A ética profissional é crucial para as empresas, especialmente para as que querem se fazer relevantes e importantes em longo prazo e que se preocupam com suas imagens perante o mercado.
Hoje, conheça mais sobre o conceito, o que ele inclui e como ele influencia no ambiente corporativo. Veja também os benefícios em promover a ética corporativa e quais são as questões relevantes dentro desse assunto para as empresas.
O que é ética profissional?
A ética profissional é a aplicação de conceitos morais e culturais (de acordo com cada sociedade) no ambiente corporativo. Isso envolve o respeito às normas legais, à conduta e à concorrência com limites de acordo com fatores morais.
A ética no mundo corporativo e no ambiente de trabalho possui duas faces:
- A ética corporativa de acordo com uma série de regras internas que se aplicam àquela empresa, necessariamente, o que pode se ilustrar por um código com regras expressas sobre a administração, comportamento e formas de trabalho.
- Ética profissional em estrito senso, o que e refere à ética que cada colaborador tem, à sua postura e formas de ações perante as atividades que possui, sempre de acordo com o que ele considera certo ou errado.
O conceito de ética pode parecer bastante subjetivo, só que é possível determinar seus principais pontos objetivamente. A ética não existe sem o conceito de justiça e de legalidade, que envolve o cumprimento das leis e normas jurídicas.
Ela depende também de comportamentos humanos que se baseiem na honestidade, no respeito e no altruísmo. A lealdade, solidariedade e justa concorrência se aplicam aqui da mesma forma.
Como a ética profissional afeta o ambiente corporativo e as empresas?
A ética é essencial para as empresas, para conquistar o público e os consumidores e conseguir bons parceiros de negócios.
Quanto a isso, a especialista em ética empresarial Márcia Gonçalves de Souza faz uma interessante explanação:
A especialista também faz alguma ressalvas interessantes. A ética nem sempre será lucrativa em curto prazo. Segundo Márcia, uma empresa que não atua com base na ética corporativa pode lucrar mais agora, sem chances de manter o sucesso no futuro.
O que é uma empresa ética?
Segundo a especialista em ética profissional Márcia Gonçalves de Souza, uma empresa ética sempre deve observar o comportamento dos seus colaboradores, desde os subalternos aos gestores:
É possível concluir que uma empresa ética possui regras internas de conduta, preza pelo bem-estar dos colaboradores, clientes e fornecedores, atura contra a corrupção ativa e passiva e possui canais abertos de comunicação.
Em caso contrário como a empresa vai saber que uma conduta está saindo do esperado e prejudicando os demais, inclusive a imagem da empresa?
Veja o que diz Márcia Gonçalves sobre isso:
Outra questão muito importante é que uma empresa ética preza pelo exemplo. Ela entende que para criar um ambiente livre de assédio e condutas errôneas os colaboradores devem ver que isso não se impõem apenas a eles.
Veja o que diz, sobre isso, o especialista em ética Renato Santos:
Como promover a ética profissional dentro da empresa?
Como vimos anteriormente, a ética dentro das empresas depende da acessibilidade de informação, da comunicação e do exemplo. Considere as seguintes questões para colocá-la em prática:
- Tenha um canal de comunicação efetivo;
- Permita denúncias anônimas;
- Esteja aberto aos colaboradores e tenha contato recorrente com eles;
- Certifique-se de que os gestores seguem condutas éticas;
- Investigue e puna episódios de assédio;
- Seja claro com as equipes quanto às escolhas feitas;
- Desenvolva um manual que liste expressamente regras de condutas;
- Invista em palestras e outros tipos de capacitação que envolvam a ética.
Com essas dicas a sua empresa será capaz de promover a ética profissional e de se valer de todas as vantagens que ela oferece. Dentre as principais estão a melhoria da imagem, o engajamento dos colaboradores e melhoria do clima interno.