.

O segundo fator relevante da candidatura se refere, para o RH, à análise de currículos e de candidaturas. Aqui é imprescindível que haja a listagem prévia de quais são requisitos cruciais à vaga e quais são as habilidades superiores desejadas.

Nesse caso, os requisitos correspondem ao mínimo que o candidato deve apresentar para que possa preencher a vaga em aberto. Já as habilidades superiores são os conhecimentos e capacidades adicionais.

Caso as habilidades superiores não estejam presentes, tudo bem. Caso estejam presentes, elas demonstram um ponto de destaque daquele candidato.

Tudo isso deve ficar bem claro a todos que estão trabalhando no processo de seleção. Outra forma de fazê-lo é com um software de seleção que ajuda na análise dos currículos e os seleciona de acordo com predefinições.

Triagem

O penúltimo passo que compõe a jornada do candidato é a triagem. Ela nada mais é do que o processo em que a empresa conhece o candidato e começa a selecionar aqueles que mais se destacam.

A triagem se dá após a seleção inicial de currículos. Ela continua com o uso de dinâmicas, entrevistas, testes e outros exercícios. Detalhe bem a importância de cada fase aos candidatos e seja claro com ele.

Outro ponto interessante é que a triagem deve, preferencialmente, acompanhar um feedback. Caso um candidato seja descartado após alguma das ações, informe-o que isso aconteceu e o motivo.

Isso o ajuda enquanto profissional e nada impede que ele, no futuro, candidate-se novamente à empresa, agora com os requisitos que lhe faltava anteriormente.

Contratação

O último ponto que compõe a jornada de candidatura é a contratação. Ela fecha essa jornada, eis que depois dela não se tem mais um candidato e sim um colaborador. A efetivação do contrato requer acompanhamento da equipe jurídica e dos gestores.

Como montar uma jornada do candidato?

Para montar uma jornada é necessário que o RH considere todas as fases listadas no item anterior. Elas devem ser vistas como uma espécie de funil, de modo que a cada passo o profissional está mais envolvido com a empresa e mais interessado nela.

Portanto, é como se houvesse uma adaptação do funil de vendas – amplamente utilizado no marketing – para a experiência do candidato que está atrás de uma vaga.

Desse modo, para colocar a jornada do candidato em prática é importante:

  • Definir a persona, isto é, o candidato ideal para a vaga em aberto;
  • Estruturar as etapas, conforme visto acima;
  • Determinar quais são os estágios em que o candidato se encontra em cada etapa em relação à empresa. Por exemplo, na descoberta é possível entender as motivações; já no interesse, saber o que os atrai para aquela vaga;
  • Faça uma representação gráfica da jornada para entender como o funil funciona, obter e comparar dados e melhorar constantemente seus processos.

Como melhorar a jornada do candidato?

Existem várias estratégias para garantir que os candidatos às vagas da sua empresa (presentes e futuras) tenham a melhor experiência possível.

Isso é importante especialmente porque essa jornada refletirá na imagem da empresa enquanto empregadora, bem como na atração que ela exerce sobre talentos que procuram oportunidades no mercado.

Por isso, colocar essas estratégias em prática é essencial para uma empresa se manter relevante. Conheça algumas delas:

  • Qualquer vaga de emprego na sua empresa deve acompanhar uma descrição clara dos atributos exigidos do colaborador, bem como de suas atividades. Evite surpresas: coloque as coisas em pratos limpos desde o início;
  • Busque simplificar ao máximo possível o processo de candidatura. Quanto mais complicado e longo ele for, maiores as chances de desistência de um candidato talentoso;
  • Mantenha uma boa comunicação com os candidatos durante todo o processo de recrutamento. Garanta mensagens que informem que a inscrição foi recebida, se houve aprovação nas novas fases e quais são os próximos passos;
  • Permita aos candidatos conhecerem mais sobre a empresa. Faça visitas guiadas (presenciais ou digitais), compartilhe informações sobre a cultura e sobre a história empresarial;
  • Garanta que os entrevistadores estejam preparados para uma comunicação aberta, não-agressiva e clara com os colaboradores.

Com essas dicas é possível aprimorar a experiência do candidato e, também, a imagem da empresa, de modo a aumentar sua força de atração sobre talentos.

Importância da jornada do candidato

A jornada de candidatura de um profissional é de extrema importância e os principais fatores disso já devem ter ficado claros ao longo da leitura.

Ao considerar caso passo de um candidato entre o conhecimento da vaga e contratação sua empresa pode:

  • Melhorar os canais de divulgação de vagas;
  • Procurar sempre se colocar onde os melhores profissionais estão;
  • Utilizar-se do networking dos seus colaboradores;
  • Saber como atrair candidatos;
  • Melhorar a divulgação dos cargos e suas descrições;
  • Usar melhores ferramentas de seleção de currículos;
  • Notar quais são as capacidades imprescindíveis em cada setor e atividade;
  • Tornar os processos de seleção mais objetivos;
  • Melhorar a imagem da empresa perante os profissionais;
  • Estreitar relações com os talentos do mercado e da sua empresa.
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